10 carros da Jeep, Fiat, Ram, Peugeot e Citroën para 2022
Adiantamos 10 novidades que as marcas da supermontadora Stellantis preparam para o mercado brasileiro ainda este ano
O mercado automotivo brasileiro terá novidades importantes ainda em 2022. O grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Ram e Jeep no Brasil – prepara uma série de lançamentos para este ano em diferentes segmentos. Líder de vendas em 2021, o grupo pretende lançar novidades nas categorias de hatches, sedãs, picapes e SUVs. Confira 10 novos carros da Stellantis que podem chegar ao Brasil em 2022.
Citroën C3
Com lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano, o novo Citroën C3 será a principal aposta da marca francesa para 2022. O novo hatch será produzido em Porto Real (RJ), e utiliza a plataforma modular CMP, a mesma do Peugeot 208. Sob o capô, o novo Citroën C3 deve trazer inicialmente o motor 1.0 Firefly de 71/75 cv (gasolina/etanol) e 91/95 Nm (g/e) do Fiat Argo nas versões de entrada e o 1.6 aspirado de 113/120 cv (g/e) oferecido no C4 Cactus nas opções topo de linha.
O novo Citroën será a principal ficha da reconstrução da marca francesa no Brasil, que atualmente conta apenas com o modelo C4 Cactus em seu portfólio, além da van Jumpy, que é um veículo comercial. Além do hatch, a montadora francesa também pretende lançar futuramente no Brasil um novo SUV compacto e um sedã, ambos derivados do novo C3. A expectativa da Stellantis é a de que a Citroën seja uma das 10 marcas mais vendidas do Brasil.
Fiat Argo e Cronos CVT
Depois da Fiat Strada ganhar a opção de câmbio automático do tipo CVT, será a vez do hatch Argo e do sedã Cronos trazerem a nova opção de transmissão. Assim como na picape, o conjunto mecânico terá a mesma combinação que estreou no SUV Pulse, que traz motor 1.3 Firefly de 107 cv e 134 Nm associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas. Ambos devem chegar ao mercado ainda no primeiro semestre deste ano.
Além disso, o sedã Cronos deve ganhar ainda uma nova versão de entrada equipada com o motor 1.0 Firefly de 71/75 cv (g/e) e 91/95 Nm (g/e) do Fiat Argo. A nova opção será uma alternativa para substituir o finado Grand Siena, que saiu de linha no fim do ano passado. De acordo com o site Autos Segredos, as novas versões de Argo e Cronos também devem receber algumas mudanças pontuais no visual, sobretudo na grade frontal, faróis e para-choque dianteiro.
Fiat Projeto 376
Previsto para estrear no segundo semestre deste ano, o Projeto 376 da Fiat será o segundo veículo da nova plataforma MLA (Modular Architecture), que estreou com o Pulse. O porte, no entanto, será maior, uma vez que o inédito SUV cupê será posicionado na categoria de SUVs (C-SUV). Ainda sem nome definido, o Fiat Projeto 376 terá visual inédito, com identidade diferente do Pulse. Já por dentro, o interior será parecido com o do SUV compacto, mas terá algumas diferenças para ficar mais refinado.
Já flagrado em testes no Brasil, o novo SUV da Fiat deve trazer o motor 1.3 turbo de 185 cv da picape Toro nas versões topo de linha. Para as versões de entrada, é provável que o novo SUV seja equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv que estreou no Fiat Pulse. Em relação à transmissão, o novo modelo deve contar com o câmbio automático de 6 marchas e um automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas.
Fiat Pulse Abarth
Principal lançamento da Fiat em 2021, o Pulse terá novidades importantes em 2022. A montadora italiana prepara uma versão esportiva Abarth para o modelo, que terá como grande destaque o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm que equipa o Jeep Compass e a picape Fiat Toro. Repetindo o conjunto mecânico já utilizado nos demais modelos com esse motor, o câmbio será um automático de 6 marchas.
O futuro Pulse Abarth também será o primeiro carro da divisão esportiva criado no Brasil. Por fora, a inédita versão terá detalhes esportivos, com destaque para o logo da divisão esportiva Abarth. Por dentro, são esperadas mudanças nos materiais de acabamento e em revestimentos do interior. Detalhes como a direção e a suspensão também devem ganhar ajustes próprios para oferecer um comportamento mais esportivo ao SUV.
Jeep Compass híbrido
Após ganhar uma reestilização em 2021, o Jeep Compass ganhará outra novidade este ano. A montadora americana pretende lançar uma versão híbrida do SUV no Brasil. Previsto para 2020, o Jeep Compass 4xe foi adiado para este ano por conta da pandemia de Covid-19 e pela crise dos semicondutores. Sob o capô, o Compass 4xe conta com dois motores, que oferecem potência combinada de 240 cv.
Um deles é o 1.3 turbo de 180 cv e 270 Nm do Compass nacional, mas somente a gasolina. Ele fornece tração para as rodas dianteiras, enquanto um motor elétrico de 60 cv e 250 Nm traciona as rodas traseiras. Com alcance elétrico de até até 50 km, o novo Jeep Compass 4xe chegará ao país no segundo trimestre do ano, inicialmente importado da Itália. Os preços devem ficar em torno de R$ 400 mil, de acordo com o jornalista Jorge Moraes.
Jeep Gladiator
Derivada do Jeep Wrangler, a picape Gladiator já foi confirmada para o Brasil. Entretanto, fatores como a pandemia, a alta do dólar e a crise dos semicondutores adiaram a vinda da picape até agora. Com visual robusto e diferentão, a Jeep Gladiator seria um ótimo carro de imagem para a Stellantis no Brasil. Já flagrada em testes no país, a nova picape pode chegar ao país em ainda 2022, importada dos EUA.
Já oferecida na Argentina, a picape Jeep Gladiator deve chegar ao Brasil na versão Rubicon, com um motor V6 3.6 a gasolina de 285 cv associado a um câmbio automático de 8 marchas, sempre com tração 4x4 com reduzida. Com porte maior do que as atuais picapes médias, a Jeep Gladiator deve ser vendida com preços em torno de R$ 400 mil.
Peugeot 208
Outro lançamento do grupo Stellantis aguardado para 2022 é o Peugeot 208 1.0 turbo. O hatch da montadora francesa finalmente trocará o motor 1.6 flex aspirado de 113/120 cv (gasolina/etanol) de potência e 151/153 Nm (g/e) de torque pelo 1.0 turbo que estreou no Fiat Pulse. O novo motor turbo flex oferece 125/130 cv de potência e 200 Nm de torque, e deve equipar as versões topo de linha do hatch produzido na Argentina.
Já para as versões de entrada, o novo motor será o 1.3 Firefly aspirado 98/107 cv de potência (g/e) e 129/134 Nm de torque (g/e) que já equipa uma série de modelos da Fiat. Assim como na picape Strada, o Peugeot 208 também deve oferecer opções de câmbio manual de 5 marchas ou um câmbio automático do tipo CVT. Lançado no Brasil em 2020, o Peugeot 208 não deve receber mudanças estéticas, mas pode ganhar novidades na lista de equipamentos.
Peugeot Landtrek
Inicialmente prevista para estrear em 2021, a Peugeot Landtrek deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, a picape média da Peugeot será produzida no Uruguai pela Nordex, o que livra o modelo das taxas de importação para mercados fora do Mercosul e México. A Peugeot Landtrek será concorrente da Toyota Hilux e Chevrolet S10.
De acordo com o site Autos Segredos, a Landtrek vendida no Brasil deve contar com um motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 400 Nm de torque sob o capô. Ele será sempre associado a um câmbio automático de 6 marchas. Com tração nas quatro rodas, a nova picape média da Stellantis deve ser vendida em versão única com um pacote recheado de equipamentos. A ideia é que a Peugeot Landtrek possa ajudar a marca francesa a crescer em vendas no Brasil e na Argentina, sobretudo no aquecido segmento de picapes.
Ram 3500
A Ram 3500 será a terceira picape da marca no Brasil. A chegada da picape grande ao país foi confirmada pela marca em janeiro. O modelo 3500 colocará a Ram deixará a marca ainda mais forte no segmento da Ram 2500, devido ao PBT (peso bruto total) superior a 3,5 toneladas. Ela será o modelo topo de linha da Ram no país, sendo posicionada acima das picapes grandes Ram 1500 e Ram 2500.
Equipada com motor Cummins turbo diesel de 377 cv de potência e 1.150 Nm de torque (12 cv e 65 Nm a mais do que na Ram 2500), a nova picape poderá carregar 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg, números inigualáveis no Brasil. Na comparação com a 2500, a Ram 3500 terá 664 kg e 1.160 kg a mais nas capacidades de carga e reboque, respectivamente. A nova picape deve chegar ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre deste ano.