Jeep Wrangler Rubicon: vale a pena comprar este 4x4 raiz?
Rodamos três semanas com o Jeep Wrangler Rubicon, um off-road 4 portas com tração reduzida, teto removível, design clássico e muito torque
O Jeep Wrangler é o que existe de mais próximo ao clássico Jeep Willys que foi encomendado pelo Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 1941. Mas, claro, a distância entre os dois modelos é imensa. Ao contrário do Jeep original, o Jeep Wrangler é um off-road de luxo, enorme e caríssimo.
Rodamos três semanas com o Jeep Wrangler Rubicon, a versão topo de linha, 4 portas, que custa R$ 481.834. É possível pagar um pouco menos pelo Wrangler Sahara 4 portas (R$ 466.889) e menos ainda pelo Wrangler Sahara 2 portas (R$ 456.992). A diferença para o topo de linha é de R$ 30 mil, o que não é muito para quem coloca meio milhão num automóvel.
O que é novo – Isso não é exatamente novo, mas vale lembrar que desde a linha 2019 o Jeep Wrangler vem com o motor 2.0 turbo de 272 cv no lugar do antigo 3.6 V6 de 284 cv, que era um beberrão de gasolina: consumia 23% a mais na cidade e 17% a mais na estrada.
Houve uma pequena perda de potência (-12 cv), que foi plenamente compensada pelo aumento de torque, que passou de 347 para 400 Nm (+53 Nm). Além disso, tanto a potência máxima quanto o torque máximo surgem bem antes no motor 2.0.
Na linha 2023, a versão Rubicon traz uma nova opção de rodas de liga leve, para deixar o Jeep Wrangler com o visual ainda mais aventureiro.
O que nós gostamos – O design é o ponto alto deste carro. Ele é muito emocional e eleva demais o status de quem o dirige. Houve uma ocasião, rodando no litoral paulista, em que o carro foi aplaudido por algumas pessoas que estavam na calçada e o viram passar.
O sistema off-road+ torna as coisas mais fáceis para o motorista que deseja enfrentar terrenos difíceis. O próprio carro se adapta ao terreno em que está. O Selec-Speed, que pode ser acionado com o carro em movimento, permite fixar a tração em 4x2, 4x4 High ou 4x4 Low.
O Jeep Wrangler tem diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio. A barra estabilizadora frontal pode ser desconectada, melhorando a performance da suspensão, o que acaba aumentando a tração nas quatro rodas.
O teto removível dianteiro é muito fácil de operar (embora as duas peças sejam um pouco pesadas), e em apenas 1 minuto é possível tirar ou colocar a cobertura dianteira, que podem ser acomodadas numa sacola que vem com o Wrangler. Há um engate por pino-guia que facilita bastante a operação. O Jeep fica ainda mais charmoso.
Os pneus todo-terreno têm medidas 255/75 R17 não apenas nas quatro rodas, mas também no estepe, o que é uma garantia de performance caso haja necessidade de troca. O estepe fica pendurado na tampa traseira – e isso combina com o estilo esportivo do Wrangler.
Destacamos também as ótimas medidas off-road do Jeep Wrangler, que tem 41,4 graus de ângulo de entrada, 36,1 graus de ângulo de saída e 20,3 graus de ângulo central. O carro é muito alto e tem 268 mm de vão livre. Assim, consegue fazer travessias de água de até 760 mm.
Quanto pior é o terreno, melhor é a dirigibilidade do Jeep Wrangler. Por isso, ele tem boa desenvoltura em ruas de piso ruim e em estradas com asfalto irregular. As suspensões são por eixo rígido e fazem o carro balançar bastante, mas os amortecedores são bem eficientes.
A parte de conectividade e multivisão está muito bem resolvida, com fácil conexão via cabo (entradas USB tipo A e tipo C), Android Auto e Apple Carplay, fácil memorização das rádios, câmera de ré e câmera frontal para ajustar o farol. Há também alguns itens de conveniência e segurança, como piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.
O que pode melhorar – O encosto do banco traseiro é muito reto e, nisso, lembra o Fiat Toro, que também é da Stellantis. Um pouco de inclinação no encosto traseiro melhoraria bastante a vida de quem viaja atrás, mesmo em curtos passeios.
O carro é muito alto e isso dificulta o acesso a algumas pessoas, como mulheres com saia ou idosos. Ok, é um carro para aventura, mas se viesse com estribos laterais isso não seria um problema a ser citado.
A remoção do teto traseiro é um grande diferencial, mas ainda é uma operação bastante complexa, que necessita de quatro pessoas, além do uso das ferramentas que vêm com o carro. A remoção das portas também é interessante (e nem é tão complicada), mas deixa os ocupantes muito expostos, por isso poderia haver alguma alça mais próxima. O uso das portas tubulares (acessório) é recomendável.
Potência e KML – A boa potência de 272 cv está disponível a 5.250 rpm, o que é difícil de alcançar, mas o torque mais do que suficiente de 400 Nm surge a 3.000 rpm. Isso resulta num carro ágil, com relação peso/potência de 7,5 kg/cv e relação peso/torque de 5,1 kg/Nm (muito boa). O câmbio automático de 8 marchas está adequado.
Oficialmente, segundo o Inmetro, o Jeep Wrangler Rubicon faz 7,5 km/l de gasolina na cidade e 8,2 km/l na estrada. Na prática, chegamos a fazer 3,5 km/l na cidade, mas, dirigindo sempre abaixo de 2.500 rpm dá para obter médias bem melhores (como as do Inmetro ou superiores).
O Jeep Wrangler surpreendeu em velocidade de cruzeiro. Rodando um pouco abaixo de 80 km/h na estrada conseguimos fazer média de 12,8 km/l de gasolina. Mesmo em situação normal de uso, sem exigir muita potência, dá para fazer 10 km/l em trechos rodoviários.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,785 m
Largura: 1,894 m
Altura: 1,853 m
Entre-eixos: 3,008 m
Porta-malas: 498 litros
Tanque: 81 litros
Veredicto – Vale a pena comprar o Jeep Wrangler Rubicon. O carro é sensacional e pode tanto ser um SUV de luxo quanto um veículo aventureiro sem capota, sem portas e com o parabrisa rebatido. Fica demais e a sensação de liberdade a bordo é um fato incontestável.
Vale dizer, entretanto, que o Jeep Wrangler é um carro de uso bastante específico. Primeiro porque ele ainda usa carroceria sobre chassi (como as picapes médias Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo), por isso balança bastante em qualquer saliência do terreno. Não é um carro para rodar em altas velocidades – a partir de 100 km/h, em asfalto liso, já se torna um pouco instável. Mas é um SUV raiz; e não há nenhum outro tão bom como ele.
Preços do Jeep Wrangler 2023
Sahara 2P - R$ 456.992
Sahara 4P - R$ 466.889
Rubicon 4P - R$ 481.834
Equipamentos de série
Apoios de cabeça no banco traseiro
Porta luvas com chave
Auto High Beam Headlamp
Parasóis móveis com espelho e luz de cortesia
Piloto Automático Adaptativo com controle de velocidade
Embalagem para armazenamento do Teto Removível
Body Color Hard Top
Retrovisores externos elétricos e removíveis
HSA (Hill Start Assist)
Central multimídia Uconnect de 8,4"
Freios a disco nas 4 rodas com ABS
Direção eletro-hidráulica
Cinto traseiro de 3 pontos
Protetor da caixa de transferência
Comutação automática dos faróis
Controle de estabilidade
Off Road Front Camera
Led Lighting Group
Piloto automático
HDC - Hill Descent Control
Estepe Full Size
Ganchos para amarração de carga
Tração 4x4 Rock-trac com relação reduzida 4:1
Banco do motorista com regulagem de altura
Sistema Off-road+
Monitoramento da Pressão dos Pneus
Body Color Fende Flares
Eixos Dana 44 dianteiro e traseiro
Comandos de áudio no volante
Bancos dianteiros com bolsa porta-objetos no encosto
Cintos de segurança com ajuste de altura
Comfort And Convenience Group
Ar condicionado automático
Para-brisa rebatível
Alarme de segurança
Sistema de detecção de ocupantes
Off-road Pages na central multimídia
Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Faróis Full Led com assinatura em led
Freedom Top - Teto Removível na cor dacarroceria
Rodas de Alumínio de 17''
Trailcam - Câmera Frontal Off-road
Tomada auxiliar traseira de 12V
Câmera de ré
Bancos dianteiros reclináveis
Alpine Premium Audio System
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Porta USB Tipo A+C
Alternador de 220 Amp
Keyless Enter 'n Go
Sensor de estacionamento traseiro
Controle de oscilação da carroceria
Controle de tração
Banco traseiro rebatível
Soleiras com proteção contra pedras
Para-brisa degradê
Rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto
Full Speed Fwd Collision Warning Plus
Sistema de navegação GPS
Ganchos de reboque Off-road
Volante e Alavanca de câmbio revestido em couro
Rock Rails (trilhos de aço sob a carroceria)
Technology Group
Retrovisor interno eletrocrômico
Isofix
Tomada auxiliar de 12V no console
Sistema de escoamento de água para lavagem interna
Airbags frontais e laterais
Protetores de cárter, transmissão e tanque
Mopar All-weather Floor Mats
Trail Rated Badge
Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência
Detector de tráfego cruzado
Security Alarm
Tru-lok - Bloqueador do diferencial traseiro e traseiro+dianteiro
Uconnect Nav 8.4"
Apple Carplay e Android Auto
Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7" personalizável
Chave com telecomando
Nove alto falantes e subwoofer
Bancos revestidos em couro
Barra de segurança anticapotamento
Portas removíveis
Rubicon Hood Decal
Cobertura do teto em material rígido na cor do veículo
Luz de rodagem diurna em led
Crawl Ratio de 77:1
Câmbio automático de 8 velocidades
Lanternas traseiras com iluminação a led
Tapetes de borracha "all-weather" By Mopar
Tomada auxiliar 230V
Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica
Partida remota
Monitoramento de pontos cegos