Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiat Fastback | Tudo o que sabemos sobre o novo SUV coupé

Derivado do Pulse, novo crossover da montadora italiana ganhou teaser que revela um pouco de sua silhueta e alguns detalhes do design. Lançamento se aproxima

21 jul 2022 - 13h15
(atualizado às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fiat revelou mais um pouquinho de como será o novo Fastback, seu SUV coupé derivado do Pulse e que será lançado dentro de algumas semanas. No teaser mostrado pela montadora italiana nesta quarta-feira (20), é possível notar a forte presença do caimento na traseira e alguns elementos que remetem à esportividade.

Mostrado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, esperava-se que o SUV fosse derivado da picape Fiat Toro, grande sucesso da montadora desde seu lançamento. Mas as mudanças no mercado nacional pediram um SUV coupé um pouco menor e com mais apelo comercial, sem canibalizar com outros carros do grupo, como o Jeep Compass.

Foto: Divulgação/Stellantis / Canaltech

Por isso, o Fiat Fastback será derivado do Fiat Pulse, mas receberá mais equipamentos e duas opções de motor: o 1.0 GSE turbo, de 130cv e 21,4 kgf/m de torque; e o 1.3 GSE turbo de 185cv e 27,5 kgf/m, ambos flex. Além disso, o SUV coupé terá a manutenção de todos os sistemas de segurança ativa vistas no seu irmão menor, além dos sistemas de conectividade.

Em termos de espaço interno e acabamento, o Fiat Fastback deve manter alguns padrões vistos no Pulse, porém com mais conforto, sobretudo no porta-malas, já que espera-se medidas bem superiores de comprimento. O entre eixos segue como dúvida.

"Duelo" com Renegade e Compass?

O Jeep Renegade e Compass dominam o mercado de SUVs há anos e a Fiat não tem a intenção de atrapalhar isso, porém deve ser agressiva com o lançamento do Fastback. O outro SUV coupé do mercado dentro das montadoras tidas como generalistas é o Volkswagen Nivus que, em tese, duelava com o Pulse.

O detalhe mercadológico que deve impedir o canibalismo dentro da Stellantis (levando em conta também modelos da Peugeot e Citroën) será mesmo o preço e lista de equipamentos. Além disso, a crise dos semicondutores, que atrapalha entregas principalmente do Jeep Renegade, devem fazer a Fiat quebrar a cabeça para encaixar o Fastback e ter volume.

Uma versão com tração integral ou 4x4 está descartada.

Fiat Fastback: preço e lançamento

A expectativa é de que o Fiat Fastback seja lançado oficialmente em outubro. A fábrica da montadora em Betim/MG já se prepara para iniciar os trabalhos com o SUV coupé, levando em conta, claro, os problemas crônicos com peças que afetam o mundo todo.

Em termos de preços, o Fastback deve ser posicionado acima do Pulse, mas entre os valores de Renegade e Compass. Sendo assim, a expectativa é por modelos que variam entre R$ 120 mil e R$ 180 mil.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade