Honda HR-V 1.5 aspirado enfrenta sua primeira prova de estrada
Econômico na estrada? Saiba como foi nossa primeira experiência com o Honda 1.5 EXL Sensing num roteiro de 175 km
O novo Honda HR-V 1.5 aspirado finalmente passou por sua primeira prova de estrada. Foi num roteiro de 175 km, ida e volta entre São Paulo e Itabira, no interior do Estado, pela Rodovia dos Bandeirantes. Na ida, dirigimos em velocidade moderada; na volta, viemos num ritmo forte, justamente para ver as diferenças de consumo.
O consumo é um dos itens que podem atrair o consumidor para o novo Honda HR-V com motor 1.5 aspirado flex. Afinal, nas versões EX e EXL ele perdeu potência. Antes tinha um motor 1.8 de 139/140 cv; agora conta com o mesmo 1.5 de 126 cv que estreou na nova geração do Honda City.
A Honda parece ter acertado a mão ao adotar o motor 1.5 de 4 cilindros no HR-V. Primeiro porque o carro não apresenta a mínima vibração, coisa que é perceptível em outros carros da categoria B-SUV (compactos) equipados com motor 1.0 turbo de 3 cilindros.
A ausência de vibração no funcionamento (seja parado ou em movimento) já deixa o Honda HR-V em boas condições de enfrentar seus rivais na questão do ruído a bordo e do conforto na condução. E isso é enfatizado pela incrível maciez da suspensão, que trouxe bons aprimoramentos e amortecedores com curso mais longo para absorver de forma competente as irregularidades do piso.
Ainda que tenha sido um trecho bem pequeno, passamos por pisos ruins nesta rápida viagem de impressões ao dirigir com o novo Honda HR-V. De forma geral, o carro é muito bem construído e o bem-estar na cabine é uma garantia. Apesar da maciez da suspensão, ele teve bom comportamento dinâmico nas curvas e frenagens. Os pneus de perfil alto também ajudam. O HR-V aspirado é um pouco mais alto do que o turbinado: 18,5 cm contra 18,1.
Já esperávamos um bom consumo de combustível na estrada. Afinal, os números do Inmetro indicam 13,9 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol. Entretanto, perde para o Volkswagen T-Cross, que faz 14,2 km/l com gasolina e 10 com etanol. Porém, foi surpreendente o baixo consumo da volta, quando fizemos uma tocada mais forte, com acelerações vigorosas e frenagens constantes: 12,5 km/l.
A entrega de potência não é empolgante e isso deve ser dito sobre o Honda HR-V 1.5 aspirado. A potência máxima de 126 cv (gasolina ou etanol) surge com o motor berrando a 6.200 rpm. Até aí, normal, mas o torque é de 153/155 Nm (g/e) surge apenas a 4.600 rpm. O resultado é uma certa “preguiça” do carro em acelerações fortes ou retomadas de velocidade.
Mas a proposta das versões EX Sensing e EXL Sensing não é o desempenho de velocidade e sim o consumo de combustível. Nesse ponto, o Honda HR-V 1.8 de 140 cv deixa um pouco de saudade. Mas, pelo menos, agora o HR-V tem também uma versão intermediária com o motor 1.5 turbo de 173 cv.
A transmissão CVT de 7 marchas tem borboleta para troca de marchas manuais, porém ela funciona mais como um enfeite. O câmbio não empolga. No modo Sport, as marchas não trocam de forma automática. Seja reduzindo as marchas no modo Sport (manual) ou no modo Drive (automático), fazendo o “kick down”, a resposta é um pouco lenta.
Esses detalhes não desabonam o novo Honda HR-V 1.5 aspirado. A Honda fez um bom posicionamento de preço para as versões EX e EXL, que contam com um ótimo pacote de segurança de série (Honda Sensing), o que torna a compra deste SUV um bom negócio.
Quando surgiu no mercado, em 2015, o Honda HR-V logo se tornou líder de vendas. Alguns executivos da Honda têm ambições de que a história se repita. Segundo a Honda, 3.000 unidades da nova geração já foram vendidas. Dessa vez, entretanto, a aposta é ousada: são duas versões com motor menos potente e duas versões turbinadas (porém para concorrer com carros maiores, do segmento C-SUV, médios).
Econômico, confortável e com a ergonomia aprimorada, o Honda HR-V EXL 1.5 foi aprovado neste primeiro contato de estrada. A multimídia melhorou bastante, mas (assim como o Toyota Corolla Cross) fica afixada numa pequena caixa de plástico que lembra um televisor antigo.
Quanto ao design, ainda olhamos para ele com certa desconfiança. O antigo Honda HR-V tinha formas muito ousadas e este novo nos pareceu excessivamente conservador. Não vai brilhar nas passarelas da beleza como seu antecessor. A compra, desta vez, será mais racional do que emocional.
Errada a Honda não está. Vamos ver como se comporta o consumidor. Por enquanto, só as versões EX 1.5 Sensing e EXL 1.5 Sensing estão à venda. As duas versões turbinadas entrarão em pré-venda somente em outubro.
Preços do novo Honda HR-V
EX 1.5 Sensing - R$ 142.500
EXL 1.5 Sensing - R$ 149.900
Advance 1.5 Turbo - R$ 176.800
Touring 1.5 Turbo - R$ 184.500
Ficha técnica
Motor: 1.5 aspirado flex
Potência: 126 cv a 6.200 rpm (g/e)
Torque: 155 Nm a 4.600 rpm (e)
Câmbio: 7 marchas CVT
Tração: 4x2 (dianteira)
Pneus: 215/60 R17
Comprimento: 4,330 m
Largura: 1,790 m
Altura: 1,590 m
Entre-eixos: 2,610 m
Ângulo de entrada: 17,8 graus
Ângulo de saída: 22,0 graus
Vão livre: 185 mm
Suspensão: independente (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Peso: 1.309 kg
Tanque: 50 kg
Porta-malas: 354 litros
Estepe: 145/90 R16
0 a 100 km/h: 11s2
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo cidade: 12,7 km/l (g) e 8,8 km/l (e)
Consumo estrada: 13,9 km/l (g) e 9,8 km/l (e)
Emissão de CO2: n/d
Lista de equipamentos
HR-V EX Sensing – faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e Econ, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
HR-V EXL Sensing – Todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.