Fiat é líder, mas Ford fatura quase o triplo por carro vendido
Relatório da consultoria Jato Dynamics sobre faturamento das montadoras revela que ticket médio da Fiat só ganha da Hyundai e da Renault
A Fiat foi a marca de carros que mais faturou no Brasil em 2022, com um total de R$ 45,3 bilhões, mas ela está apenas em 12º lugar no faturamento por carro vendido, considerando as 14 marcas mais populares. O 1º lugar é da Ford, que foi apenas a 14ª marca mais vendida e 13ª em faturamento. Cada carro da Ford agora tem o ticket médio de R$ 272.177.
O faturamento por carro vendido da Ford é quase o triplo da Fiat (2,5x). Entre as marcas que produzem no Brasil e têm grande volume de vendas, a surpresa é a Toyota, que foi apenas a 4ª marca mais vendida, porém a 2ª no faturamento total com R$ 39 bilhões.
Os números de faturamento das montadoras aparecem num relatório da consultoria Jato Dynamics, especializada na indústria automobilística. Com base nesses números e na venda total de veículos, o Guia do Carro calculou a média de faturamento por veículo vendido.
A Toyota conseguiu obter R$ 204.072 de ticket médio, enquanto o faturamento por cada carro vendido da Fiat é de R$ 105.449. Outra surpresa deste ranking é a Hyundai, que tem um ticket médio abaixo da Fiat e superior apenas ao da Renault.
Faturamento por carro vendido - 2022
1º Ford - R$ 272.177
2º Mitsubishi - R$ 265.721
3º Toyota - R$ 204.072
4º Jeep - R$ 193.681
5º Caoa Chery - R$ 177.259
6º Nissan - R$ 153.022
7º Honda - R$ 132.457
8º Chevrolet - R$ 129.537
9º Volkswagen - R$ 115.861
10º Citroën - R$ 115.451
11º Peugeot - R$ 112.826
12º Fiat - R$ 105.449
13º Hyundai - R$ 104.982
14º Renault - R$ 99.261
Vale dizer que Ford, Mitsubishi, Jeep e Caoa Chery não são reconhecidas como marcas de luxo, mas vendem produtos premium. Por isso elas aparecem muito bem colocadas no ranking. Mas, se tirarmos essas marcas da lista, o faturamento da Toyota fica ainda mais destacado.
Quanto à lucratividade, a Jato Dynamics não informou em seu relatório. Portanto, não dá para afirmar com certeza qual dessas monarcas é mais lucrativa. Os números de faturamento são estimados. Quanto às marcas de luxo, deixamos de fora desse ranking para fazer uma análise à parte.