Ferrari vai lançar 15 carros inéditos até 2026 (tem até SUV)
Equipado com motor V12 aspirado, novo Ferrari Purosangue será revelado em setembro; novo SUV será um dos 15 lançamentos da Ferrari até 2026
A Ferrari terá novidades importantes nos próximos anos. A montadora italiana divulgou na última semana o seu plano estratégico para o ciclo 2022-2026. Dentre as novidades, a Ferrari promete ao menos 15 lançamentos no período, incluindo edições especiais, um hipercarro e até um inédito esportivo 100% elétrico, que será lançado em 2025. Uma das novidades será o SUV Purosangue, que será revelado oficialmente em setembro deste ano.
A montadora italiana não revelou muitos detalhes sobre os novos modelos. No entanto, o planejamento da Ferrari indica que até 2026, o portfólio de produtos da marca deverá ser composto por 60% de híbridos (55%) e totalmente elétricos (5%), e 40% de carros a combustão. Já em 2030, a Ferrari espera que 20% dos seus carros sejam a combustão, 40% sejam híbridos e 40% totalmente elétricos.
Além disso, a Ferrari afirma que os modelos de séries especiais vão representar cerca de 10% das vendas. Já os modelos exclusivos da série Icona e os supercarros serão limitados a apenas 5% das vendas. Já os demais carros de produção da Ferrari serão responsáveis por 85% do volume da marca. Por fim, também estão previstos o lançamento de um novo hipercarro e de um modelo 100% elétrico, que chegará ao mercado em 2025.
A empresa não deu detalhes a respeito de seus novos motores elétricos, pois eles serão projetados e construídos internamente em Maranello (ITA). Os modelos de volume - incluindo o SUV - representarão aproximadamente 85% do total de vendas, com os 10% restantes dedicados aos modelos da Série Especial, como a linha Competizione, e 5% serão da Série Icona, que incluirão o substituto da LaFerrari.
De acordo com um plano estratégico divulgado pela própria Ferrari, o novo Purosangue também não será um carro de volume. Ao que tudo indica, o SUV deve representar apenas 20% das vendas anuais da marca. Com produção limitada e equipado com um motor V12 aspirado, o novo Ferrari Purosangue será concorrente de modelos como o Lamborghini Urus e o Aston Martin DBX. O novo SUV deve chegar ao mercado apenas em 2023.
Apesar de não revelar muitos detalhes do novo Ferrari Purosangue, o design do SUV já apareceu em fotos vazadas na internet. Na dianteira, o Purosangue seguirá a atual identidade visual da montadora italiana, e terá faróis de LED com contornos irregulares em formato de “C”, como no esportivo SF90 Stradale. Eles são divididos por um vinco que acompanha a dianteira do SUV e trazem finas luzes diurnas de LED.
Logo abaixo, o modelo traz a grade dianteira em formato trapezoidal com o logotipo da Ferrari. Enquanto isso, o capô é bastante longo e traz linhas musculosas. Na lateral, os para-lamas contam com arcos de roda destacados na cor black piano. Na traseira, o Ferrari Purosangue terá lanternas de LED divididas em dois blocos. Também há um extrator de ar e quatro saídas de escapamento.
Por outro lado, o interior do futuro Ferrari Purosangue ainda é um completo mistério. Apesar disso, é provável que o SUV mantenha o acabamento esportivo e luxuoso já utilizado em outros modelos da marca. Sob o capô dianteiro, o novo Ferrari Purosangue será equipado com um motor V12 aspirado a gasolina. A potência deve ultrapassar os 800 cv. Já a tração será integral nas quatro rodas.