YouTube homenageia lives de animais com ursos na marca nesta segunda
Filmagens de vida animal são resultado de "técnicas de observação remota", mas compartilhar imagens dos bichos é prática desde o século 19
O YouTube ganha uma cara nova temporária nesta segunda-feira (27) com uma animação em referência às lives globais de sucesso feitas com animais, como os ursos que aparecerão na sua marca. Esse tipo de animação também pode ser chamada de "Yoodle", como os Doodles do Google.
De acordo com uma análise realizada pela equipe global do YouTube em novembro de 2022, a maioria das lives de animais da plataforma são alimentadas por zoológicos, laboratórios de pesquisa e organizações conservacionistas.
Dentre os que realizam transmissões, destacam-se os perfis do Monterey Bay Aquarium, com 317 mil inscritos e vídeos que acumulam mais de 2 milhões de visualizações; do Explore Bears & Bison, com 170 mil inscritos; e do Zoológico de Kansas City, com 52,1 mil inscritos.
Segundo o site Atlas Obscura, as filmagens da vida animal são resultado de "técnicas de observação remota usadas por cientistas". Em razão delas, é possível acompanhar de perto espécies que vão desde animais marinhos, como peixes, águas-vivas e pinguins, até aves e grandes mamíferos, como ursos pandas e polares.
Mas a prática de compartilhar imagens de animais não é nova. Originada no século 19, ela teve início com a comercialização de fotos de animais selvagens em formato impresso, e aos poucos, foi ganhando cores e se modernizando.
Em 1994, a câmera "The Amazing FishCam" foi a primeira a compartilhá-las em formato online, transmitindo fotos de um tanque de peixes por uma webcam para a web 1.0, como conhecíamos.
Após 22 anos, em 2016, a primeira transmissão ao vivo de animais viralizou no formato streaming. O vídeo, com duas águias carecas, foi mostrado pelo The American Eagle Foundation. Anos depois disso, durante a pandemia de covid-19, as transmissões de animais registraram um boom significativo, e o YouTube foi uma das principais plataformas a hospedar imagens de câmeras dos bichinhos.
O primeiro vídeo do YouTube, de 2005, postado por um dos fundadores da plataforma, Jawed Karim, possuía o título "Me At the Zoo", e registrava a visita de Karim ao zoológico de San Diego, na Califórnia.
Os principais motivos de interesse em conteúdos assim, de acordo com a própria plataforma de vídeos, são:
- Conexão com a vida selvagem; algo que anteriormente só aconteceria com visitas pontuais a zoológicos ou safaris;
- Conforto; já que a transmissão possui um ritmo lento e os fundos musicais tendem a ser calmos, impondo uma sensação de prazer;
- Sentimento de comunidade; por meio dos comentários trocados entre os espectadores, que interagem em tempo real.