Ford Maverick: vale a pena comprar a picape de R$ 246 mil?
Fizemos uma viagem com a picape monobloco Ford Maverick Lariat FX4 Off Road, que tem “personalidade” própria e não é só uma anti-Toro
Lançada no início deste ano, a picape Ford Maverick surpreendeu em vários aspectos. Esperava-se uma anti-Toro (referência à picape da Fiat), mas ela é mais do que isso. Falava-se numa mini-Ranger (referência à irmã maior da própria Ford), mas ela trouxe características novas.
É preciso olhar para o Ford Maverick sem pensar muito nas referências. Esta picape conseguiu impor sua "personalidade", mesmo tendo como base o sucesso do Fiat Toro, cujo grande diferencial é a carroceria monobloco.
O que é novo – Tudo é novo no Ford Maverick. A picape era inédita quando chegou ao Brasil, trazendo não apenas a carroceria monobloco, mas também uma ampla variedade de utilização, através dos vários modos de condução.
O câmbio automático de 8 marchas tem reduzida, mas não se trata de uma engrenagem extra e sim de um sistema que trava a marcha e aumenta a rotação do motor. Ele trabalha como um freio motor.
O que nós gostamos – A alta potência do motor 2.0 turbo a gasolina proporciona acelerações vigorosas e pudemos usufruir delas nas ultrapassagens em estradas de pista simples. O câmbio automático de 8 marchas está bem dimensionado para o motor e a tração 4x4 (AWD) reforça a estabilidade.
Apesar dos 218 mm de vão livre, o Ford Maverick tem o centro de gravidade mais baixo do que a maioria das picapes – inclusive o Fiat Toro. Isso dá ao veículo um comportamento dinâmico incrível, melhor do que o de qualquer concorrente. É possível fazer curvas em boas velocidades sem se preocupar com a rolagem da carroceria.
A picape Maverick também tem um espaço interno generoso e o banco traseiro é muito confortável para os usuários do que o das outras picapes. A sensação é mesmo a de estar rodando num automóvel de passeio elevado.
O design também é destaque do Ford Maverick. A picape americana (produzida no México) tem um visual impactante e marca bela presença nas ruas. É um veículo que entrega status sem “carimbar” seus usuários como agroboys ou agrogirls, identidade que vem junto com as picapes médias com carroceria sobre chassi (Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux etc.).
O que pode melhorar – A multimídia de 8” é boa e tem tamanho suficiente, mas toda vez que o usuário busca algum comando a tela é interrompida, mostrando o que está sendo procurado, e isso muitas vezes atrapalha.
A ausência de cobertura da capota num veículo de R$ 246.502 não tem justificativa. É um equipamento que faz falta e deveria ser de série.
Potência e KML – O motor 2.0 GTDI tem 253 cv de potência a 5.500 rpm e 380 Nm de torque a 1.750 rpm. É uma cavalaria poderosa e que diferencia mais uma vez o Ford Maverick do Fiat Toro (185 cv).
O desempenho agrada bastante; a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos e atinge 175 km/h. O Ford Maverick tem um consumo relativamente alto: 9 litros por 100 km. Segundo o Inmetro, a picape faz 8,8 km/l de gasolina na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 5,073 m
Largura: 2,134 m
Altura: 1,733 m
Entre-eixos: 3,076 m
Caçamba: 617 litros ou 943 kg
Tanque: 67 litros
Veredicto – Vale muito a pena comprar o Ford Maverick. Trata-se de uma picape surpreendente, que conseguiu se posicionar entre o Fiat Toro e o Ford Ranger de maneira magistral, com ótimo comportamento dinâmico, design atraente, potência considerável e soluções inéditas de usabilidade.
Lamentamos apenas o fato de a Ford não importar versões mais acessíveis desta ótima picape.
Preço do Ford Maverick 2022
Lariat FX4 Off Road - R$ 246.502