YouTube marca sem querer anúncio do Chromebook como spam
Os bots e algoritmos do YouTube que analisam todo o conteúdo que é publicado na plataforma são essenciais para que vídeos com cenas indevidas não constem por ali. Mas, nesta quinta-feira (16), o feitiço se voltou contra o feiticeiro: um vídeo publicitário dos Chromebooks, da própria Google, foi marcado automaticamente como spam.
Os usuários rapidamente perceberam a falha, e gravaram a tela registrando a gafe da Google, como você pode conferir abaixo:
No vídeo, vemos a mensagem de erro exibida ao tentar executar o anúncio, informando que "esse vídeo foi removido por violar as normas do YouTube referentes às políticas de spam, práticas enganosas e golpes". Logo depois de tudo ter sido divulgado nas redes sociais, a Google corrigiu o problema, e a propaganda dos Chromebooks voltou a ser exibida normalmente no YouTube.
Apesar da piada pronta, a falha confirma o que muitos YouTubers estão denunciando por aí, tendo seus conteúdos removidos ou desmonetizados por conta da análise automática dos bots da plataforma.