PUBLICIDADE

YouTube testa sugerir conteúdo com base nas cores do vídeo

Ainda em fase de testes, novo recurso do YouTube pode categorizar conteúdo de acordo com a cor principal das imagens de exibição

6 fev 2024 - 14h52
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O YouTube pode começar a usar um fator peculiar na sugestão e organização de conteúdo: a teoria das cores. Uma função ainda em caráter de testes usa o tom predominante na imagem de exibição dos vídeos para categorizar conteúdo. E tudo fica separado em filtros em um menu na primeira tela de navegação.

Foto: Eyestetix Studio/Unsplash / Canaltech

A novidade foi flagrada pelo site 9to5Google e apareceu como um menu assim que o app do YouTube foi aberto. A seleção entre três cores — vermelho, azul e verde — não mudou a interface, mas sim os vídeos exibidos como sugestão na tela inicial, categorizados de acordo com a cor que se destaca na miniatura de cada publicação.

A escolha chega a ser curiosa, já que os materiais em si não são organizados pelo "clima" que cada cor poderia passar, mas exclusivamente pela identidade visual. Isso significa que uma escolha pelo vermelho, por exemplo, pode trazer notícias urgentes do canal CNN, mas também um review de um carro com a lataria nessa tonalidade.

YouTube está testando organização de vídeos por cores, usando as miniaturas dos conteúdos como parâmetro para fazer sugestões (Imagem: Reprodução/9to5Google)
YouTube está testando organização de vídeos por cores, usando as miniaturas dos conteúdos como parâmetro para fazer sugestões (Imagem: Reprodução/9to5Google)
Foto: Canaltech

As opções de cores aparecem no menu superior, ao lado dos assuntos do momento e tópicos mais buscados, para que o usuário altere a escolha com facilidade. O verde, por exemplo, remeteu a lousas escolares e receitas, mas também trouxe o trailer de um filme espacial, enquanto o azul sugeriu materiais de paisagens e turismo, mas também conteúdos aleatórios cujo canal usa essa identidade visual.

Quem tem uma paleta de cores definida, aliás, pode se beneficiar bastante da nova organização do YouTube. Na medida em que a opção aparece com destaque para mais pessoas, tais criadores podem receber indicações do algoritmo e aparecem na tela de quem não os conhecia, no que parece ser o principal ponto positivo da nova mudança.

Foco nos anúncios

Enquanto a mudança não aparece para muita gente, também dá para especular que ela estaria ligada ao mercado publicitário. Enquanto a miniatura dos vídeos não necessariamente remete ao tom do conteúdo, o mesmo não pode ser dito de marcas, cujas propagandas poderiam se encaixar melhor na linha do tempo de acordo com a escolha de cada pessoa.

Seja como for, a ideia ainda parece incipiente. O Google, como sempre, não falou sobre o assunto nem disse se a organização de conteúdos por cores será implementada no futuro.

Fonte: 9to5Google

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade