Fiat Topolino, lançado na Itália, impusiona 500e no Brasil
Levantamento realizado pela startup Simplex revela que brasileiros foram influenciados e destaca alta na procura por chocolates e viagens
Apresentado na Itália, o novo minicarro elétrico sem portas da Fiat, batizado de Topolino na Europa, ainda nem chegou ao Brasil mas já movimenta o mercado automotivo. A novidade da marca, inspirada na primeira geração do Fiat 500 dos anos 30 (e que ganhou o apelido de Topolino), impulsionou a procura dos brasileiros na Internet pelo Cinquecento elétrico (Fiat 500e), comercializado no país desde 2021.
É o que aponta a edição de maio do Radar Simplex, levantamento criado pela startup franco-brasileira Simplex, que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces do Brasil e capta tendências através de uma plataforma de inteligência artificial.
É interessante essa relação e mostra como no mundo interconectado uma notícia surgida em outro país pode impulsionar as buscas feitas por internautas no Brasil. Nesse caso, o beneficiado foi o Fiat 500e. Mas poderia também ser o Citroën Ami, se ele fosse vendido no Brasil.
Afinal, o novo Fiat Topolino nada mais é do que a versão italiana do francesinho Citroën Ami. TRata-se de minicarro urbano que a Stellantis não consegue homologar no Brasil como automóvel, por isso está chamando o veículo de "solução de mobilidade".
Segundo a Simplex, o Fiat Cinquecento elétrico alcançou a vice-liderança dos 10 itens mais desejados do último mês (maio) com uma alta de 1.750% em relação a abril.
O crescimento vem na esteira de uma tendência mundial de eletrificação do transporte terrestre. Segundo a Agência Mundial Internacional de Energia (AIE), a venda da modalidade automotiva elétrica em 2023 deve atingir a marca de quase um em cada cinco carros comercializados no mundo. No Brasil, a tecnologia ganha gradativamente força, em meio a discussões sobre incentivos fiscais a veículos elétricos.
"O anúncio de um novo modelo elétrico no exterior ter mobilizado o nosso mercado mostra que o brasileiro se informa cada vez mais sobre essa tendência. Reflete o aumento de interesse do consumidor por novas tecnologias e por uma mobilidade mais sustentável”, observa João Lee, CEO da Simplex, pioneira na abordagem tecnológica de SEO (Search Engine Optimization) para aumento de tráfego online qualificado, conversão e vendas na Internet.
No topo do ranking do Radar Simplex, o campeão de buscas foi “chocolate”, apresentando crescimento de 1.810% em comparação a abril, mês da Páscoa. Segundo João, a evolução pode ser resultado da corrida por presentes para o Dia das Mães.
De olho nas férias de junho/julho e nos feriados, por sua vez, o consumidor também já está garantindo seu destino. Na terceira colocação, o termo “viagem” aparece com um aumento de 1.027% no volume de cliques se comparado a abril.
Confira, abaixo, o ranking completo com os dez itens que mais despertaram o interesse do brasileiro no mês de maio e seus respectivos crescimentos em relação a abril:
1 – Chocolate (+1.810%)
2 – Fiat 500 (+1.750%)
3 – Viagem (+1.027%)
4 – PC (+675%)
5 – Whey (+455%)
6 – Smartphone (+447%)
7 – SSD (+397%)
8 – TV (+396%)
9 – Geladeira frost free (+ 355%)
10 – Carrinho de bebê (+352%)