ABB prevê aumento da rede de recarga de elétricos no Brasil
Novos modelos eletrificados e preocupação ambiental impulsionam expansão; ABB pode produzir no Brasil se demanda justificar
Para a ABB, uma das maiores empresas especializadas em infraestrutura para veículos elétricos, a eletromobilidade já é realidade no Brasil, que possui um mercado em pleno crescimento. A empresa participa do evento VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, em São Paulo (SP).
“As vendas estão crescendo ano a ano, e a chegada de mais opções de marcas e modelos ajudam a impulsionar o setor”, afirmou Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da ABB. “As projeções são as melhores, uma vez que o mercado brasileiro é muito diversificado. Muitas empresas possuem políticas sérias de ESG, e a eletromobilidade é coadjuvante neste tema. A adoção do modal elétrico para entregas last mile está com uma demanda muito alta com tendências para crescimento ainda maior”, completou.
Diversos setores estão puxando o crescimento da infraestrutura de carregamento de veículos. Segundo Morais, distribuidores de energia elétrica, por meio da chamada estratégica n° 22 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), possuem inúmeros projetos de pesquisa e desenvolvimento que vão desde a instalação de carregadores ao desenvolvimento de novos negócios.
Além disso, as redes de shoppings centers estão investindo em vagas com carregadores para seus clientes, enquanto distribuidores de combustível estão ampliando a infraestrutura em postos existentes. “Frotistas também já optam pela renovação de veículos a diesel por modelos eletrificados, instalando carregadores em seus centros de distribuição para recarga noturna”, acrescentou o diretor.
Atualmente, a região Sudeste concentra a maior parte de projetos na área, mas isso não significa que as demais regiões não estejam investindo em infraestrutura para carregamento de veículos elétricos. Já há carregadores rápidos da ABB, por exemplo, na Amazônia, Norte do país, em rodovias conectando o Nordeste, desde Bahia até o Rio Grande do Norte, carregadores de frotas no Centro-Oeste e em rodovias e universidades na região Sul.
“Existem, entretanto, diversos desafios para a expansão dessa infraestrutura pelo país. O mais importante deles é o maior envolvimento do governo por meio de criação de políticas públicas e redução da carga tributária que beneficiem a adoção dos veículos eletrificados menos poluentes e os equipamentos de infraestrutura para o seu uso”, completou Wilson Morais.