Fiat Toro? Não. Rival da Nova Montana é a Nova Oroch
Saiba por que o Chevrolet Montana não compete diretamente com o Fiat Toro, líder da categoria C-Pick-up
O novo Chevrolet Montana vai emparedar o Fiat Toro como nenhum outro veículo fez antes, certo? Errado. Toro e Nova Montana não serão rivais diretas no segmento de picapes.
As montadoras classificam os veículos por categoria e símbolos. O Chevrolet Montana estreia no segmento B+ das picapes, onde está situado o Renault Oroch, seu verdadeiro rival em porte (4,72 m).
Antes a Montana ficava no segmento A Pick-up, onde restou apenas o Volkswagen Saveiro. O segmento B tem o Fiat Strada, enquanto Chevrolet Montana e Renault Oroch são picapes B+.
É possível refinar essa classificação posicionando a Strada Cabine Plus como A+, assim como a Saveiro Cabine Dupla. Fiat Toro está na categoria C, Ford Maverick na C+, Chevrolet S-10 na D e as picapes Ram na E.
É a partir dessas classificações que as montadoras definem o pacote de equipamentos e, principalmente, o preço de cada veículo.
Mesmo que a GM opte por considerar a Nova Montana como uma picape da categoria C, ela não seria rival direta da Toro, que subiria para C+.
Mais importante do que a letra escolhida, que é só uma referência para cada montadora, o que conta mesmo é o tamanho, o porte de cada veículo. Por isso, a verdadeira rival da Nova Montana é a Nova Oroch.