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Já dirigimos o Mercedes EQS, primeiro elétrico da AMG

Inédito Mercedes-AMG EQS 53 estreia no Brasil com dois potentes motores elétricos, multimídia de outro mundo e preço de R$ 1,350 milhão

14 jul 2022 - 18h00
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Mercedes-AMG EQS 53: já dirigimos o supersedã elétrico.
Mercedes-AMG EQS 53: já dirigimos o supersedã elétrico.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Já dirigimos o inédito Mercedes EQS, o primeiro carro elétrico preparado pela AMG em Affalterbach. Ok, foi apenas uma volta de 15 minutos nas ruas de São Paulo, seguida de outra volta como passageiro. Por óbvio, não foram suficientes para tirar conclusões do comportamento dinâmico ou de sua utilização, mas serviu para uma amostra da potência absurda, da aceleração brutal, do conforto superior e das possibilidades de uma multimídia de outro mundo.

A que mundo pertence o Mercedes EQS? Ao mundos dos milionários, claro, mas principalmente ao mundo da tecnologia de ponta, da mobilidade elétrica, da sustentabilidade e do refinamento técnico incomum. Afinal, é o que se espera de um carro que custa R$ 1.350.900 na configuração montada com o “Pacote Brasil”. Comecemos por ele, então, para não assustar.

Nessa configuração, o Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ vem dois motores elétricos que entregam 484 kW de potência (658 cv) e 950 Nm de torque. Essa cavalaria e essa força toda são entregues diretamente às rodas dianteira e traseira, sem um sistema de transmissão. Nas duas pequenas voltas que demos com o carro, o EQS by AMG (escolha exclusiva da Mercedes para o mercado brasileiro) mostrou que a tração fica sempre nas rodas traseiras quando o motorista solicita potência no pedal do acelerador.

Passageiro conta com tela tátil de 12,8" no Mercedes EQS.
Passageiro conta com tela tátil de 12,8" no Mercedes EQS.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

O carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Dá um salto para a frente se você pisa fundo no acelerador e joga corpo e cabeça para trás. É tão violento que convém não fazer isso sem avisar os passageiros, pois pode machucar. Rodando, a tração fica nas rodas dianteiras se o ritmo for constante. Mas, claro, com a tração 4Matic+, inteligente, a potência e o torque estão sempre variando entre os dois eixos; podendo ser usada em ambos. A velocidade máxima é de 220 km/h.

O Mercedes EQS impressiona já pelo design externo. Como o nome diz, ele tem o porte de um Classe S (o mais luxuoso dos Mercedes), porém com a tecnologia EQ da Mercedes (para carros elétricos). O carro tem linhas muito limpas, mas é lindo. É muito mais charmoso do que um Tesla Model S, por exemplo, que foi o primeiro a adotar linhas de design limpas, como se fosse um iPhone da Apple. 

Com o EQS, a Mercedes acaba definitivamente com a ideia de que um carro elétrico não pode ser empolgante já a partir do design. É mesmo um carro apaixonante. As rodas são especiais, com design aerodinâmico também, e no Pacote Brasil são de 21” com pneus 265/40 especiais da Michelin. O que chamamos de grade frontal é um painel de plástico preto, com frisos cromados verticais e a estrela da Mercedes, escondendo câmeras e sensores.

O carro é um sedã-cupê, com linhas aerodinâmicas muito caprichadas e coeficiente bem baixo (Cd 0,23). Um pequeno aerofólio traseiro, acima da tampa do porta-malas (580 litros) completa a delicadeza e a elegância do design.

Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ tem tração variável nas quatro rodas.
Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ tem tração variável nas quatro rodas.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Mas é por dentro que o Mercedes EQS impressiona ainda mais. O painel é um daqueles itens de outro mundo. Não há um único relevo no painel, que consiste de uma tela full Hyper Screen que traz três grandes displays. Atrás do volante de direção fica o painel digital de 12,8”. Do lado do passageiro, uma tela do mesmo tamanho (porém com comandos táteis) permite ao carona se divertir a bordo do EQS. Ele não tem acesso e itens de condução na configuração do carro, mas pode acessar os demais controles (como massagem nos bancos dianteiros).

No meio fica a tela tátil principal, que tem 17,7” e parece a tela de um bom computador desktop. Na verdade, é. Afinal, o Mercedes EQS traz embutido na multimídia MBUX Hyper Screen um supercomputador com processador 8 Core, memória RAM de 24 GB, tecnologia OLED e Gorilla Glass (mais leves e mais rígidos). Esta é a sétima geração do MBUX e traz conteúdos específicos para os carros da AMG. Se a conectividade Android e Apple é sem fio? Óbvio.

Os bancos que vêm com o Mercedes-AMG EQS 53 são esportivos, mas muito confortáveis. O volante de direção também traz a esportividade AMG, mas traz dois níveis de comando para o motorista. A “pegada” é fantástica e há ainda um Head Up Display especial.

Porta-malas do Mercedes-AMG EQS 53: 580 litros de capacidade.
Porta-malas do Mercedes-AMG EQS 53: 580 litros de capacidade.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A bateria do Mercedes EQS tem capacidade de uso de 107,8 kWh. Segundo a Mercedes-Benz, dá para rodar entre 526 e 580 km com uma carga da bateria, que é de 400V. É difícil, pois isso vai exigir uma condução bem comportada, o que é difícil manter ao volante de um AMG. Se na voltinha de 15 minutos já demos umas pisadinhas mais fortes no pedal do acelerador só para sentir o carro, imagina numa boa estrada. A garantia da bateria é de 10 anos.

O carregamento com Wallbox de 11 kW (caseiro) pode levar entre 8 e 10 horas. Porém, numa estação de carga rápida é possível acrescentar 300 km de autonomia em 19 minutos. Ou, para ter mais segurança no alcance, carregar até 80% da bateria em 31 minutos.

Outro item interessante do Mercedes EQS é o esterçamento das rodas traseiras em até 10 graus. Elas viram para o lado oposto das rodas dianteiras até 60 km/h, para facilitar as manobras do carro, que mede 5,216 m de comprimento. Mas, acima de 60 km/h, as rodas traseiras esterçam na mesma direção das dianteiras, para encurtar virtualmente o entre-eixos e dar mais agilidade nas curvas. O carro tem ainda uma lista enorme de equipamentos, como o ronco do motor ao gosto do motorista e os faróis Digital Light.

Pacotes opcionais

O Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ tem ainda dois opcionais. O Dynamic Plus custa R$ 59.913. Com ele, o carro fica ainda mais nervoso e ganha 103 cv na potência e 70 Nm no torque. A potência dos dois motores elétricos passa a ser de 560 kW (761 cv) e o torque sobe para incríveis 1.020 Nm. As rodas desse pacote são de 22”. Isso é mais indicado para quem for usar o carro na pista, em eventos de track days. Porém alguns consumidores compram porque querem ter o que o carro oferece de melhor. Com o Dynamic Plus a aceleração de 0 a 100 é feita em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.

Mercedes-AMG EQS 53 impressiona já no design externo, muito limpo.
Mercedes-AMG EQS 53 impressiona já no design externo, muito limpo.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

O segundo pacote é dos bancos, que custa R$ 128.700. Nesse pacote, os bancos deixam de ser esportivos e passam a ser de luxo, incluindo massagem na parte de trás. Este pacote é mais indicado para quem usa o carro com motorista e viaja mais no banco traseiro.

A Mercedes-Benz não tem uma previsão de vendas para o EQS, que pode ser adquirido somente na configuração AMG (pelo menos por enquanto) e exclusivamente nas 13 concessionárias EQ da rede (51 no total). Essas 13 lojas estão localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A entrega leva de três a seis meses.

O EQS é o segundo modelo 100% elétrico da Mercedes-Benz no Brasil. O primeiro foi o EQC, um SUV de porte médio. Ainda este ano a Mercedes vai lançar mais dois modelos EQ no país: o EQA e o EQB. O objetivo da marca é oferecer apenas carros 100% elétricos até 2030 em todos os mercados onde for possível. O motor a combustão vai continuar no máximo até 2039.

Painel sem relevo do Mercedes-AMG EQS 53 é coisa de outro mundo.
Painel sem relevo do Mercedes-AMG EQS 53 é coisa de outro mundo.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Principais dados técnicos

Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+

Motor: 2 elétricos

Potência: 484 kW (658 cv)

Torque: 950 Nm

Bateria: 107,8 kWh

Capacidade da bateria: 70 Ah

0 a 100 km/h: 3,8 segundos

Velocidade máxima: 220 km/h

Alcance: 586 km (WLTP)

Peso: 2.655 kg

Pneus: 265/40 R21

Porta malas: 580 litros

Comprimento: 5,216 m

Largura: 2,125 m

Altura: 1,512 m

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