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Jeep Wrangler Rubicon: vale a pena comprar este 4x4 raiz?

Rodamos três semanas com o Jeep Wrangler Rubicon, um off-road 4 portas com tração reduzida, teto removível, design clássico e muito torque

30 dez 2022 - 20h53
(atualizado em 31/12/2022 às 10h11)
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Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do carro

O Jeep Wrangler é o que existe de mais próximo ao clássico Jeep Willys que foi encomendado pelo Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 1941. Mas, claro, a distância entre os dois modelos é imensa. Ao contrário do Jeep original, o Jeep Wrangler é um off-road de luxo, enorme e caríssimo.

Jeep Wrangler Rubicon
Jeep Wrangler Rubicon
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos três semanas com o Jeep Wrangler Rubicon, a versão topo de linha, 4 portas, que custa R$ 481.834. É possível pagar um pouco menos pelo Wrangler Sahara 4 portas (R$ 466.889) e menos ainda pelo Wrangler Sahara 2 portas (R$ 456.992). A diferença para o topo de linha é de R$ 30 mil, o que não é muito para quem coloca meio milhão num automóvel.

O que é novo – Isso não é exatamente novo, mas vale lembrar que desde a linha 2019 o Jeep Wrangler vem com o motor 2.0 turbo de 272 cv no lugar do antigo 3.6 V6 de 284 cv, que era um beberrão de gasolina: consumia 23% a mais na cidade e 17% a mais na estrada.

Houve uma pequena perda de potência (-12 cv), que foi plenamente compensada pelo aumento de torque, que passou de 347 para 400 Nm (+53 Nm). Além disso, tanto a potência máxima quanto o torque máximo surgem bem antes no motor 2.0.

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na linha 2023, a versão Rubicon traz uma nova opção de rodas de liga leve, para deixar o Jeep Wrangler com o visual ainda mais aventureiro.

O que nós gostamos – O design é o ponto alto deste carro. Ele é muito emocional e eleva demais o status de quem o dirige. Houve uma ocasião, rodando no litoral paulista, em que o carro foi aplaudido por algumas pessoas que estavam na calçada e o viram passar.

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Stellantis

O sistema off-road+ torna as coisas mais fáceis para o motorista que deseja enfrentar terrenos difíceis. O próprio carro se adapta ao terreno em que está. O Selec-Speed, que pode ser acionado com o carro em movimento, permite fixar a tração em 4x2, 4x4 High ou 4x4 Low. 

O Jeep Wrangler tem diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio. A barra estabilizadora frontal pode ser desconectada, melhorando a performance da suspensão, o que acaba aumentando a tração nas quatro rodas.

O teto removível dianteiro é muito fácil de operar (embora as duas peças sejam um pouco pesadas), e em apenas 1 minuto é possível tirar ou colocar a cobertura dianteira, que podem ser acomodadas numa sacola que vem com o Wrangler. Há um engate por pino-guia que facilita bastante a operação. O Jeep fica ainda mais charmoso.

Jeep Wrangler Rubicon
Jeep Wrangler Rubicon
Foto: Stellantis / Divulgação

Os pneus todo-terreno têm medidas 255/75 R17 não apenas nas quatro rodas, mas também no estepe, o que é uma garantia de performance caso haja necessidade de troca. O estepe fica pendurado na tampa traseira – e isso combina com o estilo esportivo do Wrangler.

Destacamos também as ótimas medidas off-road do Jeep Wrangler, que tem 41,4 graus de ângulo de entrada, 36,1 graus de ângulo de saída e 20,3 graus de ângulo central. O carro é muito alto e tem 268 mm de vão livre. Assim, consegue fazer travessias de água de até 760 mm.

Quanto pior é o terreno, melhor é a dirigibilidade do Jeep Wrangler. Por isso, ele tem boa desenvoltura em ruas de piso ruim e em estradas com asfalto irregular. As suspensões são por eixo rígido e fazem o carro balançar bastante, mas os amortecedores são bem eficientes.

Jeep Wrangler Rubicon
Jeep Wrangler Rubicon
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A parte de conectividade e multivisão está muito bem resolvida, com fácil conexão via cabo (entradas USB tipo A e tipo C), Android Auto e Apple Carplay, fácil memorização das rádios, câmera de ré e câmera frontal para ajustar o farol. Há também alguns itens de conveniência e segurança, como piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.

O que pode melhorar – O encosto do banco traseiro é muito reto e, nisso, lembra o Fiat Toro, que também é da Stellantis. Um pouco de inclinação no encosto traseiro melhoraria bastante a vida de quem viaja atrás, mesmo em curtos passeios.

O carro é muito alto e isso dificulta o acesso a algumas pessoas, como mulheres com saia ou idosos. Ok, é um carro para aventura, mas se viesse com estribos laterais isso não seria um problema a ser citado. 

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Stellantis

A remoção do teto traseiro é um grande diferencial, mas ainda é uma operação bastante complexa, que necessita de quatro pessoas, além do uso das ferramentas que vêm com o carro. A remoção das portas também é interessante (e nem é tão complicada), mas deixa os ocupantes muito expostos, por isso poderia haver alguma alça mais próxima. O uso das portas tubulares (acessório) é recomendável.

Potência e KML – A boa potência de 272 cv está disponível a 5.250 rpm, o que é difícil de alcançar, mas o torque mais do que suficiente de 400 Nm surge a 3.000 rpm. Isso resulta num carro ágil, com relação peso/potência de 7,5 kg/cv e relação peso/torque de 5,1 kg/Nm (muito boa). O câmbio automático de 8 marchas está adequado.

Jeep Wrangler Rubicon
Jeep Wrangler Rubicon
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Oficialmente, segundo o Inmetro, o Jeep Wrangler Rubicon faz 7,5 km/l de gasolina na cidade e 8,2 km/l na estrada. Na prática, chegamos a fazer 3,5 km/l na cidade, mas, dirigindo sempre abaixo de 2.500 rpm dá para obter médias bem melhores (como as do Inmetro ou superiores).

O Jeep Wrangler surpreendeu em velocidade de cruzeiro. Rodando um pouco abaixo de 80 km/h na estrada conseguimos fazer média de 12,8 km/l de gasolina. Mesmo em situação normal de uso, sem exigir muita potência, dá para fazer 10 km/l em trechos rodoviários.  

Jeep Wrangler Rubicon
Jeep Wrangler Rubicon
Foto: Stellantis / Divulgação

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,785 m 

Largura: 1,894 m 

Altura: 1,853 m

Entre-eixos: 3,008 m

Porta-malas: 498 litros

Tanque: 81 litros

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do carro

Veredicto – Vale a pena comprar o Jeep Wrangler Rubicon. O carro é sensacional e pode tanto ser um SUV de luxo quanto um veículo aventureiro sem capota, sem portas e com o parabrisa rebatido. Fica demais e a sensação de liberdade a bordo é um fato incontestável.

Vale dizer, entretanto, que o Jeep Wrangler é um carro de uso bastante específico. Primeiro porque ele ainda usa carroceria sobre chassi (como as picapes médias Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo), por isso balança bastante em qualquer saliência do terreno. Não é um carro para rodar em altas velocidades – a partir de 100 km/h, em asfalto liso, já se torna um pouco instável. Mas é um SUV raiz; e não há nenhum outro tão bom como ele. 

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Preços do Jeep Wrangler 2023

Sahara 2P - R$ 456.992

Sahara 4P - R$ 466.889

Rubicon 4P - R$ 481.834

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Equipamentos de série

Apoios de cabeça no banco traseiro

Porta luvas com chave

Auto High Beam Headlamp

Parasóis móveis com espelho e luz de cortesia

Piloto Automático Adaptativo com controle de velocidade

Embalagem para armazenamento do Teto Removível

Body Color Hard Top

Retrovisores externos elétricos e removíveis

HSA (Hill Start Assist)

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Stellantis

Central multimídia Uconnect de 8,4"

Freios a disco nas 4 rodas com ABS

Direção eletro-hidráulica

Cinto traseiro de 3 pontos

Protetor da caixa de transferência

Comutação automática dos faróis

Controle de estabilidade

Off Road Front Camera

Led Lighting Group

Piloto automático

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

HDC - Hill Descent Control

Estepe Full Size

Ganchos para amarração de carga

Tração 4x4 Rock-trac com relação reduzida 4:1

Banco do motorista com regulagem de altura

Sistema Off-road+

Monitoramento da Pressão dos Pneus

Body Color Fende Flares

Eixos Dana 44 dianteiro e traseiro

Comandos de áudio no volante

Bancos dianteiros com bolsa porta-objetos no encosto

Cintos de segurança com ajuste de altura

Comfort And Convenience Group

Ar condicionado automático

Para-brisa rebatível

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Alarme de segurança

Sistema de detecção de ocupantes

Off-road Pages na central multimídia

Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)

Faróis Full Led com assinatura em led

Freedom Top - Teto Removível na cor dacarroceria

Rodas de Alumínio de 17''

Trailcam - Câmera Frontal Off-road

Tomada auxiliar traseira de 12V

Câmera de ré

Bancos dianteiros reclináveis

Alpine Premium Audio System

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Coluna de direção ajustável em altura e profundidade

Porta USB Tipo A+C

Alternador de 220 Amp

Keyless Enter 'n Go

Sensor de estacionamento traseiro

Controle de oscilação da carroceria

Controle de tração

Banco traseiro rebatível

Soleiras com proteção contra pedras

Para-brisa degradê

Rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto

Full Speed Fwd Collision Warning Plus

Sistema de navegação GPS

Ganchos de reboque Off-road

Volante e Alavanca de câmbio revestido em couro

Rock Rails (trilhos de aço sob a carroceria)

Technology Group

Retrovisor interno eletrocrômico

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Isofix

Tomada auxiliar de 12V no console

Sistema de escoamento de água para lavagem interna

Airbags frontais e laterais

Protetores de cárter, transmissão e tanque

Mopar All-weather Floor Mats

Trail Rated Badge

Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência

Detector de tráfego cruzado

Security Alarm

Tru-lok - Bloqueador do diferencial traseiro e traseiro+dianteiro

Uconnect Nav 8.4"

Apple Carplay e Android Auto

Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7" personalizável

Chave com telecomando

Nove alto falantes e subwoofer

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Bancos revestidos em couro

Barra de segurança anticapotamento

Portas removíveis

Rubicon Hood Decal

Cobertura do teto em material rígido na cor do veículo

Luz de rodagem diurna em led

Crawl Ratio de 77:1

Câmbio automático de 8 velocidades

Lanternas traseiras com iluminação a led

Tapetes de borracha "all-weather" By Mopar

Tomada auxiliar 230V

Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica

Partida remota

Monitoramento de pontos cegos

Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Jeep Wrangler Rubicon 2.0
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
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