Chevrolet Bolt EV: vale a pena pagar R$ 329 mil pelo elétrico?
Com mudanças no visual, 10 airbags, multimídia excelente, novo painel e grande autonomia, Chevrolet Bolt EV tenta justificar seu preço
Depois de passar por um recall global por risco de incêndio na bateria, o novo Chevrolet Bolt EV 2023 finalmente estreou no Brasil. Rodamos cinco dias com o carro-chefe da GM no segmento de elétricos para ver se ele justifica o preço salgado, a partir de R$ 329.000.
O que é novo – O Chevrolet Bolt EV 2023 traz várias modificações em relação ao modelo 2020. O design foi modificado e deixou o carro mais bonito. Ele ganhou novos faróis full led, novas rodas de 17” e novo desenho na traseira.
Na parte interna, o Chevrolet Bolt 2023 apresenta um novo painel, onde se destaca uma grande tela multimídia, e acabamento premium.
O que nós gostamos – O ponto alto do Chevrolet Bolt é a sua grande autonomia. O carro tem um alcance de 416 km e grande capacidade de regeneração. Mesmo em tomada comum de 220V o carregamento da bateria é fácil. Aceleração em apenas 7,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e ótimo torque de 360 Nm são exemplos de bom desempenho.
O alto nível de segurança é outro fator positivo do Bolt 2022. O piloto automático adaptativo é um bom equipamento para quem pega trânsito e o detector de pedestres sempre alerta o motorista sobre algum perigo. O painel de instrumentos também agrada, mostrando o alcance médio, mínimo e máximo. O enorme display central dá um show de informações.
O porta-malas com divisória é excelente para deixar o cabo de carregamento escondido. Assim, não é preciso enrolar e guardar direitinho todo dia, pois isso demanda um certo tempo e paciência.
O que pode melhorar – Por incrível que pareça, a GM pecou num item básico: a ergonomia. O carro não tem a melhor posição de dirigir e, pior, traz um prolongamento da área do display central para abrigar os controles do ar-condicionado que bate na perna do motorista o tempo todo. O campo de visibilidade dos retrovisores é pequeno.
Potência e kWh – O Bolt EV desenvolve 203 cv (150 kW) e 360 Nm de torque instantâneo. A bateria tem 66 kWh de capacidade, o que dá um alcance de 416 km. O consumo elétrico é de 17,5 kW/100 km.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,165 m
Largura: 1,765 m
Altura: 1,610 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 478 litros
Tanque: não tem
Veredicto – Apesar de todos os equipamentos de segurança e de conectividade, não vale a pena pagar R$ 329.000 num carro dessa categoria. É muito dinheiro investido para um uso bastante limitado, por falta de infra-estrutura no país. O carro é ótimo, mas o preço ainda é irreal, até porque a Chevrolet é uma marca generalista e não premium.