Abarth Fastback mais baixo e com alargadores de rodas
Três sugestões para a Fiat quando lançar seu próximo modelo Abarth: veja quais são e as projeções de design
O Fiat Fastback será o próximo Abarth do mercado brasileiro? Tudo indica que sim. Segundo apuramos, o Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth é uma edição limitada justamente por ser uma preparação para o próximo modelo.
Mas como um Fastback Abarth vai se diferenciar do Fiat Fastback Limited Edition se já vem com motor 1.3 turbo de 185 cv e 270 Nm? No máximo, ganhará uma suspensão mais dura, alguma calibração de motor e adereços esportivos. Parece pouco.
Um motor mais potente do que o de 185 cv não parece ser viável economicamente. É preciso lembrar que, apesar de ser mais comprido por causa do porta-malas, o Fiat Fastback é, na essência, um Fiat Pulse alongado. Mas outras coisas poderiam fazer o Abarth Fastback mais interessante do que o próprio Pulse Abarth.
Primeiro, o nome da marca deveria vir na frente do carro: Abarth Fastback e não Fastback Abarth. Na itália é assim com os modelos Abarth existentes. Se a Stellantis quer que a Abarth seja reconhecida como marca (e não apenas como versão da Fiat), é preciso fazer esta mudança – inclusive para o Pulse Abarth.
Além da suspensão mais dura, o Abarth Fastback poderia ter uma relação de marchas bem curta, a altura do solo rebaixada em pelo menos 2 cm, freios a disco na traseira e pneus bem mais largos, inclusive com alargadores de rodas.
A Stellantis pode ousar ainda mais num possível Abarth Fastback, pois já tem no Pulse Abarth um SUV esportivo. Por que dois? Por que não fazer do Abarth Fastback um cupê esportivo? Isso sim seria inédito no mercado brasileiro. Poderia, até mesmo, inspirar pilotos e preparadores de carros de corrida.
O designer Kleber Silva fez algumas projeções de como poderia ser um Abarth Fastback com alargadores de rodas. Resta saber se a Fiat vai se permitir mais essa ousadia. O terceiro Abarth, conforme apuramos, deve ser baseado no sedã Fiat Cronos.