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Jac E-JS1 vale a pena? Veja 5 pontos-chave do elétrico chinês

Por R$ 159.990 na versão de entrada ou R$ 174.990 na aventureira , o Jac E-JS1 é um pequeno carro elétrico que surpreende no uso urbano

19 jul 2022 - 12h34
(atualizado às 18h40)
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JAC E-JS1 EXT
JAC E-JS1 EXT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O pequeno Jac E-JS1 é um carro elétrico surpreendente. Confesso que minha primeira experiência não foi boa, pois dirigi o carro numa pista de corrida. Mas, depois de rodar uma semana com o Jac E-JS1 nas ruas de São Paulo, mudei meu conceito sobre ele. O carro avaliado foi E-JS1 EXT (de Extreme). Um aventureiro, no caso.

Bem, mas se o conceito do carro é urbano, qual é a razão de existir de uma versão aventureira? Simples: basta encarar os buracos, depressões e piso ruim das ruas da maior cidade brasileira e a justificativa já está feita. Mas também é possível fazer pequenos trajetos perto da cidade, pois o alcance do E-JS1 é de 300 km.

JAC E-JS1 EXT
JAC E-JS1 EXT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Design

O carro é bonito. Ainda mais na combinação de rosa com preto. Há também opção de azul (duas cores), verde, branco e vermelho. O E-JS1 é um carro fotogênico, sempre sai bem nas fotos.

Duas barras de teto, rodas de liga leve, proteção preta na parte inferior e teto preto fazem um conjunto esportivo e moderno. As linhas externas são sóbrias e por dentro ele também agrada.

Detalhes legais

Os pneus Pirelli Scorpion de uso misto (165/65 R14) são bons aliados de quem escolhe a versão aventureira. Eles são mais eficientes na chuva e se comportam bem em pisos ruins. A multimídia bem posicionada no alto do painel permite que o motorista selecione três modos de condução: com muita, média ou baixa regeneração.

O Bluetooth e o rádio são eficientes, mas falta conexão com Android e CarPlay. De qualquer forma, o porta-objetos é grande e bem localizado no meio do console, o que permite fixar o celular em pé para visualizar Waze ou Google Maps.

JAC E-JS1 EXT
JAC E-JS1 EXT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O carro tem ainda bancos com acabamento premium, banco traseiro bipartido, comando interno do porta-malas, kit para reparo de pneu, faróis de led, luz traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro (nem precisa), monitoramento da pressão dos pneus, isofix, Auto Hold e uma série de equipamentos de carros de categorias superiores.

Claro que é óbvio, mas não custa lembrar: o carro elétrico não emite um único grama de CO2 na atmosfera e roda de forma silenciosa, com câmbio automático de uma marcha.

JAC E-JS1 EXT
JAC E-JS1 EXT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dirigibilidade

Na versão EXT avaliada, o Jac E-JS1 é 50 mm mais elevado do que a versão de entrada. A dirigibilidade na cidade é boa e a posição de dirigir não cansa, apesar da ausência de ajustes de altura e profundidade no volante.

Para quem é mais baixo, entretanto, o cotovelo pode bater no console central em algumas manobras. A direção ainda tem folga, o que é um item que a Jac Motors precisa melhorar em seus carros, mas o motorista acaba se acostumando com essa característica. É um carro para rodar em baixas velocidades, até uns 80 ou 90 km/h.

Motor

O motor de 45 kW de potência (62 cv) é mais do que suficiente para este carro de 1.180 kg. As acelerações surpreendem e ele deixa muito 1.0 a combustão comendo poeira. Vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, porém com 150 Nm de torque entregues imediatamente ao pisar no pedal do acelerador. Por isso, ele é bem ágil no trânsito.

Bateria e consumo

A bateria do Jac E-JS1 tem 30,2 kWh de capacidade. Isso é suficiente para rodar cerca de 300 km na cidade se você mantiver o consumo elétrico em torno de 10 kWh/100 km. O computador de bordo mostra o consumo de energia.

JAC E-JS1 EXT
JAC E-JS1 EXT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Porém, como o carro é bem econômico, dá para “abusar” um pouco e fazer consumos maiores, dirigindo sem usar o sistema de regeneração no modo mais forte. Isso porque a recarga rápida demora apenas 30 minutos. Rodando assim, fiz 15,6 kWh/100 km, então daria para rodar uns 190 km.

Vale a pena?

Como carro para uso urbano, com certeza vale. A questão aqui é financeira: vale a pena pagar R$ 174.990 por um subcompacto que roda apenas na cidade? Então é preciso fazer contas caso a caso. Para dar uma ideia, uma boa geladeira consome cerca de 45 kWh por mês. O Jac E-JS1 consome entre 10 e 18 kWh a cada 100 km. Gasto com combustível? Nenhum. E isso é bom.

JAC E-JS1 EXT
JAC E-JS1 EXT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Vale dizer ainda que o Jac E-JS1 começa a se destacar nas vendas de carros elétricos no Brasil. Ainda é um volume baixo, mas ele tem figurado entre os mais vendidos do país nos últimos meses.

Versões e preços

Jac E-JS1 - R$ 159.990

Jac E-JS1 EXT - R$ 174.990

Guia do Carro
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