Ferrari apresenta o Purosangue, o primeiro SUV de sua história
Ferrari Purosangue também é o primeiro modelo de quatro portas e quatro lugares da marca; motor é um V12 de 725 cv
Finalmente aconteceu: a Ferrari apresentou hoje (13) o Purosangue, o primeiro SUV da marca, que, mesmo tendo sido anunciado há algum tempo, ainda estava cercado de expectativa. Mas é bom ressaltar que os executivos da montadora não admitem que a novidade seja um SUV, e o destacam como o primeiro modelo com quatro portas e quatro lugares na história da marca.
A Ferrari reforça a diferença do Purosangue com os SUVs destacando a distribuição de peso do modelo. Ao contrário do adotado nos utilitários, a nova Ferrari utiliza o layout de motor dianteiro e transmissão traseira (transeixo), o que, de acordo com a fabricante, permitiu alcançar o equilíbrio, com 49% do peso total do veículo na dianteira e 51% na traseira.
Além do belo visual, a elegante carroceria chama atenção pelas portas traseiras que abrem no sentido contrário, recurso que permitiu manter dimensões menores, sem prejudicar o conforto. Feita de alumínio, a carroceria combina rigidez com leveza, favorecendo o comportamento dinâmico do carro, que também conta com teto de plástico reforçado com fibra de carbono.
A aerodinâmica foi intensamente trabalhada no Purosangue, que conta com arcos destacados da carroceria nas caixas de roda, que foram usados para reduzir a turbulência ali com o carro em movimento. Atrás, um bonito aerofólio fixo trata de manter o vidro traseiro limpo, já que não há limpador ali.
Visto de frente, o Purosangue causa curiosidade por conta da posição dos faróis. Graças à tecnologia LED, o conjunto óptico é muito discreto e passa quase despercebido, já que as entradas de ar chamam mais a atenção.
Para quem imaginava que a Ferrari pudesse aproveitar o Purosangue para anunciar a estreia de algum tipo inovador de eletrificação em seu conjunto motriz, a montadora deixou claro que prefere manter um pouco mais da tradição. Sob o capô, o novo modelo conta com um tradicionalíssimo V12 de 6.5 litros e cárter seco, capaz de entregar 725 cv e 73 kgfm, acoplado a um câmbio robotizado de dupla embreagem com oito marchas.
Na cabine, o destaque é o padrão simétrico, que oferece ao passageiro um monitor digital com as informações principais do veículo, o que, de acordo com a Ferrari, permite a ele participar da experiência de pilotagem. A montadora destaca ainda o fato de utilizar material reciclado em diversas partes do interior, como a forração do teto, feita de poliéster reciclado e os tapetes, produzidos com material oriundo de redes de pesca recuperadas dos oceanos, por exemplo.
A Ferrari não revelou o preço oficial do Purosangue, mas a a imprensa especializada europeia dá como certo um valor em torno de 390 mil euros – pouco mais de R$ 2 milhões na cotação atual, quantia muito superior que a pedida por um Lamborghini Urus (R$ 1.532 mil), por exemplo.