Avaliação: novo BMW 320i M Sport melhora o que era ótimo
Rodamos uma semana com o novo BMW Série 3 na versão 320i M Sport, fabricada em Santa Catarina; veja se vale a pena
É difícil melhorar um carro que já era ótimo, mas a BMW conseguiu. O novo BMW Série 3 manteve todas as suas características positivas e acrescentou algumas novidades. O sedã alemão é fabricado em Araquari (SC) nas versões 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport. Avaliamos esta última durante uma semana.
É importante não se deixar confundir pelo nome M Sport. Apesar de carregar a letrinha mágica da BMW, que se refere aos carros preparados pela Divisão M (de Motorsport), o 320i M Sport é idêntico, mecanicamente, ao GP e ao Sport GP, sem a preparação esportiva do BMW M3.
O que é novo – O design do BMW Série 3 nacional foi aprimorado. Na parte da frente, os faróis e a grade dupla foram redesenhados, bem como o para-choque, que ganhou novas entradas de ar e perdeu os faróis auxiliares. Na linha 2023, a grade dianteira é ativa (só abre com o carro em movimento).
A traseira teve mudanças no layout do para-choque traseiro. No BMW 320i M Sport, o difusor traseiro é acompanhado de duas ponteiras de escapamento, acentuando a esportividade da versão.
Por dentro o BMW 320i teve as melhores modificações. O carro ganhou o painel do BMW iX, que é composto por uma incrível tela curva com dois displays. O quadro de instrumentos tem 12,3" e a multimídia tem 14,9”. Trata-se do novo Sistema Operacional 8 da BMW, o mais moderno de todos.
O BMW 320i M Sport 2023 tem Head-Up Display configurável, câmeras que conseguem reconhecer placas de trânsito e carregador de celular por indução.
O que nós gostamos – BMW 320i M Sport não é o topo da linha por acaso. Ele é o mais bonito dos três e traz elementos visuais da série M, como as rodas e as pinças de freios pintadas de azul. Nenhum outro carro em sua faixa de preço combina tão bem a discreta elegância e a esportividade.
A BMW aprimorou a questão da conectividade. O modelo anterior já vinha com Apple CarPlay e Android Auto. O novo 320i traz entradas USB-C para carregamento mais rápido, um navegador GPS nativo muito competente e ótimo espaço para porta-objetos no console e nas portas.
Ele é capaz de percorrer em marcha à ré os últimos 50 metros e de "aprender" os gestos do motorista para algumas funções.
O ajuste das suspensões é excelente e configurável, podendo ser mais confortável ou mais esportivo. Apesar de ser um carro baixo e com pneus de perfil baixo (225/40 na frente e 255/35 atrás), os amortecedores surpreendem pela boa absorção de solavancos. As rodas são de 19”.
A tração traseira penaliza um pouco o passageiro do meio no banco de trás, pois o motor é dianteiro e isso exige a presença de um eixo cardã e de um túnel central no assoalho. Mas, em troca, o carro é mais prazeroso de dirigir em curvas. Andando em velocidades normais, não há muita diferença dos carros com tração dianteira.
O torque de 300 Nm em baixas rotações (1.350 a 4.000 giros) faz do BMW 320i um carro ágil e agradável. A potência máxima (184 cv) está disponível tanto com gasolina quanto com etanol, o que é bom. Para quem quer andar forte, é preciso levar o conta-giros à faixa de 5.000 a 6.500 rpm, o que é bem possível. Se a pista permitir, o carro chega a 235 km/h.
O que pode melhorar – Pelo nome M Sport, alguns desavisados podem esperar um carro mais nervoso e arisco, coisa que os 184 cv do motor 2.0 não entregam. Um pouco mais de potência deixaria mais gente feliz para poder acelerar de 0 a 100 abaixo de 7 segundos (hoje faz 7s1).
O design do painel de instrumentos é moderno, mas não é tão intuitivo quanto o do antigo Série 3. Nem sempre o mais moderno é o melhor, apesar das vantagens e da beleza do novo sistema. A BMW certamente vai aprimorar o layout do quadro de instrumentos nos próximos anos.
Potência e KML – O motor 2.0 biturbo de 184 cv pode não oferecer a maior potência do mundo, mas conta com um grande aliado na entrega de performance: o câmbio automático de 8 velocidades. São muitas marchas, de forma que o carro está sempre na melhor faixa de giro. O motorista tem os modos Eco, Normal e Sport para decidir de que forma prefere conduzir.
O consumo do BMW Série 3 é de 7,6 litros de gasolina por 100 km. Isso dá 13,2 km/l de autonomia na estrada. Na cidade, ele faz 10,6 com gasolina. Com etanol, o 320i faz 9,1 km/l na estrada e 7,5 na cidade. O alcance na estrada com gasolina é de 779 km.
Veredicto – Vale a pena comprar o BMW 320i M Sport e não apenas ele, mas também os dois modelos mais baratos da linha. Trata-se de um sedã excelente e maduro, produzido no Brasil com a mesma qualidade que tem na Alemanha. Embora não seja um esportivo puro, os detalhes que vêm com o 320i M Sport combinam com a essência esportiva da BMW.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,709 m
Largura: 1,827 m
Altura: 1,435 m
Entre-eixos: 2,851 m
Porta-malas: 365 litros
Tanque: 59 litros
Preços do BMW Série 3
320i M Sport - R$ 355.950
320i Sport GP - R$ 335.950
320i GP - R$ 315.950