Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Já dirigimos: Ram 3500 é gigante pela própria natureza

Equipada com um motor 6.7 turbodiesel de 377 cv, nova Ram 3500 chega para ser a maior picape do Brasil; confira nossas primeiras impressões

24 mar 2022 - 16h00
Compartilhar
Exibir comentários
Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn
Foto: Stellantis/Divulgação

O segmento de picapes acaba de ganhar uma novidade importante no Brasil. A Ram lançou nesta quinta-feira (24) a picape 3500, o maior modelo do portfólio da montadora americana, que já oferece as picapes Ram 1500 e 2500 no país. Com preços a partir de R$ 484.990, a nova Ram 3500 chega importada do México para ser também a maior picape vendida no Brasil. Já dirigimos a nova Ram 3500 no Campo de Provas Bridgestone, em Águas de São Pedro (SP).

O grande destaque da nova Ram 3500 são as suas dimensões. A picape grande mede 6,06 m de comprimento, 2,12 m de largura e 2,03 m de altura. A distância entre-eixos é de 3,78 m. Para efeito de comparação, a Toyota Hilux – que foi a picape média mais vendida do Brasil em 2021 – mede 5,32 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,81 m de altura. Ao dirigir, o tamanho da Ram 3500 é perceptível. 

Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn
Foto: Stellantis/Divulgação

Aliás, é necessário um pouco de tempo e de atenção para se acostumar com as dimensões da picape. Voltada para os clientes do agronegócio e para o uso em vias rurais, a picape Ram 3500 não é um veículo voltado ao uso nas cidades. E pelo PBT superior a 3.500 kg – são até 3.665 kg na versão Laramie – a Ram 3500 só pode ser conduzida por quem tem no mínimo carteira de habilitação da categoria C. 

Outro destaque da nova Ram 3500 é a capacidade de carga. De acordo com a Ram, a caçamba da picape tem capacidade para até 1.628 litros e pode levar até 1.752 kg, dependendo da versão. A picape também pode ser equipada com os compartimentos Ram Box, que ficam na lateral externa da caçamba. Somadas, elas oferecem um espaço para 244 litros, mas reduzem a capacidade da caçamba para 1.280 litros.

Ram 3500 Laramie
Ram 3500 Laramie
Foto: Stellantis/Divulgação

A Ram 3500 também pode puxar até impressionantes 9.021 kg – na versão Limited Longhorn – e 8.958 kg na configuração Laramie. Sob o capô, a Ram 3500 traz um motor 6.7 turbodiesel de seis cilindros em linha da Cummins. Ele oferece 377 cv de potência e impressionantes 1.150 Nm de torque. O câmbio é um automático de 6 marchas com alavanca na coluna de direção. 

Já a tração é integral nas quatro rodas, e conta com as funções 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida. Ao conduzir a picape, não falta força ao motor para mover a picape. No entanto, a direção eletro-hidráulica poderia oferecer respostas um pouco mais diretas. Apesar do tamanho, a carroceria não rola tanto em curvas, e a suspensão filtrou bem as imperfeições da pista no campo de testes. Ainda não pudemos dirigir a nova Ram 3500 em terrenos off-road.

Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn
Foto: Stellantis/Divulgação

Por fora, a Ram 3500 chama a atenção não só pelo tamanho. Visualmente, a picape traz linhas bem resolvidas, e segue a atual identidade de design da marca americana. Na dianteira, o destaque fica para a grade dianteira de grandes dimensões. Ela traz o nome Ram escrito por extenso e conta com acabamento cromado nas versões Laramie e Limited Longhorn. A configuração Laramie Night Edition traz a peça com acabamento escurecido. 

Os faróis de formato irregular podem ser Full LED Matrix direcionais na versão topo de linha Limited Longhorn. O capô é bem alto, enquanto os para-choques acompanham o acabamento da grade frontal – cromado ou na cor da carroceria. Também há o opcional de pintura em dois tons na versão Limited Longhorn. Nesse caso, a parte superior da carroceria é pintada em Branco Pérola e a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut. Custa R$ 10 mil adicionais.

Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn
Foto: Stellantis/Divulgação

Na lateral, também há um estribo elétrico retrátil de série nas versões Laramie Night Edition e Limited Longhorn. As portas são bem amplas, e as rodas são de 18’’, enquanto os retrovisores elétricos podem ser utilizados de forma horizontal ou vertical (para aumentar o campo de visão ao puxar um trailer, por exemplo). Eles também contam duas lentes e função anti embaçamento.

Na traseira, as lanternas são de led, enquanto a tampa da caçamba traz o logotipo Ram escrito por extenso e um vinco marcante na parte inferior. O para-choque abriga a placa e pode ser cromado, na cor da carroceria ou marrom – este último apenas com a opção de pintura de dois tons. Por enquanto, a Ram não tem planos de trazer versões com cabine estendida (Maxi Cab) e de rodado traseiro duplo, que são oferecidas nos EUA.

Por dentro, a cabine da nova Ram 3500 é bem luxuosa e requintada. Há uma série de materiais sensíveis ao toque pelo interior do veículo. A versão Limited Longhorn ainda traz detalhes em madeira no painel, nas portas, no console e até no volante, que é multifuncional. Também há revestimentos em couro marrom e preto nos bancos e no interior da picape. O espaço interno para os ocupantes traseiros também agrada, e há compartimentos no assoalho e embaixo dos assentos de trás.

A central multimídia Uconnect é outro destaque do interior da nova Ram 3500. Ela conta com tela de 12’’ em orientação vertical e traz as funções Android Auto e Apple CarPlay sem fio para até dois smartphones e sistema de som da Harman Kardon (a partir da Laramie Night Edition), com 17 alto-falantes, subwoofer de 10” e cancelamento ativo de ruídos externos. Também há um espelho retrovisor interno digital, que capta as imagens através de uma câmera traseira. 

Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn
Foto: Stellantis/Divulgação

Dentre os equipamentos, a Ram 3500 traz de série itens como câmeras 360º e da caçamba, comutação automática dos faróis, controle eletrônico do freio do reboque, controle de cruzeiro, sistema de monitoramento de pontos cegos e bancos de couro e em alcantara. No entanto, apenas a partir da versão Laramie Night Edition a picape Ram 3500 passa a oferecer controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e sistema de permanência em faixa. 

A picape Ram 3500 também pode ser equipada com alguns acessórios da Mopar, como a câmera de trailer, capota marítima trifold, lança e esfera para reboque, sobre tapetes de borda elevada e ponteira cromada. A Ram também destaca que a picape participa do plano de manutenção programada da marca. As revisões são realizadas a cada 24.000 km ou anualmente, o que ocorrer primeiro. 

Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn
Foto: Stellantis/Divulgação

A soma do valor das três primeiras revisões (3 anos ou 72 mil km) é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados. A nova Ram 3500 chega ao mercado em três versões: Laramie, Laramie Night Edition e Limited Longhorn. A picape já estará disponível para venda nas 55 concessionárias da marca americana já a partir desta quinta-feira (24). Os preços são os seguintes:

Laramie - R$ 484.990

Laramie Night Edition - R$ 509.990

Limited Longhorn - R$ 529.990

Ficha técnica

  • Preço: R$ 484.990 a R$ 529.990
  • Motor: 6.7 Cummins turbodiesel de 6 cilindros em linha
  • Potência: 377 cv a 2.800 rpm
  • Torque: 1150 Nm a 1.700 rpm  
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
  • Comprimento: 6,066 m
  • Largura: 2,120 m
  • Altura: 2,039 m
  • Entre-eixos: 3,785 m
  • Vão livre: 333 mm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 25,9°
  • Ângulo de rampa: 23,9°
  • Peso em ordem de marcha: 3.600 kg/ 3.665 kg (Laramie)
  • Capacidade de carga: 1.752 kg (Limited Longhorn)/ 1.687 kg (Laramie)
  • Capacidade de reboque (com freio): 9.021 kg (Limited Longhorn)/ 8.958 kg (Laramie)
  • Caçamba: 1.628 litros/ 1.280 litros (com as RamBox)
  • Medidas da caçamba: 1,939 m (c), 1,295 m (l) e 51,1 cm (profundidade) 
  • Tanque: 117 litros
  • Pneus: 275/70 R18
  • 0-100 km/h: n/d
  • Velocidade máxima: n/d
  • Autonomia cidade: n/d
  • Autonomia estrada: n/d
  • Emissão de CO2: n/d
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade