Avaliação: Peugeot 208 Turbo prova que não é bom, é ótimo!
Rodamos em vários tipos de estrada com o novo Peugeot 208 Style Turbo CVT, que custa R$ 109.990; veja os pontos positivos e negativos
O Peugeot 208 Turbo foi uma das melhores ideias da Stellantis – e olha que a supermontadora é uma fábrica de boas ideias, como se vê pelo Fiat Strada Turbo, pelo Ram Rampage e pelo Abarth Pulse. Nesta avaliação rodamos 1.200 km com o Peugeot 208 Style Turbo CVT.
O novo 208 Turbo tem um preço competitivo: custa R$ 109.990 na versão avaliada e R$ 114.990 na topo de linha (Griffe CVT). O carro francês ficou revigorado ao receber o mesmo motor 1.0 turbo T200 do Fiat Pulse.
Rodamos 1.200 km com o Peugeot 208 Style Turbo CVT, partindo de São Paulo, indo até Londrina, PR, depois voltando até a Baixada Santista (Guarujá) e finalmente encerrando a avaliação na capital paulista. O carro passou por rodovias de pista dupla, estradas de pista simples, trechos de cidade, enfrentou chuva e asfalto ruim.
5 pontos que nós gostamos
1 - O motor que revigorou o Peugeot 208 tem 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina. Viajamos com gasolina na ida e com etanol na volta. Ele fez 14 km/l na estrada com gasolina, em velocidades moderadas. Na volta, com etanol, a autonomia por litro caiu, mas ficou acima de 10 km/l.
2 - O Peugeot 208 Turbo é muito gostoso de dirigir. O volante pequeno e achatado faz com que o motorista fique numa posição confortável, por isso não cansa em longas viagens. As acelerações são boas e as retomadas de velocidade agradam, mesmo sem usar o botão Sport, que deixa o carro mais ágil.
3 - O painel de instrumentos em 3D é muito interessante também. Nenhum outro carro da categoria tem um visor tão moderno e de bom gosto. Para visualizá-lo bem, basta deixar a iluminação com bastante contraste. Isso pode ser feito no display central de maneira muito simples.
4 - A multimídia também ficou ótima, com fácil conexão do Android Auto e do Apple CarPlay. Há entradas USB-A e USB-C no console central. E a solução de design do painel dá ao carro francês uma certa sofisticação em relação aos principais rivais (Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20).
5 - O design é outro ponto positivo do Peugeot 208. Além disso, a versão Style Turbo tem as rodas maiores e os pneus mais largos do que a Griffe Turbo. Além de as rodas aro 17 ajudarem no visual, os pneus 205/45 ajudam na estabilidade do carro, que tem ótimo comportamento dinâmico.
O que pode melhorar
1 - A localização do botão Sport é um tormento. Fica quase embaixo do volante de direção, do lado esquerdo, e a pequena luz amarela (difícil de ver em dias de sol) é o único indicativo de que o carro está no modo Sport. Não há nenhuma informação no quadro de instrumentos. No Fiat Pulse este botão fica no volante.
2 - A ausência total de botão no display central deveria ser revista, pois, com o carro em movimento, deixa o controle da multimídia praticamente só a cargo do motorista, embora a tela seja sensível ao toque.
3 - Somos da opinião de que todo carro homologado para cinco passageiros deveria ter airbags de cortina para proteger as pessoas que andam no banco de trás. O Peugeot 208 Style Turbo só tem os airbags frontais (obrigatórios por lei) e os laterais da frente.
Notas
ITEM | NOTA | CONCEITO |
Desempenho | 9 | ótimo |
Consumo | 8 | muito bom |
Alcance | 10 | ótimo |
Dirigibilidade | 10 | ótimo |
Conforto | 8 | muito bom |
Segurança | 8 | muito bom |
Usabilidade | 10 | ótimo |
Conectividade | 10 | ótimo |
Design | 10 | ótimo |
Inovação | 8 | muito bom |
Média | 9.1 | ⭐⭐⭐⭐⭐ |
Principais números
Motor: 3 cilindros 1.0 turbo flex
Potência: 130/125 cv (96/92 kW) a 5.750 rpm (e/g)
Torque: 200 Nm a 1.750 rpm (e/g)
Câmbio: 7 marchas CVT
Com/Larg/Alt: 4,055 / 1,960 / 1,453 m
Entre-eixos: 2,538 m
Vão livre: 130 mm
Peso: 1.177 kg
Pneus: 205/45 R17
Porta-malas: 265 litros (VDA) ou 311 litros (total)
0 a 100 km/h: 9s0
Velocidade máxima: 205 km/h
Tanque: 47 litros
Bateria: não tem
KML cidade: 8,8 (e) e 12,5 (g)
KML estrada: 10,0 (e) e 14,5 (g)
Alcance elétrico: não tem
Alcance cidade: 390/564 km (e/g)
Alcance estrada: 461/639 km (e/g)
Carregamento AC: não tem
Carregamento DC: não tem
Emissão de CO2: n/d