Futuro VW Polo elétrico pode ter bateria que dura 500 mil km
Futuro hatch elétrico abaixo de 25 mil euros da Volks pode estrear com a nova bateria de estado sólido, que “praticamente não envelhece”
Erguida no norte da Alemanha, a apenas 40 minutos de carro de Wolfsburg, a gigafábrica de baterias elétricas da Volkswagen em Salzgitter relatou no início deste ano um promissor resultado dos testes com a bateria QuantumScape, de estado sólido. Com ela, o futuro VW Polo elétrico, previsto para 2026, pode vir equipado com uma bateria que vai durar 500 mil km.
O monumental complexo de Salzgitter, onde fica a SalzGiga (nome dado pela VW) é chefiado por Frank Blome (CEO da PowerCo) sob supervisão direta de um executivo conhecido dos brasileiros, Thomas Schmall, que lançou o VW Up no Brasil e atualmente é o Chairman da PowerCo, além de membro do Board da Volkswagen AG.
O primeiro VW Polo elétrico, que será baseado no conceito ID2.all, terá sua versão de produção apresentada em 2025. A fabricação começará em 2026 e o preço será inferior a 25 mil euros (R$ 134 mil). É um carro que até o ano passado (antes do Programa Mover) também fazia parte dos planos da Volkswagen do Brasil, conforme apurou o Guia do Carro.
O poder revolucionário está na nova bateria de estado sólido, que é uma das prioridades da SalzGiga. “A célula de estado sólido é considerada uma tecnologia do futuro e o próximo grande passo no desenvolvimento de baterias”, relatou recentemente Andreas Gross, chefe de comunicação da PowerCo. “A tecnologia promete autonomias mais longas, tempos de carregamento mais curtos e segurança máxima.”
A PowerCo realizou testes de 1.000 ciclos (liga-desliga) com a bateria de estado sólido da QuantumScape (empresa dos EUA) e os resultados foram considerados “muito encorajadores e um marco no caminho para a produção em série da célula de estado sólido”, comentou Frank Blome. “Ela praticamente não envelhece.”
Segundo a PowerCo, para um carro elétrico com autonomia de 500 a 600 km (WLTP) os 1.000 ciclos correspondem a 500 mil km rodados. “Ao mesmo tempo, a célula mal envelheceu e ainda tinha 95% de sua capacidade (ou retenção de energia de descarga) ao final do teste”, relatou Andreas Gross. Os testes, que duraram vários meses, foram realizados nos laboratórios de baterias da PowerCo em Salzgitter.
A expectativa ao início dos testes era que a bateria tivesse uma perda de 20% de sua capacidade após 700 ciclos, mas a perda foi de apenas 5% após 1.000 ciclos liga-desliga. Agora trava-se uma corrida contra o tempo. Com ou sem a bateria de estado sólido, a Volkswagen aposta no Polo elétrico como seu primeiro veículo elétrico popular.
Talvez não dê tempo para lançar o Polo elétrico com a bateria de estado sólido, mas como o avanço desses estudos está indo muito rápido, não é descartável. “Estamos trabalhando a todo vapor para viabilizar a produção em série”, disse Blome. A expectativa inicial da Volkswagen é que o Polo elétrico tenha um alcance de 450 km (WLTP).
Para dar uma ideia, a duração de uma bateria de estado líquido (que é usada em praticamente todos os carros elétricos atualmente), antes de perder cerca de 20% de sua capacidade, fica entre 150 mil e 200 mil km (por isso a garantia dos fabricantes é de 8 anos). Estender essa faixa para próximo de 500 mil km dará muita confiança aos compradores de carros elétricos.
“Estamos entusiasmados por trabalhar em estreita colaboração com o Grupo Volkswagen e a PowerCo para industrializar esta tecnologia e trazê-la ao mercado o mais rápido possível”, disse Jagdeep Singh, CEO da QuantumScape.