Latin NCAP dá nota zero para Jac E-JS1 no teste de impacto
Primeiro carro elétrico avaliado pelo Latin NCAP, Jac E-JS1 teve 0% de proteção para adulto e 6% para criança
O primeiro veículo elétrico avaliado pelo Latin NCAP, o Jac E-JS1, também chamado de E10x ou E-S1, produzido na China e/ou montado no México, ganhou zero estrela no teste de impacto do Latin NCAP. O carro oferece dois airbags como equipamento padrão, inclusive no Brasil.
O pequeno carro elétrico chinês atingiu 0,00% em ocupante adulto, 6,34% em ocupante infantil, 20,25% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 6,98% em assistência à segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres.
O Jac E-JS1, que avaliamos em julho, não oferece Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão na América Latina (mas no Brasil sim). No impacto frontal apresentou estrutura instável e também estrutura instável para a área dos pés.
Segundo o Latin NCAP, “a proteção torácica do motorista foi pobre, o que significa uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, levando a zero ponto na colisão frontal para a segurança dos adultos”.
O instituto acrescentou que “o sistema de corte de emergência para evitar o risco de choque elétrico após uma colisão não funcionou no teste de colisão frontal, criando riscos adicionais e sérios que não devem ser negligenciados”. O resultado do Latin NCAP é válido para a versão elétrica e de combustão interna do modelo, chamada de S1.