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Conheça o ix35 movido a hidrogênio: autonomia de 594 km

Espaçoso e confortável, o veículo possui os mesmos equipamentos do ix35 comercializado no Brasil, mas há uma diferença na performance

1 out 2014 - 12h03
(atualizado em 2/2/2015 às 12h27)
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<p>Preço do ix35 Fuel Cell não foi divulgado</p>
Preço do ix35 Fuel Cell não foi divulgado
Foto:

A Hyundai mostrou a jornalistas brasileiros, em evento na Coreia do Sul, um ix35 equipado com célula de combustível, que gera energia com hidrogênio. O ix35 Fuel Cell, que atualmente é comercializado em alguns países da Europa, Ásia e Estados Unidos, tem autonomia de 594 quilômetros com um tanque cheio (700 bar).

O ix35 Fuel Cell é equipado com motor elétrico capaz de gerar até 136 cavalos de potência. A velocidade máxima do carro é de 160 km/h. Como o hidrogênio fica muito frio no tanque de combustível, o carro demora entre 30 e 40 segundos para ligar, dependendo do período que ficou sem ser acionado.

A Hyundai acredita que o crescimento de participação de mercado dos veículos com célula de combustível irá crescer em forte ritmo até 2020, atingindo 7,6% de market share no período “Um dos grandes desafios que temos é fazer esse mercado crescer 25% em cinco anos”, afirmou Sae Hoon Kim, engenheiro sênior de veículos Fuel Cell da Hyundai.

<p>Como o hidrogênio fica muito frio no tanque de combustível, o carro demora entre 30 e 40 segundos para ligar</p>
Como o hidrogênio fica muito frio no tanque de combustível, o carro demora entre 30 e 40 segundos para ligar
Foto: Hyundai / Divulgação

Contudo, atualmente a empresa produz apenas 200 unidades do ix35 Fuel Cell, já que as estações de hidrogênio são escassas pelo mundo. “Nós precisamos de mais estações de hidrogênio para introduzir de vez esse carro no mercado. Atualmente alguns países têm apenas duas estações, o que torna esse mercado muito difícil de ser atingido”, analisou Kim. A Coreia do Sul possui 13 estações de hidrogênio, mas a maioria pertence a Hyundai, que as utiliza para testes.

“O Japão terá 100 estações de hidrogênio até 2015. Na Califórnia (EUA), eles investem bilhões de dólares todo ano para ter novas estações. Contudo, aqui na Coreia ainda não temos nada fechado. Conversamos com o governo, mas ainda não tivemos nada definido. Temos de evoluir, já que o hidrogênio é o nosso futuro”, completou o responsável pelo projeto.

De acordo com a marca, um carro com célula de combustível demora de três a cinco minutos para ser completamente abastecido – o que representa uma grande evolução ante as 8 horas necessárias para um carro elétrico.

<p>Apesar do motor não possuir a mesma potência, o torque é alto, fazendo com que o carro responda bem à aceleração</p>
Apesar do motor não possuir a mesma potência, o torque é alto, fazendo com que o carro responda bem à aceleração
Foto: Hyundai / Divulgação

O preço do ix35 Fuel Cell não foi divulgado, já que ele não está introduzido no mercado. Contudo, Sae Hoon Kim estima que os veículos custem atualmente cinco vezes mais que um produto com motor comum (no Brasil, o ix35 parte de R$ 98.950). “Não temos um preço definido porque não produzimos em massa. Com poucas unidades sendo produzidas, não temos uma estimativa real do preço”, afirmou o engenheiro do projeto.

Apesar de ser mais caro, o carro tem menor custo para ser abastecido. De acordo com Kim, um litro de hidrogênio custa cerca de 3 euros na Europa, preço similar ao do litro de gasolina. Contudo, um veículo equipado com célula de combustível é capaz de rodar até 27,8 quilômetros com apenas um litro de hidrogênio.

Sem ruído

O Terra testou o carro em um curto percurso dentro do Departamento de Desenvolvimento de Carros Verdes da Hyundai, em Namyang, na Coreia do Sul. Espaçoso e confortável, o veículo possui os mesmos equipamentos do ix35 comercializado no Brasil.

A diferença está na performance ao volante. Apesar do motor não possuir a mesma potência, o torque é alto, fazendo com que o carro responda bem à aceleração. O destaque fica por conta da falta de ruídos.

Com a célula de combustível, o veículo fica completamente parado, mesmo com o motor ligado, e motorista e passageiros não escutam nenhum barulho. Com o carro rodando, é possível ouvir os pneus em contatos com o asfalto. A troca de marchas é extremamente suave, sendo quase imperceptível.

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Fonte: Terra
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