Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

“Carro voador” da Gol deve estrear no Brasil em 2025

Veículo elétrico VX4 levantou voo pela primeira vez na última segunda-feira (26) e tem vantagens sobre os helicópteros

29 set 2022 - 11h58
Compartilhar
Exibir comentários
VX4, o "carro voador" encomendado pela Gol Linhas Aéreas
VX4, o "carro voador" encomendado pela Gol Linhas Aéreas
Foto: Vertical Aerospace / Divulgação

A Gol Linhas Aéreas está decidida a entrar no segmento de mobilidade urbana. Por isso, faz uma ousada aposta no “carro voador” e planeja iniciar sua operação no Brasil em 2025. Conhecido como “carro voador”, o veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) tem vantagens sobre o helicóptero, embora faça basicamente a mesma coisa.

No caso da Gol, o “carro voador” é um eVTOL fabricado pela Vertical Aerospace. O modelo se chama VX4 e fez sua primeira decolagem na última segunda-feira (26). Ele ficou a 1,5 m do chão e foi manobrado por um piloto humano.

A próxima etapa de testes do “carro voador” será voar a 15 m de altura, depois a 1.500 m e por último a 3.000 m do solo. Como se trata de um veículo elétrico, o VX4 faz pouco barulho (ao contrário do helicóptero) e cobre distâncias menores. O VX4 deve ter capacidade para transportar o piloto e quatro passageiros em velocidades de até 325 km/h. Outra vantagem é não emitir carbono na atmosfera.

VX4, o "carro voador" encomendado pela Gol Linhas Aéreas
VX4, o "carro voador" encomendado pela Gol Linhas Aéreas
Foto: Vertical Aerospace / Divulgação

 No caso do “carro voador” que interessa à Gol, o veículo tem asas fixas e hélices, enquanto os helicópteros usam o conceito de asas rotativas. O termo “carro voador” tem sido usado de forma popular e também interessa ao marketing, pois atrai um  público mais amplo do que o da aviação – mas, na prática, um eVTOL é uma aeronave como o helicóptero (VTOL).

A frota da Gol será de 250 “carros voadores” da empresa irlandesa Avalon. Outra companhia aérea brasileira, a Azul, planeja adquirir 220 aeronaves desse tipo da fabricante alemã Lilium a partir de 2025, pagando US$ 1 bilhão. A Embraer, por sua vez, pretende fabricar eVTOL a partir de 2026.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade