Já dirigimos: Haval H6 é ágil e ainda vai mudar suspensão
Veja nossas primeiras impressões com o protótipo do novo Haval H6, um SUV híbrido plug-in de 393 cv que chega em 2023
A montadora chinesa GMW (Great Wall Motors) acaba de realizar o seu lançamento no Brasil com o novo Haval H6, que estreia no primeiro trimestre de 2023 no mercado brasileiro. E nós, do Guia do Carro, já tivemos a oportunidade de dirigir uma unidade pré-teste do SUV pelas ruas do Rio de Janeiro (RJ).
Se o ditado “a primeira impressão é a que fica” estiver correto, o Haval H6 se saiu muito bem no primeiro contato com a imprensa. Por fora, o SUV chinês chama bastante atenção, especialmente na bela tonalidade azul que será oferecida no Brasil.
Com linhas bastante modernas, o Haval H6 traz faróis de LED na dianteira. Eles são integrados à grade dianteira com efeitos tridimensionais. Visualmente, a peça lembra a utilizada no Peugeot 3008.
Apesar de vir importado da China, o novo Haval H6 terá algumas mudanças no visual para chegar ao Brasil. Dentre elas, estão novos bagdes de logotipos e as rodas de liga-leve de 19’’ com acabamento diamantado, além dos acabamentos em black piano na lateral e no rack de teto. Na parte de trás, o SUV chinês traz lanternas de LED.
Elas são interligadas por uma barra horizontal que percorre a tampa do porta-malas. Logo abaixo, ficam o logotipo ‘Haval’ escrito por extenso e a placa. Ao andar pelas ruas da Zona Sul carioca, o SUV chamou bastante atenção, atraindo olhares de curiosos e até perguntas de pessoas que passavam pelo local, querendo saber qual modelo era e de qual marca se tratava.
Por dentro, o Haval H6 com design moderno e aposta na tecnologia. O acabamento conta com materiais emborrachados e traz bons encaixes. No entanto, a peça acumula muitas marcas de dedo na parte central do console. O painel de instrumentos digital de 9’’ possui boa visualização, assim como o head-up display. Além disso, a central multimídia de 12,3’’ traz Android Auto e Apple CarPlay sem fios e funcionamento parecido com o de um smartphone, com comandos intuitivos e rápida resposta.
Outra função interessante é a de comandos de voz, que de acordo com a GWM Brasil, ainda está em fase de testes em português. No entanto, já testamos algumas funções como a de abrir/fechar janelas e teto solar, assim como a de ativar o ar-condicionado. O espaço interno é bom, e o porta-malas tem capacidade de 560 litros.
Ainda sem revelar muitos aspectos técnicos do Haval H6, a GWM adiantou que o SUV terá versões híbridas plug-in com até 393 cv e autonomia 100% elétrica de até 170 km no ciclo NBR. O torque não foi divulgado, embora informações de uma apresentação da marca no início do ano indiquem dados na casa dos 762 Nm e aceleração de 0 a 100 km/h próxima aos 5s. A transmissão automática tem apenas duas marchas, sendo uma delas somente para velocidades mais elevadas.
Futuramente, a marca chinesa ainda trabalha para a chegada de versões menos potentes, mas com maior autonomia. No caso da opção topo de linha – a que dirigimos – o conjunto híbrido é formado por um 1.5 turbo e dois motores elétricos – um em cada eixo. A tração é integral nas quatro rodas. Ainda de acordo com a marca, o consumo médio será de 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada.
Por se tratar de um veículo híbrido plug-in, o Haval H6 poderá ser recarregado na tomada. De acordo com a GWM, é possível recuperar até 80% da carga das baterias em apenas 35 minutos ao utilizar um carregador rápido. Utilizando um carregador convencional, a carga total ocorre em aproximadamente 6 horas.
Ao dirigir, o Haval H6 impressiona pela agilidade no trânsito. A sensação é semelhante a de um carro elétrico, uma vez que o carro é bastante silencioso. Além disso, basta pisar mais forte no acelerador para que o SUV embale rapidamente. A carroceria, por sua vez, rola bastante nas curvas em alta velocidade. No entanto, a GWM afirma que o Haval H6 que dirigimos ainda não conta com o ajuste final de direção e suspensão, que serão projetados exclusivamente para o mercado brasileiro.
O Haval H6 também chegará equipado de série com um pacote recheado de itens de segurança, que inclui piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, câmera 360º, detector de pedestres e bicicletas, alertas de abertura de porta, colisão traseira e saída de faixa, sistema de manutenção em faixa, entre outros.
Em relação ao preço, a montadora ainda faz mistério, mas adianta que o Haval H6 vai mirar diretamente nas versões topo de linha dos modelos Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Com isso, podemos esperar algo na faixa acima dos R$ 200 mil. O novo Haval H6 será o primeiro de 10 carros que a GWM pretende trazer ao país até 2025.
Com planos de abrir até 133 pontos de venda até 2024 – 50 deles somente no primeiro semestre de 2023, a Great Wall quer entrar com o pé direito no Brasil. Agora a tarefa é vencer o preconceito contra os carros chineses e se tornar conhecida entre os brasileiros. A julgar pelo rápido contato que tivemos com o Haval H6, é possível dizer que ela tem um bom produto para isso.