É possível fazer 22 km/l com o Kia Stonic na cidade (ou mais)
Carros híbridos leves como o Kia Stonic trazem funcionamento simples e permitem muita economia; depende de como você dirige
Quer um carro econômico, ligeiramente ecológico e razoavelmente acessível? Procure um híbrido leve. Os carros com tecnologia MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) são a nova moda no mercado brasileiro. Marcas como a Kia e a Caoa Chery aderiram para reduzir seus níveis de emissão de gás carbônico (CO2). E a vantagem pode ser grande. Ao volante do Kia Stonic Hybrid conseguimos fazer 22 km/l na cidade.
Mas isso não é tudo. Essa média de 22 km/l foi feita num percurso de 12 km, com a maior parte em avenida com bom fluxo e sem semáforos, mas também houve trechos de frenagem, lombada, trânsito e retomadas de velocidade. Rodando apenas na Marginal Pinheiros, com velocidade média de 80 km/h, acelerações leves e poucas frenagens, o Kia Stonic Hybrid fez 25,9 km/l de gasolina.
O consumo de um carro depende muito da forma como o motorista dirige. Por isso, o Inmetro faz uma medição mais rigorosa, considerando a média dos motoristas e também o trânsito. Os números oficiais do Kia Stonic indicam 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. O motor é 1.0 turbo a gasolina de 118 cv acoplado a um pequeno motor elétrico de 6 cv e um câmbio automático de 7 marchas. A potência combinada é de 120 cv e o torque é de 200 Nm.
O consumo na estrada é maior porque é onde o motorista exige mais potência, pois roda com mais velocidade. O Toyota Corolla Cross Hybrid, por exemplo, faz 17,8 km/l de gasolina na cidade e 14,7 km/l na estrada. O sistema do Corolla Cross, entretanto, é o híbrido completo (HEV), ou seja, ele pode tracionar com dois motores elétricos em baixa velocidade.
Um dos itens presentes no Kia Stonic e em outros modelos MHEV é o modo “velejar”. Quando o condutor tira o pé do acelerador e deixa o veículo rodar em modo de inércia, sem acelerar ou frear, e de acordo com o nível de carga da bateria, o motor a combustão é desligado de maneira imperceptível, poupando combustível. A qualquer movimento dos pedais, o motor liga automaticamente.
Os dois sistemas são bem parecidos, porém o custo do sistema híbrido leve é muito menor. O custo para reduzir 15% de emissão de CO2 num híbrido leve é de 700 euros (cerca de 12.000 reais), enquanto o custo para reduzir 30% de CO2 num híbrido completo é de 3.000 euros (cerca de 25.000 reais). Isso, evidentemente, aparece no preço final do veículo. Por isso, enquanto um Kia Stonic Hybrid custa R$ 147.990, um Toyota Corolla Cross Hybrid parte de R$ 198.290.
Em termos de eficiência energética, porém, um Corolla Cross Hybrid, mesmo sendo de categoria superior, traz mais vantagens do que um Stonic Hybrid. Segundo o Inmetro, o consumo energético do Corolla Cross híbrido completo é de apenas 1,31 MJ/km, enquanto o do Stonic híbrido leve é de 1,55 MJ/km. Mas esses números interessam mais aos fabricantes do que ao público, pois envolvem níveis de impostos por emissões.
De qualquer forma, não deixa de ser surpreendente que um híbrido leve como o Kia Stonic consiga fazer 22 km/l de média em um longo trecho urbano. Vale dizer também que o cliente de um carro híbrido deve ter mais interesse numa condução econômica do que rápida, pois o pé pesado no pedal do acelerador sempre vai consumir mais energia (até elétrica).