Arrizo 6 Pro estreia como sedã premium da Caoa Chery
Já dirigimos o novo Caoa Chery Arrizo 6 Pro, um sedã médio que traz itens de conectividade e segurança superiores, que chega por R$ 134.990
A Caoa Chery lançou mais um carro, o nono produto da marca. Trata-se do Arrizo 6 Pro, um sedã médio premium que foi apresentado nesta sexta-feira (1º) em evento virtual. Já dirigimos o Arrizo 6 Pro num roteiro de ida e volta entre São Paulo e Sousas (SP). O Arrizo 6 começa a ser vendido por R$ 134.990 em todas as 126 concessionárias da Caoa Chery. Este preço é promocional e não tem prazo de duração; o preço oficial é de R$ 139.990.
O carro é interessante e mostra a evolução do Arrizo 6. A Caoa Chery decidiu manter o Arrizo 6 GSX (R$ 117.990) na linha. Os dois carros são produzidos na fábrica de Jacareí (SP) na plataforma chinesa MX1. O chassi, motor e transmissão são os mesmos, mas a nova versão Pro coloca o Arrizo 6 em um patamar mais elevado.
O design é diferente e agrada bastante. A Chery adotou uma grade hexagonal com logotipo “flutuante” que deixa o carro mais ao gosto dos clientes do ocidente. É muito parecida com a grade abandonada pela Hyundai, para adotar um design polêmico em seus carros. Em relação ao Arrizo 6 GSX, que tem uma grade bonita, porém um tanto “exótica” para alguns, o Arrizo 6 Pro é mais conservador.
Os faróis e lanternas são de led. Junto com novas rodas de liga leve diamantadas, o design deu mais “movimento” ao carro. Para a Caoa Chery, foi um trunfo pois os designers chineses estão em franca evolução e este carro poderia ser apresentado como um modelo europeu que ninguém duvidaria. “Design é entender o mundo”, disse Henrique Sampaio, diretor de marketing, filosofando. “Uma pequena curva no design faz toda a diferença na linguagem do carro.”
Faz mesmo. No caso do Arrizo 6 Pro, o design do interior também foi totalmente redesenhado. O console central ficou mais elevado e dá aos ocupantes a sensação de estar num cockpit. Os bancos têm novo formato e oferecem ajuste elétrico para o motorista. Assim como o console, percebemos que os bancos dianteiros ficaram mais elevados. Um pouco a favor para quem gosta da posição de dirigir “mais altinha”, porém contra para quem prefere ficar afundado no cockpit (cada vez menos pessoas, pelo que temos visto).
O Arrizo 6 Pro não tem ajuste de profundidade do volante (só de altura). Um pequeno pecado que a próxima geração deve corrigir. Porém, com os ajustes elétricos do banco, é fácil encontrar uma boa posição de dirigir. O volante de direção é bem moderno, com ótima empunhadura e tem um visual sofisticado.
O carro transmite uma certa esportividade, como convém a um sedã com este visual. O motor 1.5 turbo flex de 147/150 cv de potência (gasolina/etanol) não decepciona. As acelerações são boas e o carro vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Mérito do bom torque de 210 Nm, que é entregue em sua totalidade a 4.000 rpm, em combinação com o câmbio CVT de 9 marchas. Com uma boa relação peso/potência de 9,1 kg/cv, o Arrizo 6 atinge 190 km/h, porque a potência máxima é entregue a 5.500 giros do motor.
O novo painel digital de 10,25” e o grande display central, também de 10,25”, colocam o Caoa Chery Arrizo 6 Pro num patamar superior aos dos sedãs japoneses Toyota Corolla e Honda Civic neste quesito. A multimídia é HD, em formato widescreen (horizontal) e tem conectividade Android e Apple. Ele é integrada ao painel e mostra que, no design interior, o Arrizo 6 Pro não deve nada aos carros de sua categoria.
O quadro de instrumentos digital pode ser configurado em três temas, que fazem as cores mudarem para verde, azul ou vermelho. É possível mudar os modos de condução do carro por meio de um botão à esquerda do volante, configurando motor e câmbio para Eco ou Sport. Porém, para ajustar os temas do painel, é preciso estar com o veículo parado e a configuração não é muito simples.
Não há ajustes dos parâmetros da direção e da suspensão nos modos de condução. A direção elétrica é progressiva, mas poderia ser um pouco mais firme em velocidades moderadas. A suspensão é macia, mas o carro nos pareceu bastante estável nas curvas. Até porque ele tem o centro de gravidade baixo (1,493 m de altura) e utiliza pneus largos (205/50 R17).
Como a suspensão traseira é por eixo de torção, o Arrizo 6 Pro consegue competir com o Chevrolet Cruze no comportamento dinâmico, mas ainda está atrás da imbatível dupla Corolla-Civic neste quesito, pois ambos adotaram suspensão multilink, independente, nas atuais gerações. O Arrizo 6 Pro também é ligeiramente menor na distância entre-eixos (2,650 m contra 2,700 m), mas ele não perde em nada no conforto interno, com ótimo espaço no banco traseiro. Além disso, seu porta-malas é o maior da categoria, com 570 litros, o que demonstra o mérito do design e da plataforma MX1.
Outros pontos altos do novo Caoa Chery são os itens de segurança e usabilidade. O carro traz uma câmera 360 graus com visão nítida e alternância de imagens quando o motorista vira o volante para a direita ou para a esquerda em manobras de estacionamento. A iluminação ambiente pode ter sete cores diferentes.
O Arrizo 6 Pro também vem de série com monitor de ponto cego, teto solar, ar-condicionado eletrônico com saída traseira e climatização a distância, monitoramento da pressão e da temperatura dos pneus, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, freios a disco nas quatro rodas com ABS e controle da frenagem, isofix, seis airbags, destravamento das portas por aproximação e rebatimento elétrico dos retrovisores, que agora possuem desembaçador elétrico.
O Arrizo 6 Pro é o novo produto da Caoa Chery. A marca estreou em 2018 com três produtos e tinha 0,4% de participação de mercado. Em 2019, com cinco produtos, passou a 0,9%. Em 2020, com sete carros, subiu para 1,2%. Em 2021, com oito modelos, deu um salto e já tem 2,3% de participação. Agora, com o novo Arrizo 6 Pro, a Caoa Chery pretende se firmar entre as 10 marcas de carros mais vendidas do Brasil.
Segundo Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, faz todo sentido investir no segmento de sedãs, pois ele vende cerca de 200 mil unidades/ano num mercado de aproximadamente 2 milhões. Henrique Sampaio acrescentou que a Caoa Chery planeja produzir 200 unidades/mês do Arrizo 6 Pro e 300 do Arrizo 6 GSX, o que dá uma proporção de 40% e 60%. A linha Pro vai ser ampliada para outros carros da marca. Alfonso disse que o objetivo da Caoa Chery é chegar a 3% de participação do mercado.