Avaliação: Volvo XC60 2023 é um SUV ecológico e sem rivais
Novo Volvo XC60 combina alta potência, baixíssimo consumo de combustível, bom alcance elétrico e conectividade total na linha 2023
O Volvo XC60 não precisava de mudanças para dominar sua categoria no Brasil. Mas mudou. E, ao mudar, distanciou-se ainda mais dos supostos rivais que poderiam ameaçar sua liderança entre os SUVs híbridos plug-in, onde estão carros como o BMW X3, BMW X5 e Jeep Compass 4xe.
A principal novidade do Volvo XC60 está na motorização. O novo XC60 T8 2023 é mais potente do que o antigo XC60 2021. Em relação ao XC60 2022 o que muda é o nome da versão (a nova Ultimate equivale à antiga Inscription). Mas não só isso: ele também ganhou uma bateria de maior capacidade e aumentou sua autonomia elétrica.
O novo XC60 Ultimate tem 455 cv de potência combinada (antes eram 407 cv) e é capaz de rodar 78 km somente no modo elétrico (antes eram 45 km). Há uma vantagem prática nisso: aumentam as chances de um usuário passar a semana inteira sem queimar uma única gota de combustível. Isso se o uso for somente na cidade.
A melhor notícia é que o novo Volvo XC60 Ultimate 2023, apesar de ser mais potente do que o XC60 Inscription 2021, consome menos combustível e vai mais longe. Seu alcance total agora é de incríveis 1.869 km na cidade e 1.701 km na estrada. E olha que esses números já eram bons no XC60 anterior (1.344 e 1.400 km, respectivamente).
Seja por consciência ecológica, por modismo ou por economia, o Volvo XC60 2023 é uma ótima compra. Não é fácil achar um carro com tanta combinação boa: potência acima de 400 cv, consumo abaixo de 4 litros/100 km (faz 26,7 km/l), emissão de CO2 abaixo de 30 g/km e alcance superior a 1.000 milhas.
O carro continua ótimo. De cara, o usuário já pode cadastrar o veículos no Google Automotive Services e tudo fica conectado. É bem verdade que o Google e a Volvo têm muito mais informações sobre seus clientes, mas em troca oferecem mais comodidade no dia-a-dia, inclusive calculando a capacidade da bateria ao final de cada viagem.
A bateria ganhou 62% em sua capacidade e agora tem 18,8 kWh. Essa é uma ótima notícia, pois temos aqui um híbrido plug-in muito mais eficiente em consumo e emissões. O motor a combustão interna, 2.0 turbo, perdeu um pouco de potência (caiu de 320 para 310 cv). Em compensação, o motor elétrico traseiro teve um grande ganho, passando de 87 para 145 cv (ou de 64 para 107 kW). A transmissão é automática de 8 marchas com tração integral sob demanda.
Isso mudou o comportamento dinâmico do Volvo XC60. Com mais potência nas rodas de trás, o carro ficou mais equilibrado e se tornou até mais prazeroso, com acelerações vigorosas, agora abaixo de 5 segundos na prova de 0 a 100 km/h. O torque passou de 419 para 708 Nm. O carro também ficou um tantinho mais baixo (7 mm) e mais comprido (20 mm).
Embora o ângulo central tenha ficado igual, houve uma perda de 2 graus nos ângulos de entrada e de saída. O vão livre do solo foi reduzido em 16 mm e agora tem 200 mm. Não é pouco. Por isso, clientes que usam o Volvo XC60 em estradas de terra com muitas valetas ou ondulações podem reclamar um pouco. Todavia, para quem utiliza o XC60 mais na estrada, ficou ainda melhor. Os pneus permanecem com as medidas 255/45 R20.
Engana-se quem acha que o Volvo XC60 perdeu espaço interno. A nova bateria de 18,8 kWh tem três camadas de células. Assim, a Volvo conseguiu oferecer maior capacidade de armazenamento e maior autonomia elétrica sem roubar espaço do carro. O porta-malas, por exemplo, permanece com 468 litros e a carga útil é de 585 kg. O tanque segue com 70 litros.
A suspensão muito equilibrada, com um rodar macio, ergonomia perfeita para todos os ocupantes, posição de dirigir agradável, segurança acima da média e alto padrão de acabamento tornam fazem do Volvo XC60 um carro praticamente sem rivais, devido ao custo-benefício. Ele parte de R$ 389.950, o que não é muito considerando que o Jeep Compass 4xe custa R$ 349.990.
Seu principal rival é o BMW X3 xDrive 30e, que custa R$ 399.950 e tem “apenas” 292 cv de potência combinada e autonomia elétrica de 46 km. Já o BMW X5, que é maior, tem 394 cv de potência combinada, mas custa R$ 646.950. O Volvo XC60 não é tão emocional quanto os carros citados. Seu design, embora seja correto, também não provoca grandes sensações.
Mas o mérito do Volvo XC60 é exatamente este: ser ecológico e discreto, porém muito elegante e sofisticado. Com as modificações que o deixaram mais potente, mais eficiente e mais conectado, o Volvo XC60 deve continuar reinando no segmento PHEV, que é o dos carros híbridos plug-in. De janeiro a agosto o Volvo XC60 somou 1.165 vendas.
Nossas notas
Modelo: Volvo XC60
Versão: Ultimate PHEV
Motor - 10
Câmbio -10
Suspensão - 8
Direção e Freios - 9
Segurança - 10
Ergonomia - 9
Multimídia - 9,5
Porta-malas - 8,5
Acabamento - 10
Design - 8
MÉDIA - 9,2
VEREDICTO - Ótimo
Os números
Preço: R$ 389.950
Motor: 2.0 turbo + 1 elétrico de 107 kW
Potência combinada: 455 cv (310 cv + 145 cv)
Torque: 400 Nm (combustão) e 309 Nm (elétrico)
Câmbio: 8 marchas AT
Tração: 4x4 sob demanda
Comprimento: 4,708 m
Largura: 1,902 m
Altura: 1,651 m
Entre-eixos: 2,865 m
Vão livre: 200 mm
Peso: 2.174 kg
Pneus: 255/45 R20
Porta-malas: 468 litros
Carga útil: 585 kg
Tanque: 70 litros
0-100 km/h: 4s9
Velocidade máxima: 180 km/h
Vel. máxima modo elétrico: n/d
Capacidade da bateria: 18,8 kWh
Consumo elétrico: 20,0 kWh/100 km
Autonomia cidade: 26,7 km/l
Autonomia estrada: 24,3 km/l
Alcance elétrico: 78 km
Alcance total: 1.869 km
Emissão de CO2: 29 g/km