Honda HR-V desaba nas vendas e perde até para Spin e SW4
Com menos de 500 vendas nas primeiras três semanas de 2023, Honda HR-V cai para o 15º lugar entre os SUVs
O Honda HR-V foi a surpresa negativa das primeiras três semanas de 2023. O novo SUV da Honda desabou nas vendas e caiu para 15º lugar, com apenas 457 emplacamentos. Para dar uma ideia, em dezembro o Honda HR-V emplacou 3.198 unidades. No ritmo atual, não chegará nem a 700 vendas.
As vendas do Honda HR-V neste período foram tão ruins que ele está atrás do Chevrolet Spin (carro monovolume, uma categoria em extinção) e do Toyota SW4 (que é caríssimo e ainda usa a velha fórmula construtiva de carroceria sobre chassi).
O HR-V também ficou bem atrás do Jeep Commander (728 vendas) e do Volkswagen Taos (725), que são de categoria superior. O Fiat Fastback, que vinha disputando vendas com o Honda HR-V, obteve 1.800 emplacamentos no período.
Os SUVs mais vendidos das três primeiras semanas de 2023 foram o Chevrolet Tracker (3.746 unidades), o Hyundai Creta (3.336), o Volkswagen T-Cross (2.613) e o Jeep Compass (2.525). Os dados são da Fenabrave.
Entramos em contato com a Honda para saber o motivo da queda de vendas do HR-V no início do ano. Segundo a montadora, houve uma combinação de fatores para a queda de vendas, como a escassez de semicondutores no mercado global, a grande procura pelo carro por parte dos consumidores e um período de férias coletivas na fábrica de 19 de dezembro a 6 de janeiro.
Veja a seguir a nota emitida pela assessoria de imprensa da Honda:
"Alguns fatores devem ser levados em consideração para analisar os resultados de vendas do modelo New HR-V na primeira quinzena do mês de janeiro."
"O primeiro deles, que vem afetando a indústria de maneira global, é o desabastecimento de semicondutores. A falta de chips no mercado impacta a produção do modelo New HR-V, que conta com um pacote robusto de tecnologias embarcadas. Somado a isso, está o desafio de administrar o baixo estoque do modelo na rede de concessionárias dado a grande procura e boa aceitação do público pelo veículo desde o lançamento."
"Além disso, a fábrica da Honda Automóveis do Brasil, localizada em Itirapina-SP, teve suas atividades produtivas temporariamente suspensas devido ao período de férias coletivas concedido de 19 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023."
"A empresa segue empenhada em garantir a disponibilidade de veículos para atender os consumidores no menor prazo possível. A Honda está administrando a situação junto a seus parceiros de negócios e segue comprometida em minimizar os impactos aos clientes."