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99 inicia teste com inédito BYD D1 elétrico em São Paulo

BYD se junta à Aliança pela Mobilidade Sustentável (liderada pelo app 99) para acelerar a infraestrutura de veículos elétricos no Brasil

12 jul 2022 - 13h05
(atualizado às 13h08)
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BYD D1 elétrico inicia teste com motorista da 99  em São Paulo: revolução na rota.
BYD D1 elétrico inicia teste com motorista da 99 em São Paulo: revolução na rota.
Foto: Márcio Bruno Oliveira / Divulgação 99

A partir desta semana um motorista de aplicativo da 99 passa a trabalhar em São Paulo com o BYD D1 EV, carro chinês totalmente elétrico criado especialmente para transporte de pessoas na cidade. O carro traz um conceito inovador, com porta corrediça e amplo espaço interno, e significa um passo importante para a revolução da mobilidade urbana no Brasil. A ideia da Aliança pela Mobilidade Sustentável, fundada e liderada pela 99, é aumentar a participação dos carros elétricos para 10% até 2025 (hoje é de 2%).

A 99 pertence à empresa chinesa DiDi Chuxing, maior empresa de mobilidade do mundo (maior do que a Uber). Na China, a BYD é a líder na produção e vendas de carros elétricos. A chegada do modelo D1 EV é também um reforço para que a BYD cresça no mercado automotivo brasileiro. O carro da 99 que começa a rodar em São Paulo foi feito sob medida para atender clientes individuais de transporte por aplicativo, além do segmento corporativo e locadoras.

A BYD é a segunda empresa que faz parceria com a 99 na Aliança. A primeira foi a Caoa Chery. Na China, a união da BYD com a DiDi revolucionou o transporte em Shenzen. A cidade tem cerca de 17,5 milhões de habitantes  e se tornou referência nos setores de tecnologia, transporte e manufatura. A frota urbana mudou completamente e hoje há 480 mil veículos elétricos em circulação.

Espaço interno do D1 EV é uma vantagem para levar conforto para o passageiro.
Espaço interno do D1 EV é uma vantagem para levar conforto para o passageiro.
Foto: Márcio Bruno Oliveira / Divulgação 99

O BYD D1 EV é um carro criado para ser táxi, mais ou menos como os Austin FX4 de Londres. O design das portas deslizantes facilita o embarque e o desembarque rápido e seguro. A surpresa para os passageiros aparece logo ao abrir a porta, quando é projetada a palavra “Welcome”  (“bem-vindo”, em português) no chão,  iluminando o embarque e oferecendo uma mensagem positiva.  

Como um carro médio, o BYD D1 vem com tecnologias de assistência ao condutor com configurações de segurança top de linha, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem de emergência autônoma, alerta de saída de faixa e aviso de colisão com pedestres.

O veículo oferece espaço extra aos passageiros e maior controle das configurações ambientais e de infoentretenimento. Adaptações aos motoristas incluem um assento com design ergonômico, ideal para longos períodos de direção, e uma configuração mais amigável do espaço do motorista parceiro.

Com 4,39 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1.65 m de altura, o BYD D1 oferece porte de SUV médio. A distância entre-eixos é impressionante, de 2,80 m, igual ao de um sedã grande de luxo. O motor elétrico tem 130 cv de potência e 179 Nm de torque. A velocidade máxima é limitada em 130 km/h. As modernas baterias Blade com 53 kWh de capacidade garantem autonomia para 371 km com uma carga pelo ciclo WLTP (ou 418 km pelo NEDC).

Esses recursos são combinados com um painel de interação com o motorista, com assistente de voz a bordo e um volante inteligente. O carro pode integrar todo o fluxo de serviço de recepção de corridas, desde a verificação do motorista, embarque e desembarque até o pagamento e atendimento ao cliente.

A Aliança pela Mobilidade Sustentável iniciou as atividades em abril deste ano e atualmente é formada pela 99 e mais nove empresas (BYD, CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Unidas, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric). A iniciativa integra o DriverLAB, centro de inovação 100% focado nos motoristas parceiros da 99, que tem investimento previsto de R$250 milhões nos próximos 3 anos, sendo R$100 milhões somente em 2022. 

A iniciativa da 99 de criar a Aliança tem metas definidas como: aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje em 2%), criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 1.500),  zerar a emissão de carbono pela 99 até 2030, colocar em circulação 300 automóveis elétricos da 99 ainda esse ano e chegar a 10 mil até 2025.

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