Conheça o motor híbrido eTSI que a Volkswagen fará no Brasil
Desenvolvido especialmente para carros híbridos flex ou plug-in, novo motor pode ser o 1.5 TSI europeu, que tem versões de até 177 cv
Os próximos anos serão bem agitados para a Volkswagen no Brasil. Além de anunciar um investimento de até R$ 16 bilhões até 2028 na América Latina, a montadora alemã também anunciou a chegada de 16 novos modelos e de um novo motor turbo, que será híbrido-flex e mais eficiente do que os atuais propulsores da marca feitos no Brasil.
Oficialmente, a Volkswagen ainda não confirmou qual será o novo motor fabricado em São Carlos (SP). No entanto, é praticamente certo que seja o novo 1.5 TSI que estreou no Golf europeu em 2016 e que equipa uma série de carros da marca na Europa. No entanto, o propulsor terá novas tecnologias exclusivas para o Brasil.
As informações mais concretas de que a Volkswagen faria um novo motor no Brasil tiveram início ainda no ano passado, quando o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté divulgou que a marca alemã faria novos investimentos para produzir localmente o 1.5 TSI EVO2.
Na Europa, esse propulsor estreou em 2016 no Golf de sétima geração, substituindo justamente o 1.4 turbo. No Velho Continente, ele possui variantes de 130 cv e 200 Nm e de 150 cv e 250 Nm. No entanto, ele traz recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável.
Outra vantagem é a possibilidade de ser associado a sistemas híbridos-leve de 48 volts ou plug-in, como no caso do novo Golf GTE, que traz uma versão ainda mais potente – de 177 cv. No caso do hot hatch híbrido, ele é associado a um propulsor elétrico de 115 cv, oferecendo 272 cv de potência combinada e alcance de até 100 km em modo 100% elétrico.
Como os próximos carros inéditos da Volkswagen no Brasil terão a nova plataforma MQB Hybrid – que suportará sistemas de alta voltagem – é possível que o novo motor seja associado a um conjunto plug-in em alguns modelos de maior valor agregado.
O novo motor deve substituir o atual motor 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor no início de 2025. A aplicação do motor deve ser semelhante a atual, equipando as versões Exclusive do Virtus, Highline do T-Cross, GTS do Polo e a ainda inédita versão esportiva do Nivus.
Já o Taos pode ser o primeiro híbrido-flex da marca alemã na América Latina, seguido dos próximos lançamentos da marca, incluindo o novo SUV híbrido feito em Taubaté (SP) e a futura picape que será feita em São José dos Pinhais (PR) daqui a cerca de dois anos.