Fiat Strada: estratégia para enfrentar novos rivais já está em ação
Fiat Strada já tem preços mais em conta nas versões CVT e vai ganhar itens e novo visual para competir com futuros rivais
A Fiat, marca integrante do grupo Stellantis, está deixando claro que não vai a facilitar a vida de seus rivais na disputa por espaço no segmento das picapes leves – que deve ficar ainda mais acirrada com a chegada das novas Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro – e já iniciou a estratégia para manter sua picape Fiat Strada na liderança da categoria.
A primeira parte da estratégia é a nova tabela de preços da linha 2023 da picape, que embora tenha aumentado os valores de algumas versões, trouxe redução nas configurações equipadas com câmbio automático CVT.
Com isso, a versão Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla CVT agora tem preço sugerido de R$ 122.990, enquanto a Strada Ranch 1.3 Cabine Dupla sai por R$ 127.990, ou seja, R$ 1 mil (equivalente a quase 1%) a menos que na linha anterior. Já as configurações da Fiat Strada com câmbio manual tiveram preços reajustados entre 1% e pouco mais de 3%.
Mas, como foi mencionado, os novos preços são a primeira etapa do plano da Stellantis para a Fiat Strada. A principal está reservada para o segundo semestre deste ano, quando a picape leve (já como linha 2024) vai passar por uma leve reestilização, concentrada na parte dianteira, para manter seu estilo atualizado.
A principal novidade da linha Fiat Strada 2024, contudo, será a motorização 1.0 turbo flex – similar à usada nos modelos Pulse e Fastback – capaz de entregar 130 cv acoplada ao câmbio CVT de sete marchas, que deve ser oferecida nas versões mais sofisticadas do utilitário compacto.
A cabine da Fiat Strada 024 também deve trazer novidades, tanto em termos de acabamento quanto em equipamentos, com destaque para uma nova central multimídia com tela de 8,4 – a mesma já presente em modelos da Jeep – e, provavelmente, itens de assistência ao condutor, como frenagem autônoma de emergência e alerta de permanência em faixa, por exemplo.
Todas essas mudanças têm como objetivo manter a competitividade da gama Fiat Strada frente aos novos modelos de Volkswagen Saveiro e, principalmente, Chevrolet Montana, que promete esquentar a briga por espaço no segmento de picapes compactas, na qual o modelo produzido em Betim (MG) é líder com folga há anos.