CEO da Volks: híbrido flex é solução local e não muito longa
Thomas Schäfer, CEO global da Volkswagen, diz que mesmo no Brasil o futuro da marca será totalmente elétrico
O CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, veio ao Brasil para a comemoração dos 70 anos de produção da empresa no país. Durante uma entrevista coletiva com os principais executivos da Volkswagen do Brasil e da Argentina, Schäfer disse que o carro híbrido flex é uma solução local transitória de prazo não muito longo.
“O futuro é elétrico e ponto final, não há retorno”, disse Schäfer. “No caminho temos regiões que são mais lentas. Pelo tamanho do Brasil, ter toda a infra-estrutura para carga vai levar bastante tempo, mas vai acontecer.”
Schäfer comentou também sobre a estratégia do carro híbrido flex. “O mercado local é muito pequeno para sustentar um modelo individual do carro num período muito longo”, observou.
Segundo Schäfer, não faz sentido expandir o etanol combustível para fora do Brasil. “Não é correto deixar de produzir alimentos para investir em combustível etanol”, disse. “Com a fome no mundo não dá para fazer isso.” Ele disse que o Brasil ocupa apenas 1% da área para plantar cana-de-açúcar e que tem 90% de energia limpa para carros totalmente elétricos.
Preço do etanol será decisivo
O Chairman da Volkswagen América do Sul, Alexander Seitz, disse que o futuro próximo da marca no país será “uma mistura de carros globais com nosso carro brasileiro (híbrido)”. Ele destacou que nenhum carro roda no Brasil apenas com gasolina, pois o combustível leva 27% de etanol.
Seitz disse que “o preço vai determinar se o abastecimento [do carro híbrido flex] será com gasolina ou com etanol”. E destacou: “Precisamos de ideias adicionais para o uso do etanol. As pessoas precisam usar mais o etanol. A redução de CO2 pode ser um fator de incentivo do uso do etanol”.
15 novos carros VW até 2025
Na ocasião, a Volkswagen anunciou que investirá 1 bilhão de euros no Brasil para crescer 40% até 2027. Isso significa R$ 5,23 bilhões e o lançamento de 15 novos produtos até 2025. Entre esses carros estará o inédito modelo híbrido flex.
O fabricante alemão tem a meta de crescer até 11% a cada ano na América do Sul até 2030. Outro empreendimento que a empresa promete expandir no Brasil são os carros por assinatura, por isso o Volkswagen ID.4 elétrico será oferecido apenas nesse modelo ao custo de R$ 9.990 por mês.