Avaliação: Mercedes C 300 é um Classe S em miniatura
Sexta geração do famoso Mercedes-Benz Classe C evolui em design, tecnologia, conforto e multimídia com motor 2.0 eletrificado
O Mercedes-Benz Classe C chegou à sua sexta geração. A linha 2022 estreou no Brasil este ano e está disponível em duas versões: C 200 AMG Line e C 300 AMG Line. Avaliamos o novo Mercedes C 300 AMG Line durante uma semana. Não é fácil melhorar um carro que já era ótimo na geração anterior, mas a Mercedes conseguiu alguns ganhos.
Visualmente, o novo C 300 ficou mais parecido com o Classe S. Certamente haverá quem prefira o visual anterior, que tinha a grade “invertida” em relação à atual, com a base superior mais larga. Agora a parte mais larga é a parte inferior. Quanto ao visual da traseira não há dúvidas: o novo Classe C é muito mais bonito, pois ganhou lanternas mais horizontais.
O Classe C 300 era vendido na versão Sport até 2020. O carro não teve linha 2021 no Brasil. O C 300 2022, na exclusiva versão AMG Line, traz rodas muito bonitas e maiores, de 19”, com pneus 225/40 na dianteira e 255/35 na traseira. Combinadas com uma aerodinâmica excepcional (Cd 0,24), as rodas passam uma elegante esportividade ao sedã premium. Mas não é só aparência. O desempenho é ótimo.
O Mercedes C 300 conta com a tecnologia EQ Boost. O motor a combustão é 4 cilindros em linha 2.0 de 258 cv. No C 200 a potência é menor (204 cv). O motor a gasolina M254 conta com um gerador de partida mais potente, de segunda geração, agora com 27 cv e 200 Nm extras no C 300. Ao contrário de outras marcas, que alardeiam o pequeno motor elétrico como se transformasse o carro num verdadeiro híbrido, a Mercedes nem considera que o C 300 EQ Boost seja um híbrido de fato. Tecnicamente, trata-se de um Mild Hybrid (híbrido leve).
Como esse motor elétrico não fornece tração, a potência é de 258 + 27 cv (5.800 rpm) e 400 + 200 Nm (2.000 a 3.200 rpm). O sistema ajuda principalmente na economia de combustível. Num trajeto de 400 km com o novo Mercedes-Benz C 300, fizemos uma média de 9,2 km/l. Segundo o computador de bordo, o sistema EQ atuou por 31 km (7,7%). Nesses 400 km o C 300 ficou em funcionamento durante 11h53min e o EQ atuou por 1h28min.
O carro é excelente ao rodar. Tem uma aceleração vigorosa (6 segundos de 0 a 100), mas não exagerada, a ponto de assustar ou tirar o conforto. O câmbio automático de 9 marchas (9G-tronic) traz opção de trocas manuais e os modos de condução permitem ao condutor configurar o carro para uma tocada mais confortável (suspensão macia, direção leve) ou mais esportiva (suspensão dura, direção firme). A tração traseira também deixa o carro mais prazeroso de dirigir, mas seu comportamento é neutro.
Nesta nova geração a distância entre-eixos aumentou em 2,5 cm e agora tem 2,865 m. Trata-se de uma evolução, aplicada a cada nova geração, e isso faz o Classe C ser um sedã muito mais confortável do que era há alguns anos, em termos de espaço. Maior do que seus antecessores, o novo Classe C mede 4,751 m de comprimento, 1,820 de largura e 1,438 m de altura. O porta-malas está de bom tamanho, com 455 litros.
O Mercedes Classe C 300 AMG Line 2022 pesa 80 kg a mais do que o antigo C 300 Sport 2020. Isso porque o carro não para de ganhar novas tecnologias – e elas pesam. Nem sempre os engenheiros conseguem agregar equipamentos e manter ou reduzir o peso. Por isso, o consumo é bom, mas não brilhante. O novo C 300 faz 9,6 km/l na cidade e 12,7 na estrada. Porém, conseguimos média de 14 km/l em alguns trechos rodoviários.
Um item de destaque no Classe C – e que tem sido cada vez mais valorizado pelos consumidores – é o sistema multimídia. Assim como o Mercedes Classe S (muito maior e muito mais caro), o novo Classe C vem com a segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Conexão facílima, sem fio, e tela de 11,9”. O painel de instrumentos digital tem 12,3”, sem a aba superior que caracterizava o cluster dos automóveis.
É uma tendência e logo todos os carros premium serão assim. No caso do novo Mercedes Classe C, é como se houvesse dois grandes tablets fixados no painel – um na posição horizontal (instrumentos) e outro na vertical (multimídia). A surpresa é que esse “tablet gigante” fica abaixo das saídas de ar. Ou seja: a ideia de tela flutuante, criada pela própria Mercedes e copiada por muitas marcas, foi abandonada.
A nova multimídia não está envolvida pelo console, está solta, daí o aspecto de tablet quando vista de lado, mas agora não “flutua”. Ficou muito mais bonita, mas é preciso desviar o olhar para baixo para ver algumas informações. Bem, na verdade, nem tanto. O novo Mercedes C 300 tem inúmeras informações repetidas no quadro de instrumentos digital. Sem contar o Head Up Display, que traz informações até excessivas.
O Mercedes C 300 AMG Line 2022 é um carro delicado em alguns itens. Levíssimos toques de mão são suficientes para algumas funções. Para abrir e fechar o teto solar panorâmico, por exemplo, basta deslizar o dedo numa superfície tátil do teto. Da mesma forma, os comandos tipo “mouse” dos dois lados do volante de direção ficaram bastante sensíveis. Tão sensíveis que é preciso se acostumar para não subir ou baixar demais o volume do áudio ao deslizar o polegar. Não há botões.
Se os carros mais populares estão ficando cheios de tecnologias, imagine o topo de linha do Mercedes-Benz Classe C. Uma das novidades é o sistema Digital Light, que possui um módulo de luz com três leds muito potentes em cada farol, cuja luz é refratada e direcionada por 1,3 milhão de micro espelhos, segundo a Mercedes. A resolução supera 2,6 milhões de pixels por veículo.
O Mercedes Classe C emplacou 445 unidades este ano (até a publicação desta avaliação). Seu principal rival, o BMW Série 3, emplacou 1.473 do modelo 320i (fabricado no Brasil) e 54 unidades do 330e (híbrido). São bons números, considerando que o líder geral da categoria C-Sedan é o Toyota Corolla com 11.458 vendas. O Mercedes C 300 AMG Line é uma compra segura. É exagero chamá-lo de mini Classe S? Não, o novo C 300 de fato é um Classe S em tamanho menor.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Ótimo | 9 |
CÂMBIO | Ótimo | 10 |
SUSPENSÃO E FREIOS | Ótimo | 10 |
SEGURANÇA | Ótimo | 10 |
EQUIPAMENTOS | Ótimo | 10 |
ERGONOMIA | Ótimo | 10 |
MULTIMÍDIA | Ótimo | 10 |
PORTA-MALAS | Muito bom | 7 |
ACABAMENTO | Ótimo | 10 |
DESIGN | Muito bom | 7 |
VEREDICTO | Ótimo | 9,3 |
Os números
Preços: R$ 396.900 (BRE) e R$ 411.900
Motor: 2.0 EQ Boost
Potência: 258 cv a 5.800 rpm
Torque: 400 Nm de 2.000 a 3.200 rpm
Câmbio: 9 marchas AT
Comprimento: 4,751 m
Largura: 1,820 m
Altura: 1,438 m
Entre-eixos: 2,865 m
Vão livre: 97 mm
Peso: 1.675 kg
Pneus: 225/40 R19 (d) e 255/35 R19 (t)
Porta-malas: 455 litros
Carga útil: 680 kg
Tanque: 66 litros
0-100 km/h: 6s0
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo cidade: 9,6 km/l
Consumo estrada: 12,7 km/l
Emissão de CO2: n/d