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Já dirigimos: Fiat Fastback by Abarth tem vocação estradeira

Equipado com motor turbo de 185 cv, Fiat Fastback Limited Edition não tem produção limitada e adota suspensão firme por R$ 149.990

14 set 2022 - 17h40
(atualizado às 17h41)
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Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação

Já tivemos oportunidade de dirigir em estradas sinuosas, na região de Campos do Jordão (SP), o Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth. Esta é a versão topo de linha e a única disponível para essas primeiras impressões. Antes de tudo, é preciso explicar o nome desta versão, que parte de R$ 149.990. As outras versões, com motor 1.0 turbo, são a Audace e a Impetus, com preços mais baixos.

Apesar de ser chamada de Limited Edition, sua produção não é limitada. E o complemento “Powered by Abarth” não significa que este seja o segundo modelo Abarth no Brasil (o primeiro é o Pulse Abarth e ainda virão outros dois). Tudo é uma questão de marketing. O objetivo é que o Fiat Fastback desperte desejos no consumidor.

Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação

Com 185 cv de potência e a mesma base do Pulse (um B-SUV), o Fiat Fastback precisou de ajustes esportivos. Afinal, trata-se da primeira aplicação do motor 1.3 T270 na plataforma MLA. Além do conjunto motor e câmbio, a principal modificação técnica foi feita no conjunto de suspensões.

A suspensão dianteira foi redimensionada e recebeu barra estabilizadora com maior diâmetro. A suspensão traseira é totalmente nova. A Fiat adotou um novo eixo, mais rígido, para reduzir a rolagem da carroceria nas curvas. O carro também ganhou novas molas e pneus mais largos (medidas 215/45 R18).

Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação

Na base do carro o assoalho traseiro é novo, pois o Fastback é 328 mm mais comprido do que o Pulse. Isso permitiu alongar o balanço traseiro até 1.044 mm (contra 708 mm do Pulse). O entre-eixos e a largura são iguais, mas o Fastback é 34 mm mais alto.

Foi um belo trabalho da engenharia da Stellantis, comandada por Márcio Tonani. Isso porque a opção de fazer um B-SUV (baseado no Fiat Pulse) e não um C-SUV (baseado no Fiat Toro) dificultou as coisas para os designers e também para os engenheiros. O carro manteve uma boa distância do solo (vão livre de 218 mm e altura mínima de 192 mm). O ângulo de ataque é de 20,4 graus e o de saída é de 24,3 graus.

Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação

Rodando, o Fiat Fastback mostrou vigor nas acelerações. O carro é rápido nas respostas, entrega o torque já a 1.750 rpm do motor e, com isso, tem um desempenho agradável. Para manter suas aspirações esportivas, o câmbio AT6 precisou sacrificar um pouco o consumo. Com gasolina, ele faz 11,3 km/l na cidade e 13,6 na estrada (mas é difícil conseguir esses números aproveitando a potência disponível).

As frenagens mostraram um carro eficiente, mas não brilhante. Os freios traseiros são a tambor. Parece pouco diante do porte do carro, mas o volume, na verdade, existe apenas na traseira para abrigar o porta-malas gigante (516 litros VDA ou 600 litros de volume total). O resto é ar. Por isso, o carro é leve para sua potência (7 kg/cv).

Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação

Nos testes de pista, o Fiat Fastback conseguiu fazer a prova do alce a mais de 70 km/h, segundo Tonani. Há um pequeno subesterço de 0,8g. Traduzindo: é possível fazer uma manobra de emergência virando o volante rapidamente para a esquerda, depois para a direita, logo em seguida para a direita e depois para a esquerda sem perder o equilíbrio a cerca de 70 km/h.

É por isso que as suspensões são duras. O carro fica mais firme no chão, a carroceria rola menos e, caso haja alguma tendência a “sair de frente”, basta aliviar ligeiramente o acelerador para que o carro se corrija.

Mas isso é para quem dirige sempre muito rápido em curvas. O Fiat Fastback Turbo 270 Powered by Abarth tem itens do Pulse Abarth, mas não é um esportivo. É um SUV. Ou seja: mais elevado do que um cupê.

Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação

A vida a bordo é agradável. Há um bom espaço para pernas no banco traseiro. Para evitar que os passageiros batessem a cabeça no teto (afinal, o cupê tem o teto em queda), a Fiat inclinou um pouco o encosto do banco traseiro. Uma boa solução para quem viaja na parte de trás da cabine.

Outro item dessa vocação estradeira é o porta-malas do Fiat Fastback. O bagageiro tem 971 mm de vão. A largura mínima é de 1,000 m e a máxima é de 1,300 m. Um detalhe interessante deste Fiat é que o compartimento de carregamento do celular recebe constantemente um fluxo de vento de 22 graus (mesmo que o ar-condicionado principal esteja desligado), evitando assim que o aparelho esquente.

Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação

Além de contar com o Fiat Connect Me, que permite controlar várias funções do carro por meio do smartphone, o Fiat Fastback tem farol alto automático, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência.O carro tem cerca de 35 acessórios e, segundo a Fiat, sua cesta de peças de 60 itens é 38% mais acessível na versão 1.3 turbo e 47% mais acessível nas versões 1.0 turbo.

Agora aguardamos a disponibilização do carro para avaliar o Fiat Fastback no mundo real, no dia-a-dia, que é a situação onde todas as verdades aparecem, pois utilizamos o veículo em diferentes tipos de estrada e situações. Ele tem tudo para agradar e levar uma nota alta.

Ficha Técnica

Modelo: Fiat Fastback

Versão: Limited Edition Powered by Abarth

Preço: R$ 149.990

Motor: 1.3 turbo flex

Potência: 180/185 cv a 5.750 rpm (g/e)

Torque: 270 Nm a 1.750 rpm (g/e)

Câmbio: 6 marchas AT

Tração: 4x2 (dianteira)

Comprimento: 4,427 m

Largura: 1,774 m

Altura: 1,545 m

Entre-eixos: 2,533 m

Vão livre: 218 mm

Altura mínima: 192 mm

Suspensão: MacPherson (d) e eixo de torção (t)

Freios: disco (d) e tambor (t)

Pneus: 215/45 R18

Peso: 1.304 kg

Porta-malas: 516 litros

Tanque: 47 litros

Km/l cidade: 11,3 (g) e 7,9 (e)

Km/l estrada: 13,6 (g) e 9,7 (e)

0 a 100 km/h: 8s4 (g) e 8s1 (e)

Velocidade máxima: 210 km/h (g/e)

Emissão de CO2: 109 g/km

Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Fiat Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth
Foto: Stellantis / Divulgação
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