Avaliação: Caoa Chery Arrizo 6 ajuda a rodar com economia
Arizzo 6 Pro Hybrid, da Caoa Chery, vai bem na estrada e oferece claramente as informações de economia para o motorista
Rodamos durante uma semana com o Caoa Chery Arrizo 6 na única versão à venda no Brasil: Pro Hybrid. O carro não chegou a surpreender, pois já o conhecíamos, mas melhorou em alguns aspectos e tem detalhes que ajudam muito o motorista interessado em dirigir de forma econômica.
O que é novo
O Arrizo 6 Pro Hybrid estreou na Caoa Chery em 2022 e é a única versão disponível na linha 2023. O modelo tem o sistema MHEV de 48V (conhecido como híbrido leve) e custa R$ 152.490. O Arrizo 6 Hybrid é importado da China.
O sistema MHEV de 48V do Arrizo 6 elevou a potência do sedã em 10 cavalos e o torque em 40 Nm. Graças ao pequeno motor elétrico, que atua principalmente na ignição e em velocidades de cruzeiro, o Arrizo 6 passou a ter 160 cv e 250 Nm.
Na configuração Hybrid, o Arrizo Pro ganhou mais equipamentos: alerta de tráfego traseiro cruzado, ajuste do volante em profundidade, retrovisor interno fotocrômico, espelhos externos com aquecimento para não embaçar, luz de teto traseira, sistema start-stop, carregador de celular por indução e recuperação de energia cinética.
O que nós gostamos
A Caoa Chery melhorou o comportamento do Arrizo 6 nas frenagens. Agora, mesmo nas frenagens em pânico, não há nenhum desvio de trajetória (como havia antigamente).
O carro tem um comportamento dinâmico muito bom e a suspensão confortável. Não há grande rolagem da carroceria nas curvas e o nível de ruído é baixo, sem incomodar as conversas a bordo.
O painel de instrumentos digital de 10,25” é um dos melhores da atualidade. O velocímetro e o conta-giros são redundantes, de forma que o motorista tem os dois “relógios clássicos” no cluster, mas dentro deles a informação digital, com números grandes, para quem prefere.
O computador de bordo é ótimo e realmente ajuda o motorista a dirigir de forma econômica, pois informa não apenas a média dos trechos, mas também qual foi a distância. Virando a tela é possível ver o consumo instantâneo num gráfico bem fácil de ler, assim como o fluxo de energia (do motor elétrico ou para o motor elétrico).
Conseguimos boas médias de 14,7 km/l na estrada, pois no plano, em velocidade constante a 120 km/h, dá para fazer uma autonomia instantânea na casa dos 15 km/l. Para dirigir de forma econômica, basta manter o conta-giros sempre abaixo da marca 2.0 (ou seja, 2.000 rpm).
A posição de dirigir é muito boa, o ajuste da direção ficou mais leve e os bancos são bastante confortáveis. O banco do motorista tem seis ajustes elétricos. A vida a bordo é boa para quatro passageiros, pois a escolha dos equipamentos e dos materiais é de bom gosto.
Em termos de design, o Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid não fica devendo aos sedãs de sua categoria. Pelo contrário, tem chances de ser considerado o mais bonito de todos, quando analisados alguns detalhes visuais.
A transmissão CVT de 9 marchas é uma garantia de que o Arrizo 6 Pro pode otimizar a potência e o torque para uma condução econômica. A manopla joystick é um exemplo de como a marca optou pelo que há de melhor em alguns equipamentos.
O que pode melhorar
A direção elétrica tem uma ligeira folga e ainda é um ponto que pode ser mais bem trabalhado pela engenharia. Ela poderia ser um pouco mais direta. Mesmo assim, com o uso, o motorista acaba se acostumando com a característica da direção (e a maioria dos clientes não vai sequer perceber).
A multimídia de 10,25” tem Android Auto, Apple CarPlay, câmera 360 graus e outras funcionalidades. Está bem posicionada no painel, mas a tela de abertura é sem graça e um tanto confusa. Às vezes, a central multimídia é lenta para responder a algumas solicitações táteis do motorista ou do passageiro.
O sistema start-stop demora para liberar a aceleração quando o motorista tira o pé do pedal do freio e pisa no acelerador, especialmente se houver uma necessidade de aceleração rápida. De qualquer forma, basta apertar um botão para desligar o start-stop, se for o caso.
Potência e KML
Mesmo sendo importado e híbrido leve, o Arrizo 6 é flex. O motor 1.5 turbo flex tem 147 cv de potência com gasolina e 150 cv com etanol (ambos a 5.500 rpm). O torque é sempre de 210 Nm, disponível bem cedo, a 1.750 rpm. A relação peso/potência do Arrizo 6 Pro Hybrid é de 9,2 kg/cv (bem melhor do que os 11,8 kg/cv do Toyota Corolla Hybrid). Por isso, o Arrizo vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos, contra 12s do Corolla Hybrid.
Com gasolina, o Arrizo 6 Pro Hybrid faz 12,5 km/l na cidade e 13,5 na estrada, segundo os dados oficiais do Inmetro. Mas não é difícil conseguir mais. Com etanol, faz 8,9 km/l na cidade e 9,9 na estrada.
Notas [pela categoria]
Desempenho - 7 (muito bom)
Consumo - 8 (muito bom)
Dirigibilidade - 7 (muito boa)
Conforto - 9 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótimo)
Conectividade - 8 (muito boa)
MÉDIA - 8,2 (MUITO BOM)
Veredicto
Vale a pena comprar o Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid, pois ele é um sedã moderno, equilibrado, bonito, confortável, econômico, prático e que amadureceu com o tempo. Dependendo da forma como o motorista dirige, o Arrizo 6 pode entregar boas médias de consumo, pois o fabricante não economizou nas informações ao condutor. Há bom equilíbrio entre desempenho e economia e, mesmo vindo da China, é um turbo flex.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,642 m
Largura: 1,814 m
Altura: 1,493 m
Entre-eixos: 2,650 m
Porta-malas: 405 litros
Tanque: 48 litros
Pneus: 205/50 R17
Preço
Arrizo 6 Pro Hybrid - R$ 152.490