Hyundai Creta: vale a pena comprar a versão N Line turbo?
Esqueça a ideia de que este é um Creta esportivo, pois ele não é; mas sim uma ótima opção 1.0 turbo ao Creta 2.0 aspirado
O Hyundai Creta N Line chegou ao mercado com muita publicidade sobre sua esportividade. Esqueça. Ele não tem nada de esportividade, porém é o Creta mais requintado e equipado que se pode ter com motor 1.0 turbo flex com injeção direta. E tem a vantagem de custar R$ 6.500 a menos do que o Creta 2.0 aspirado.
O que é novo – A grade frontal é maior e tem um formato um pouco diferente porque esta é a ideia da linha N da Hyundai: apresentar aspectos exclusivos de design. Os faróis bipartidos, full led, completam a dianteira.
As rodas de liga leve de 17” têm desenho exclusivo e acabamento diamantado. As lanternas traseiras de led são escurecidas. O escapamento tem dupla saída e o aerofólio traseiro é um pouco mais destacado. Há ainda logotipos N Line na grade dianteira, nas laterais e na tampa do porta-malas.
O que nós gostamos – O teto solar elétrico panorâmico é a primeira grande conquista do proprietário de um Creta N Line. Antes, o teto só estava disponível no Creta 2.0.
O volante de couro, com costuras vermelhas, também entra na conta da suposta esportividade do Hyundai Creta N Line. Os ajustes são bem amplos e facilitam a posição de dirigir.
O Creta N Line é muito mais bem equipado do que os demais Creta 1.0 TGDI. Esta nova versão topo de linha, que estreou em 2022, tem assistente de farol alto, sensor dianteiro para manobras, indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência.
Para quem gosta dessas inovações, o Hyundai Creta N Line também traz a câmera lateral exibida no quadro de instrumentos quando o motorista dá seta.
A multimídia completa, com navegador por GPS nativo, bem posicionada e fácil de operar, é um dos vários pontos positivos do Creta N Line. A câmera 360 graus é um luxo e ajuda na hora de estacionar em locais apertados.
O motor 1.0 turbo de 120 cv e 172 Nm casou muito bem com este carro. O desempenho é bom, o câmbio automático de 6 marchas está bem adequado à potência e dá para obter ótimas médias de consumo rodando em baixas rotações. A vantagem do motor é o torque disponível a 1.500 rpm, o que compensa a aceleração um tanto lenta.
O que pode melhorar – O piloto automático adaptativo poderia deixar o carro mais completo. Talvez seja algo que a Hyundai possa adotar no modelo 2024 ou 2025, se o mercado estiver muito concorrido.
O design das rodas é muito pobre. A promessa de uma certa esportividade para este SUV deveria começar por rodas mais bonitas, pois isso faz muita diferença no visual de um carro.
A Hyundai disse que fez ajustes na direção elétrica, nas molas e nos amortecedores, deixando-os mais firmes. Entretanto, foram mudanças muito leves. O Creta N Line poderia ter pneus mais largos do que os 215/60 R17, direção mais direta e suspensão um pouco mais firme.
Potência e KML – A potência do Creta N Line (120 cv) é mais apropriada para uma condução de conforto do que de esportividade. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. É 2,2 segundos mais lento do que o Creta 2.0. Mas as retomadas de velocidade agradam.
Com gasolina, ele faz 12,0 km/l na cidade e 12,2 na estrada – uma diferença muito pequena, por isso é melhor curtir o Creta N Line pelos equipamentos e não pela esportividade. Com etanol, faz 8,2 km/l na cidade e 8,9 na estrada. O melhor consumo do Hyundai Creta N Line é 8,2 litros/100 km (alto, pela potência moderada).
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,300 m
Largura: 1,790 m
Altura: 1,635 m
Entre-eixos: 2,610 m
Porta-malas: 422 litros
Tanque: 50 litros
Veredicto – Vale a pena comprar o Hyundai Creta N Line porque esta é a versão mais bem equipada do SUV com motor 1.0 TGDI. O carro é bom. Especialmente para uso urbano, tem tudo para agradar. A promessa de esportividade, entretanto, não é cumprida. Mesmo assim, é um carro honesto e muito bem posicionado em termos de preço.
Preços do Hyundai Creta 1.0 TGDI
N Line 1.0 TGDI - R$ 163.790
Platinum 1.0 TGDI - R$ 157.090
Limited 1.0 TGDI - R$ 136.390
Comfort 1.0 TGDI - R$ 125.390
Preços das outras versões
Creta Ultimate 2.0 - R$ 170.290
Creta Action 1.6 - R$ 111.690 (geração antiga)