Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

YouTube copia Netflix e terá seu próprio som de abertura

O serviço de vídeos do Google deve reproduzir a nova "identidade sonora" sempre que o usuário abrir o aplicativo nas smart TVs

18 nov 2022 - 16h19
(atualizado às 18h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O YouTube decidiu criar um som próprio para inicializar o aplicativo nas smart TVs. Imitando o famoso "Tudum" da Netflix, o serviço de vídeos usou uma combinação entre um grave longo, que remete ao carregamento do vídeo, com um efeito sonoro que lembra uma caixinha se abrindo.

Foto: SAM-RIZ44/Unsplash / Canaltech

Além da musiqinha de abertura, o YT também fará a introdução de uma logo animada. Primeiro, surge uma barra cinza sendo carregada em vermelho com o botão de play no canto esquerdo. Depois, esses dois elementos se contraem e surge o símbolo de play vermelho e branco com o nome YouTube escrito ao lado.

Esse conjunto visual será executado toda vez que a pessoa iniciar o aplicativo, como também ocorre na Netflix. A diferença da concorrente é que o "Tudum" do também é reproduzido ao tocar algum filme ou série.

Como foi criado o som de abertura do YouTube?

Segundo a plataforma, a identidade sonora e visual foi construída em parceria com a Antfood, estúdio especializado em marca audível para empresas. O objetivo era criar algo "humano", "conectado", "expressivo" e "conduzido por uma história", que combinasse vários sons em um só. O resultado foi esse aí de cima, bem criativo e chamativo.

Cada acorde do som tem algum tipo de significado para o YouTube. Começa com o "mergulho profundo", representando o início do serviço, chegando até à "harmonia sentimental, acorde em sétima maior que representa uma maneira de "expressar as coisas que realmente ama".

É curioso como uma peça artística de apenas três segundos pode ter tanta significância para uma marca. A abertura é rápida, agradável e soa muito harmoniosa, embora não seja tão marcante quanto a marca registrada da rival do streaming.

Por enquanto, somente alguns usuários devem ver essa combinação de som e animação. O YouTube disse que pretende expandir a logo sonora para mais locais, incluindo o aplicativo móvel para celular e tablets, nas próximas semanas ou meses.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade