Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avaliação: Audi Q3 2.0 nacional, o SUV premium perfeitinho

Rodamos uma semana com o novo Audi Q3 2.0 Performance Black, que é produzido no Paraná e não deve nada ao modelo alemão

3 set 2022 - 12h15
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Quão bom é o novo Audi Q3 nacional? Será tão bom quanto o Q3 importado da Alemanha? Sim, não resta dúvidas. A Audi voltou a produzir na fábrica que divide com a Volkswagen no Paraná, em São José dos Pinhais. Rodamos uma semana com o novo Audi Q3 nacional na versão 2.0 TFSI Performance Black Quattro e relatamos aqui nossa experiência.

A Audi fez muito bem em optar pelo motor 2.0 turbo a gasolina de 231 cv de potência e 340 Nm de torque. Se tivesse mantido a opção pelo 1.4 TFSI de 150 cv tomaria um banho da concorrência. O Audi Q3 não é mais um SUV premium com a mesma “humildade” que tinha anos atrás. Ele cresceu. Ficou mais imponente. Mais forte. Mais poderoso. E precisava de um motor que estivesse à altura de sua beleza.

Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Agora é possível ostentar com um Audi Q3. O carro não faz feio em altas velocidades e atinge 240 km/h. O câmbio automático Tiptronic de 8 marchas é bastante adequado para médios e altos regimes. A aceleração de 0 a 100 km/h é boa, em 7 segundos. Número bom, mas a sensação não é tão boa. O turbo lag é visível e reduz o ímpeto de quem deseja ostentar também nas arrancadas.

Mesmo assim, o Audi Q3 nacional é um SUV premium perfeitinho. A vantagem é que ele é mais do que um carro. Para além dos diferentes modos de condução, que muitos carros têm, o Audi Q3 2.0 tem também a tração integral Quattro, um dos orgulhos da tecnologia da Audi (construída ainda no século XX em corridas do Mundial de Rali).

Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Os modos de condução realmente modificam o comportamento do carro. O preço de rodar no modo mais esportivo é a elevação do consumo, que não é brilhante. Faz 8 km/l de gasolina na cidade e 10,3 na estrada. É o preço a pagar por ter um motor bastante potente. O sistema Drive Select permite escolher entre os modos  Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual e Off-road.

Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Nem precisa tanto. Mas é bom saber que existem tantas opções. Afinal, quem desembolsa R$ 315.900 num automóvel tem direito a todos os mimos possíveis. Não é barato, mas se olharmos para os lados veremos que um Chevrolet Bolt EV custa R$ 329.000.

O Audi Q3 2.0 não precisa de motor elétrico para provocar sensações. Ajustado no modo Sport, com as suspensões mais rígidas e a direção mais direta, o carro proporciona prazer pela rapidez do câmbio, que pode ser operado manualmente pela alavanca ou pelas aletas “shifter”. O Q3 é bem baixo (tem apenas 14 cm de vão livre) e é muito mais um crossover estradeiro do que um SUV. Os pneus 235/50 R19 são bem largos, mas o perfil não é muito baixo, o que garante um rodar sem solavancos.

Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

O torque máximo surge rápido, a 1.700 giros do motor. Mas o melhor é que a potência máxima também não está em regimes muito elevados: 5.000 rpm. O resultado disso é também o conforto acústico. Dá para acelerar forte e conversar na cabine sem gritar. Com 116 cavalos/litro, a potência específica é boa.

O bem-estar a bordo é uma característica. Desde que o Q3 ganhou a multimídia mais moderna da Audi, o carro deu um salto de qualidade na cabine. Tudo é muito bem colocado, mas o botão do volume muito para o lado direito é um detalhe que incomodou. Ok, é uma cortesia para o passageiro, mas ainda achamos que deveria estar posicionado à esquerda do console. 

Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A conectividade é quase mágica. Uma vez conectado o smartphone, nas próximas vezes a conexão é automática. O painel de instrumentos digital tem 10,25” e mantém o design clássico – que é disparado o melhor. A tela tátil central tem 8,8”. O volante de direção de base achatada é bonito, mas em  algumas manobras mais fechadas incomoda um pouco. Às vezes um volante redondo é mais eficiente.

O padrão dos bancos, do sistema de áudio e do acabamento são altos. Nota-se perfeitamente que a fábrica de São José dos Pinhais é capaz de entregar um Audi Q3 tão bom quanto aquele que vinha importado da Europa. Perfeitinho. Assim é o Audi Q3. Um SUV premium que cresceu e tem potencial para desafiar o BMW X1 pela liderança da categoria.

Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Audi/Divulgação

Nossas notas

Motor  - 8,5

Câmbio -10

Ssuspensão- 9

Direção e Freios - 10

Segurança - 9

Ergonomia - 8,5

Multimídia - 10

Porta-malas - 9

Acabamento - 9

Design - 9

MÉDIA - 9,2

VEREDICTO - Ótimo

Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Audi Q3 Performance Black 2.0 TFSI Quattro
Foto: Audi/Divulgação

Os números

Motor: 2.0 turbo

Potência: 231 cv a 5.000 rpm

Torque: 340 Nm a 1.700 rpm

Câmbio: 8 marchas AT

Tração: 4x4 sob demanda

Comprimento: 4,484 m

Largura: 1,849 m

Altura: 1,616 m 

Entre-eixos: 2,680 m

Vão livre: 140 mm 

Peso: 1.776 kg

Pneus: 235/50 R19

Porta-malas: 530 litros

Tanque: 60 litros

0-100 km/h: 7s0

Velocidade  máxima: 240 km/h

Consumo cidade: 8,0 km/l

Consumo estrada: 10,3 km/l

Emissão de CO2: n/d

Novo Audi Q3 chegou para recuperar a liderança perdida:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade