Hyundai HB20S 2023 será lançado com novo design em setembro
Revelado junto com a versão hatch, novo Hyundai HB20S 2023 terá novidades exclusivas por dentro e por fora e estreia somente em setembro
Na última semana, a Hyundai apresentou oficialmente os novos HB20 e HB20S 2023. Com mudanças importantes no design e novidades na lista de equipamentos, a dupla estreia em momentos distintos no mercado brasileiro. Enquanto o modelo hatch chega nas concessionárias em agosto, a versão sedã deve chegar às lojas da montadora sul-coreana apenas em setembro.
Por fora, tanto o HB20 quanto o HB20S ganharam novidades importantes no design. A dianteira é idêntica nos dois modelos. Os novos faróis contam com formato mais fino, e são integrados à grade dianteira. Nas versões topo de linha, eles trazem assinatura visual de LED e projetores. O para-choque também é novo, e traz uma grande entrada de ar de formato trapezoidal com acabamento na cor preta.
Na lateral, o destaque fica para as novas opções de rodas de liga-leve e calotas com design inédito. O novo Hyundai HB20S terá rodas diferentes da versão hatch. Na traseira é onde o novo HB20S mais se destaca. A versão sedã também ganhou novas lanternas de LED. Elas são interligadas por uma barra horizontal, que ao contrário do hatch, é iluminada. Logo abaixo, a tampa do porta-malas também abriga a placa.
Além disso, somente o Hyundai HB20S terá a função de abertura do porta-malas por proximidade. De acordo com a montadora sul-coreana, o sedã destrava automaticamente o acesso ao compartimento quando detecta a proximidade da chave. Apesar disso, a marca não divulgou quais versões do novo HB20S terão essa função de série.
Visualmente, o conjunto lembra a atual geração do sedã médio Elantra, que não é vendido no Brasil. Por dentro, o novo Hyundai HB20S também ganhou novos padrões de revestimento interno dos bancos e um novo painel de instrumentos digital, além da central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fios, ar-condicionado digital e automático, partida remota por chave e carregador de smartphone wireless.
No entanto, a versão sedã conta com acabamento interno em tons mais claros, como o painel na cor cinza e os bancos revestidos em tecido perfurado na versão topo de linha Platinum Plus. No HB20 hatch, o acabamento é de plástico preto. Apesar da Hyundai ainda não ter divulgado quais serão as versões e os preços do novo HB20S, é esperado que o sedã ofereça um nível de equipamentos semelhante ou até superior ao do modelo hatch.
Sendo assim, desde a versão de entrada, o novo Hyundai HB20S terá piloto automático, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Já a versão topo de linha Platinum Plus deve contar com assistente de tráfego cruzado traseiro, assistente de manutenção de faixa, alerta de saída de faixa, assistente de colisão em ponto cego e sistema de frenagem autônoma.
Sob o capô, nada muda. Enquanto as versões de entrada trazem o motor 1.0 flex aspirado de 75/80 cv de potência (gasolina/etanol) e 92/110 Nm de torque (g/e) – sempre com câmbio manual de 5 marchas – as opções intermediárias e topo de linha são equipadas com o 1.0 turbo flex de 120 cv e 172 Nm, com opções de câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas.