Zuckerberg surpreende ao falar mandarim em evento na China
Casado com uma chinesa, fundador do Facebook estuda o idioma desde 2010
O Facebook foi bloqueado na China há mais de cinco anos, mas o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, parece estar em uma nova ofensiva para atingir o enorme mercado asiático. Em visita a Pequim nesta semana, Zuckerberg mostrou suas habilidades em mandarim durante 30 minutos a uma plateia de estudantes, de acordo com informações do Los Angeles Times.
“Dajia hao” (Olá a todos, em tradução livre), disse o fundador do Facebook, arrancando aplausos dos estudantes. “Meu chinês é muito ruim, mas tentarei usar chinês hoje”, disse.
O anfitrião da palestra disse que todos estavam chocados com o fato de que Zuckerberg sabia falar mandarim. O fundador do Facebook respondeu dizendo que tem aprendido o idioma para se comunicar com a família de sua mulher.
“Primeiramente, minha mulher é chinesa. A família dela fala chinês e sua avó só fala chinês. Queria me comunicar com eles”, afirmou. “Quando Priscilla e eu decidimos nos casar, eu disse a avó dela nossa decisão em chinês. Ela ficou chocada.”
Em 2010, Zuckerberg anunciou em sua página na rede social que aprender chinês seria um desafio pessoal. Naquela época, saíram diversas notícias de que ele tinha aulas de mandarim pelas manhãs. Sua mulher, Priscilla Chan, a quem conheceu em Harvard, cresceu nos Estados Unidos.
De acordo com o jornal, embora Zuckerberg tenha se atrapalhado um pouco com as palavras, ele não teve grandes problemas para se comunicar com a plateia, que o aplaudiu diversas vezes. No evento, falou sobre os planos de contratar mais estudantes chineses no ano que vem para trabalhar na rede social.