Hyundai Creta N Line: avaliação, notas, veredicto e preço
Guia do Carro avaliou o Hyundai Creta N Line, que tem motor 1.0 turbo de 120 cv, câmbio AT6 e custa R$ 174.090
Avaliamos o Hyundai Creta N Line 1.0, topo de linha do SUV coreano na configuração com motor 1.0 TGDI. O carro rodou na cidade e na estrada, em pisos de asfalto, terra e areia, sempre abastecido com etanol. Veja a seguir como o Creta N Line se saiu nos critérios que consideramos fundamentais para uma boa compra.
Desempenho – A relação peso/potência do Hyundai Creta N Line fica acima de 10 kg/cv (exatos 10,6). Isso já mostra que o SUV compacto não é um campeão em desempenho em altas velocidades. Entre todos os carros da Hyundai equipados com o motor 1.0 TGDI de 120 cv, o Creta N Line é o que carrega mais peso.
Por isso, o Creta N Line acelera de 0 a 100 km/h em modestos 11,5 segundos. Mesmo assim, ele é um pouco mais rápido do que o Honda HR-V EXL Sense 1.5 aspirado de 126 cv (11s8). O motivo está no turbocompressor. Graças a ele, o Creta N Line tem melhor torque em baixas rotações, 172 Nm já a partir de 1.500 rpm.
Consumo – Com etanol, o Creta N Line faz apenas 8,2 km/l na cidade e 8,9 na estrada. Com gasolina, faz 12,0 km/l na cidade e 12,2 na estrada. Esses números revelam o ponto forte e o ponto fraco do Creta N Line. O motor 1.0 turbo vai muito bem baixas rotações na cidade, mas consome muito combustível na estrada. Portanto, nesse quesito, é um carro mais indicado para uso urbano.
Dirigibilidade – O Hyundai Creta da nova geração está bem acertado de suspensão, entregando bom conforto e estabilidade condizente com o tipo de carro que é (SUV, alto). A Hyundai melhorou o acerto da suspensão do Creta em relação às unidades vendidas no primeiro ano desta geração. Agora ele esté mais firme e a carroceria não rola tanto nas curvas.
A suspensão traseira é por eixo de torção, como a grande maioria dos SUVs da categoria. Duas exceções são o Caoa Chery Tiggo 5x e o Jeep Renegade, que têm suspensão independente.
Conforto – Os pneus do Hyundai Creta N Line têm um boas medidas. São largos e têm perfil relativamente altos (215/60). É um SUV com bom espaço na frente e atrás e muito bem equipado. A câmera 360 graus ajuda na hora de estacionar em locais apertados. Veja a enorme lista de itens de conforto e conveniência que ele traz.
- Direção elétrica progressiva
- Travas elétricas nas portas e porta-malas
- Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h
- Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
- Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção
- Limpador e desembaçador do vidro traseiro
- Console central com porta-copos e porta-objetos
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
- Faróis com funções welcome e escort
- Alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros
- Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas
- Partida do motor por botão
- Iluminação no porta-malas
- Sistema Stop & Go (ISG)
- Computador de bordo
- Acionamento inteligente one-touch das luzes de direção
- Banco traseiro rebatível e bipartido 60:40
- Espelho de cortesia com iluminação no para sol para motorista e passageiro
- Comando interno de abertura do tanque de combustível
- Ar-condicionado automático digital
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Saída de ar para o banco traseiro
- Banco do motorista com ventilação
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico automático
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Tomada 12V (x1) no console central
- Controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade
- Conexão USB traseira
- Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
- Carregador sem fio para smartphones
- Alavancas no volante para trocas de marcha
- Smart câmera 360º
- Seleção do modo de direção
Usabilidade – O Hyundai Creta tem a suspensão bem elavada, com 190 mm de vão livre. Além disso, graças ao formato da caroceria, com balanços curtos, ele tem bons ângulos de entrada e de saída (20,4 e 28,3 graus). Dá para enfrentar quase todas as valetas, lombadas e buracos das ruas ou de estradas ruins sem raspar a frente inferior do carro no piso.
Seu tamanho compacto (4,300 m de comprimento e 1,790 m de largura faciliatam as manobras de estacionamento. Ele cabe na maoria das vagas. Além disso, tem um bom porta-malas de 422 litros e carrega até 430 kg. Para dar uma ideia, o bagageiro do Honda HR-V tem apenas 354 litros de volume.
Conectividade – O Creta N Line tem a multimídia mais avançada da Hyundai (Blue Link). A conexão com Android Auto e Apple CarPlay é com fio. É uma multimídia completa, com navegador por GPS nativo, bem posicionada e fácil de operar. Um dos vários pontos positivos do Creta N Line.
Notas e Veredicto
Desempenho - 7 (muito bom)
Consumo - 6 (bom)
Dirigibilidade - 8 (muito bom)
Conforto - 9 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótimo)
Conectividade - 8 (muito bom)
Principais dados
Preço: R$ 174.090
Potência: 130 cv a 6.000 rpm (e/g)
Torque: 172 Nm a 1.500 rpm (e/g)
Câmbio: 6 marchas AT
Dimensões (m): 4,300 (c), 1,790 (l), 1,635 (a) e 2,610 (ee)
Peso: 1.270 kg
Pneus: 215/60 R17
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 422 litros
0-100 km/h: 11s5
Velocidade máxima: 180 km/h
KML cidade: 8,2 (e) e 12,0 (g)
KML estrada: 8,9 (e) e 12,2 (g)
Emissão de CO2: 110 g/km