Fiat Toro ou Chevrolet Montana: afinal, qual picape é a líder?
Tanto a Fiat quanto a Chevrolet se dizem líderes com as picapes Toro e Nova Montana, por isso é preciso mergulhar nos detalhes
O Fiat Toro é imbatível no segmento de picapes da categoria C com carroceria monobloco desde seu lançamento, em 2016. Mas, desde março a GM diz que sua picape Chevrolet Montana é líder em seu segmento. Afinal, quem tem razão?
Pelos números absolutos, é a Fiat. Afinal, de março a maio (até o dia 29), a Toro registrou 13.588 emplacamentos, contra 10.072 da picape Nova Montana. Entretanto, se formos aos detalhes, a Chevrolet também tem razão, pois considera apenas o nicho de modelos flex.
Nesse nicho, o Chevrolet Montana supera o Fiat Toro por 1.553 unidades, pois registrou 10.072 emplacamentos contra 8.519 da rival. Por óbvio, o argumento da Fiat é mais forte, mas os números da Montana reforçam a narrativa de liderança de nicho da GM e também tem força.
Vale dizer que essas lideranças valorizam os veículos no mercado. Há ainda, nesse nicho de picapes flex, o Renault Oroch com 4.727 emplacamentos no ano, bem atrás do Chevrolet Montana, que soma 10.512 no acumulado de janeiro a maio e, claro, do Fiat Toro com 20.060.
Fato é que a Toro teve um ligeiro recuo de vendas em relação a 2022 (pouco mais de 1.000 unidades) e isso pode ter sido provocado pela renovação da Oroch e pela chegada da Nova Montana. Mas nada que abale sua liderança geral.
A picape Fiat Toro foi considerada a melhor ideia da década passada justamente por baratear o acesso aos modelos a diesel. Por isso, as 5.069 unidades Turbo Diesel 4x4 emplacadas pela Toro são fundamentais – garantem sua liderança e representam 37% das vendas.
A GM se diz satisfeita com o desempenho de vendas do Chevrolet Montana. Mesmo com apenas 3.000 unidades/mês nos últimos dois meses, depois de milionária campanha no programa BBB 23, da TV Globo, a GM garante estar cumprindo suas metas, que era ser líder do nicho flex que era do Fiat Toro e não entrar em briga direta com o Fiat Strada, que é de outra categoria.
O número de 3.000 unidades é idêntico ao que vendia a velha Montana, mas a General Motors lembra que o mercado encolheu e que a picape mudou de categoria; portanto, tem custo e preço muito maiores agora. Daí a satisfação com o desempenho comercial da Nova Montana.
Segundo a General Motors, o Chevrolet Montana está sendo lançado agora em outros países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Argentina, Equador e Colômbia. Em breve publicaremos um comparativo entre o Chevrolet Montana e o Fiat Toro Flex.