Chery Celer aposta em itens para bater Gol, Palio e Onix
As versões hatch e sedã serão vendidas a partir de R$ 35.990 e R$ 36.990, respectivamente
A fabricante chinesa Chery anunciou nesta semana a produção do Celer na planta que construirá em Jacareí, em São Paulo, até o final deste ano. Por enquanto, o carro ainda importado da China tem como maior arma a quatidade de itens de série para concorrer com Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix e Toyota Etios na versão hatch; e Volkswagen Voyage, Fiat Siena e Chevrolet Prisma, na versão sedã.
A campanha de lançamento do veículo, que já está nas 68 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil, baterá na tecla “chega de carro pelado”. Para justificar a estratégia, de fábrica, o modelo vem com ar-condicionado, vidros elétricos, relógio digital, sistema de som com CD Player e MP3, além de porta-objetos. No pacote de segurança, estão incluídos airbags para motorista e passageiro, indicador sonoro de porta aberta e alarme antifurto.
O Terra testou o modelo, que chega nas versões hatch e sedã a partir de R$ 35.990 e R$ 36.990, respectivamente, entre as cidades de Atibaia (SP) e Jacareí (SP).
Motor e dirigibilidade
Com motor 1.5 16V Flex nas duas versões, o carro é capaz de produzir 108 cv de potência e atingir a velocidade máxima de 160 km/h, segundo a montadora. Na pista, o carro responde bem ao acelerador, até mesmo em subidas. Contudo, o freio com ABS demora para responder e o motorista tem alguma dificuldade para diminuir a velocidade. Nas curvas, o modelo mostrou boa estabilidade, mesmo em velocidades acima de 100 km/h.
Design
Primeiro modelo mundial da fabricante chinesa, o Celer foi desenvolvido pelo estúdio Torino Design, na Itália. O carro possui visual esportivo, sendo que a grade frontal se funde com os faróis alongados de refletores duplos, formando um “V”. A grade de entrada de ar do veículo é em forma de colmeia, dando um ar mais agressivo.
Tanto na versão hatch quanto na sedã, o para-choque traseiro compõe uma moldura para as lanternas. Completam o design os faróis de neblina, espelhos retrovisores externos e maçanetas das portas na cor do veículo, além das rodas de liga leve de 15 polegadas.
Interior
O interior do veículo possui tons escuros, mesclando o preto e o cinza. Os bancos são confortáveis, revestidos de tecidos. Nas portas, painel de instrumentos, volante e câmbio, existe a predominância do preto, contrastada com a cor prata. O acabamento, contudo, deixa a desejar em alguns aspectos, principalmente nos cantos, onde pode-se observar algumas rebarbas. De acordo com a montadora, quando o veículo começar a ser produzido no Brasil (abril de 2014 é a previsão) o acabamento será melhorado.
O carro leva cinco ocupantes, apesar de quando em três no banco de trás, eles ficarem ligeiramente apertados. Na versão hatch, o porta-malas de 380 litros permite que sejam levadas de quatro a cinco malas pequenas. Na versão sedã, o espaço do porta-malas é maior, de 450 litros, permitindo mais malas ou uma grande compra no supermercado.
Os carpetes não estão bem acabados, sendo que o carro testado pela reportagem não possuia tapetes. O teto na frente é baixo, e quando o quebra-sol é abaixado dificulta a visão do motorista.
O barulho do motor incomoda um pouco motorista e passageiros. Quando colocado em altas velocidades, as conversas dentro do modelo têm de serem feitas em tom mais alto.
Ficha técnica
Motor: 1.5 l flex 16 válvulas
Potência: 108 cavalos
Velocidade máxima: 160 km/h (dado do fabricante)
Rodas: 15 polegadas
Freios: ABS (sistema antitrvamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem)
Porta-malas: 380 l (hatch) e 450 l (sedã)
Itens de série: ar-condicionado, vidros elétricos, relógio digital, sistema de som com CD Player e MP3, antena no para-brisa, porta-copos, porta-objetos, banco do motorista com seis posições para regulagem, ajuste elétrico do retrovisor externo, acionamento interno para abertura do tanque e do porta-malas, desembaçador de vidro traseiro, regulagem elétrica da altura dos faróis e sistema que permite o desligamento automático das luzes até o motorista sair da garagem.
Preço: a partir de R$ 35.990 (hatch) e a partir de R$ 36.990 (sedã)