Chevrolet Tracker derrubou 4 inimigos para ser o SUV número 1
RETROSPECTIVA 2022: O segmento de SUVs é uma verdadeira guerra e o vitorioso deste ano é o Chevrolet Tracker
Mais do que os consumidores, as montadoras têm verdadeira devoção pelo segmento SUV. O motivo é simples: quase tudo que se coloca no mercado vende. E os carros podem custar mais caro do que os sedãs, por exemplo, mesmo sendo piores, porque o público compra.
Mas o mercado também é duramente disputado. Por isso, os carros líderes são bons. E a vitória na guerra dos SUVs em 2022 ficou com a GM. O Chevrolet Tracker derrubou quatro inimigos para ser o SUV número 1 do país.
É verdade que a Stellantis facilitou um pouco as coisas para a GM. Campeão de vendas entre os SUVs em 2021, o Jeep Renegade simplesmente abriu mão da luta ao se reposicionar muito acima de seus rivais para dar lugar ao Fiat Pulse. E o Jeep Compass, que não é dessa categoria, perdeu cerca de 10 mil vendas no ano.
Da mesma forma, a Volkswagen precisou dedicar muita atenção ao Novo Polo e ao substituto do Gol, o Polo Track (ainda não lançado) e acabou sem fôlego para permitir que o T-Cross lutasse pelo título do segmento. No final, o VW T-Cross termina o ano cerca de 5 mil unidades atrás do Chevrolet Tracker, mas como vice-campeão.
Outro carro que melhorou sua reputação em 2022 foi o Hyundai Creta. Inicialmente foi visto com desconfiança pelos consumidores, devido ao design polêmico. Mas, aos poucos, à medida em que os especialistas iam narrando suas boas performances, e os compradores iam dando testemunhos favoráveis, o Creta se impôs e chega num bom 3º lugar, bem próximo de 60 mil unidades.
O ano teve ainda o aguardado lançamento do Honda HR-V de nova geração, com duas opções de motor: 1.5 aspirado e 1.5 turbo. O New HR-V ficou mais sofisticado, mais caro e menos apaixonante. Um ótimo carro, mas sem o carisma da geração anterior, talvez pelo design mais conservador.
Também destacamos o estrondoso lançamento do Fiat Fastback, eleito o Melhor SUV no Prêmio Trend Car 2023, após grande batalha com o Honda HR-V. O Fiat Fastback também enfrentou críticas ao seu design por ser considerado fora de proporção por alguns especialistas, mas acabou se impondo pelo design ousado (cupê) e pela potência do motor T270 da Stellantis.
O ano terminou com outra aposta da Stellantis, desta vez o Pulse Abarth, que é na verdade um Fiat Pulse de 185 cv, com design esportivo e preparação para grande desempenho, mas sem o logotipo da Fiat.
SUVs COMPACTOS MAIS VENDIDOS
1º Chevrolet Tracker - 66.962
2º Volkswagen T-Cross - 62.181
3º Hyundai Creta - 59.595