Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Executivo da Fiat confirma projeto secreto F1H para o Brasil

Fiat terá novo carro compacto nacional baseado nos franceses Peugeot 208 e Citroën C3; Mobi e Argo podem sair de linha

25 abr 2023 - 12h22
Compartilhar
Exibir comentários
Projeção do novo Fiat Panda/Uno baseado no Conceito Centoventi
Projeção do novo Fiat Panda/Uno baseado no Conceito Centoventi
Foto: Autocar / Reprodução / Guia do Carro

O carro secreto da Fiat para o Brasil já tem codinome: F1H. A confirmação foi dada por um alto executivo de compras da Stellantis ao site Automotive Business, que publicou seu nome e depois o tirou da reportagem, deixando apenas “fonte”. Nós sabemos o nome, mas preferimos não divulgar em respeito à fonte do AB.

O novo carro da Fiat usará a moderna arquitetura CMP (Common Modular Platform) do Peugeot 208 e do Citroën C3. "Nós herdamos essa plataforma para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim", afirmou a fonte ao jornalista Bruno de Oliveira.

Desde que as antigas FCA e PSA se uniram, formando a Stellantis, a Fiat deixou de investir nas plataformas MP1 (Argo) e Economy (Mobi). Diante disso, é possível que o Argo e o Mobi saiam de linha. Mas qual será o carro que vem no lugar? Uma das possibilidade é que seja mesmo o Novo Uno, como já vínhamos noticiando.

Na Europa, o CEO global da Fiat, Olivier François, disse que a marca italiana terá um modelo compacto baseado no conceito Fiat Centoventi (que é o Panda elétrico). No Brasil, o nome Panda nunca foi utilizado e sim o nome Uno. 

Projeção do Fiat Uno baseado no Opel Mokka, que também usa a plataforma CMP
Projeção do Fiat Uno baseado no Opel Mokka, que também usa a plataforma CMP
Foto: Kleber Silva / KDesign

“Agora entramos em um novo mundo, finalmente, podemos realizar nossos sonhos”, disse François quando obteve a chance de usar a plataforma CMP da Peugeot-Citroën, em 2020. “Nos próximos cinco anos, vamos lançar um novo carro por ano por região – e globalmente podemos criar carros que são comuns em todo o mundo, algo com o qual lutamos no passado.”

Disse mais sobre o futuro da Fiat: “Haverá um grande retorno no segmento B e nos crossovers. Voltamos aos segmentos mais relevantes. No momento só temos o 500X. Meu objetivo é ter três.” O segmento B é o de carros compactos. Para o Brasil, além do Uno, a Fiat tem a possibilidade de usar os nomes Tipo, Punto, Uno e até Corsa.

O Fiat Tipo ainda é vendido na Itália, mas não deixou boa imagem no Brasil. O Fiat Punto deixou saudades, mas a mídia europeia descarta sua reutilização. O nome Uno vinha bem no Brasil e a própria Fiat o matou ao lançar o Mobi. Quanto ao Corsa, fez sucesso nos anos 90 como Chevrolet, mas hoje pertence à Opel, uma das marcas da Stellantis.

Fiat testa na Europa carro compacto baseado no Opel Mokka
Fiat testa na Europa carro compacto baseado no Opel Mokka
Foto: CarPix for CarScoops / Reprodução

Porém, não faz sentido usar o nome Corsa num Fiat, que tem a história do Uno, por isso essa hipótese deve ser descartada. Mas ele pode voltar como SUV baseado no Opel Mokka europeu. Há ainda a possibilidade de o novo carro do projeto secreto F1H ser a segunda geração do Argo. Quando foi lançado, o Fiat Mobi usava o codinome F1X.

Fiat Pulse: conheça os detalhes do novo SUV nacional:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade