Fiat Fastback estreia com 3 versões turbo e parte de R$ 129.990
Conheça o inédito Fiat Fastback, primeiro SUV cupê da marca líder do país, que aposta em dois motores turbinados e num porta-malas gigante
O inédito Fiat Fastback já está à venda nas 500 concessionárias da marca no Brasil. O carro é o último de uma leva que marcou o reposicionamento da Fiat no Brasil. De marca popular e acessível, passou a ser popular e aspiracional. O Fiat Fastback foi definido como SUV cupê e estreia em três versões turbinadas.
Duas versões do Fiat Fastback utilizam o motor 1.0 flex T200 de 125/130 cv de potência e câmbio CVT de 7 marchas. São as versões Audace Turbo 200 e Impetus Turbo 200. A terceira versão é equipada com o motor 1.3 flex T270 de 180/185 cv e câmbio automático de 6 marchas. Já dirigimos o Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth.
O Fiat Fastback surgiu pela primeira vez como conceito no Salão de São Paulo de 2018. Ele era baseado no Fiat Toro. Porém, o Fiat Fastback de série é um derivado do Pulse. Toda a parte dianteira do Fastback é similar à do Fiat Pulse, mas a parte traseira é bastante alongada e foi baseada no sedã Cronos, para abrigar um enorme porta-malas de 516 litros.
A Fiat também se inspirou no sucesso do BMW X4 para criar seu SUV cupê. A Fiat optou por usar o nome do conceito, Fastback, porque ele estava disponível para registro e é autoexplicativo. O carro, apesar das quatro portas, tem uma traseira bastante alongada e em queda a partir da coluna B – característica dos carros fastback.
Além do grande balanço traseiro, o Fiat Fastback tem boa altura do solo e posição de dirigir elevada. O design foi chefiado por Peter Fassbender, criador do Fiat Toro. O carro partiu, portanto, de uma traseira mais elevada, como a picape monobloco. Na lateral, o SUV cupê apresenta um jogo de sombras (escuro/claro/escuro/claro) para ter dinamismo visual.
A parte dianteira tem duas entradas aerodinâmicas funcionais nas extremidades. Os faróis têm DRL que mudam para seta (como nos Volvo da linha XC). As lanternas traseiras são bem estreitas e largas. As rodas têm quatro desenhos diferentes e podem ser de 17” ou de 18”.
O painel é igual ao do Fiat Pulse. O interior do Fastback traz o console bem alto e um porta-objetos “secreto”. O porta-copos é removível. A central multimídia também fica em posição elevada. Os alertas sonoros são novos. Os bancos podem ser de tecido, de couro ecológico ou de couro natural, conforme a versão.
As duas versões equipadas com motor 1.0 turbo de 130 cv e 200 Nm aceleram de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Nessa configuração, o Fiat Fastback é capaz de fazer 14,6 km/l de gasolina na estrada. Isso dá um consumo de 6,8 litros/100 km.
No Fiat Fastback 1.3 turbo de 185 cv e 270 Nm, a aceleração é feita em 8,1 segundos. O carro se destaca pela relação peso/potência de apenas 7 kg/cv. O inédito Fastback conta com três modos de direção: Normal, Manual e Sport. O motor é o mesmo do Fiat Toro e do Jeep Compass, mas, por questão de marketing, a Fiat preferiu fazer uma associação com o Pulse Abarth, que também será equipado com o T270.
Preços do Fiat Fastback 2023
Fastback Audace Turbo 200 - R$ 129.990
Fastback Impetus Turbo 200 - R$ 139.990
Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth - R$ 149.990
A Fiat produziu 5.000 unidades do Fastback para o lançamento. Segundo Herlander Zola, vice-presidente da Marca Fiat na América do Sul, os principais concorrentes do Fiat Fastback são o Volkswagen Nivus, o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta. A expectativa de vendas do Fastback para os meses seguintes é de 2.500 a 3.000 unidades. O mix inicial é de 40% para a versão Audace, 40% para a Impetus e 20% para a Limited.
Equipamentos
Fiat Fastback Audace Turbo 200
Motor 1.0 turbo flex
Câmbio CVT de 7 marchas
Pacote de segurança ADAS
Faróis e lanternas full led
Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
Ar-condicionado automático digital
Rodas de liga leve de 17”
Multimídia 8,4” com pareamento sem fio
Carregamento do celular por indução
Sensor e câmera de estacionamento traseiros
Borboleta no volante
Controle de estabilidade e tração
Airbags frontais e laterais
Fastback Impetus Turbo 200
Acrescenta
Multimídia 10,1” com pareamento sem fio
Painel de instrumentos full digital
Teto em pintura preta
Rodas esportivas de 18” com acabamento diamantado
Banco de couro e acabamento interno escurecido
Sensor de estacionamento dianteiro
Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
As mesmas do Fastback Impetus +
Motor 1.3 turbo flex
Câmbio automático de 6 marchas
Leia nossas primeiras impressões com o Fastback Powered by Abarth