Mais barato e econômico, Volkswagen Polo pode ser líder?
AUTO ANÁLISE: com redução da potência e do consumo e boa queda de preço nas versões superiores, novo Polo vai para a briga
Quais são as aspirações do novo Volkswagen Polo no mercado brasileiro? São grandes. O Polo acanhado dos últimos anos ficou para trás e agora o carro ficou muito bem posicionado, com um motor mais econômico e preços mais acessíveis para as versões superiores. Por isso, o novo Polo pode, sim, almejar a liderança da categoria.
A Volkswagen reposicionou o Polo no mercado brasileiro e parece ter acertado a mão. Dizemos “parece” porque a montadora alemã ainda não disponibilizou o novo Polo para avaliação (o que vai acontecer no início de outubro). Já sabemos que o carro perdeu potência com a troca do motor 1.0 TSI 200 pelo 1.0 TSI 170 que era do Up.
A menos que o novo Polo tenha ficado muito “manco”, a perda de potência trouxe uma boa vantagem na economia de combustível. O carro conseguiu um consumo de apenas 6,1 litros/100 km na versão TSI. Isso equivale a uma autonomia de 16,4 km/l de gasolina na estrada. Como um tanque de 52 litros, o VW Polo TSI tem um excelente alcance de 852 km.
O novo Polo Comfortline 2023 também melhorou o consumo ao trocar o motor TSI 200 pelo TSI 170, que é menos potente. Seu melhor consumo é de 6,5 litros/100 km. Portanto, ele faz 15,3 km/l de gasolina (antes fazia 15,1).
Além de ter dado atenção a um item caro para os consumidores, que é o consumo, o novo Volkswagen Polo também teve uma redução importante de preço nas versões Comfortline e Highline. O Polo Comfortline caiu de R$ 108.890 para R$ 102.990, enquanto o Polo Highline passou de R$ 116.990 para R$ 109.990.
Tudo indica que a economia de combustível e a redução de preço vão compensar, na avaliação do consumidor, a queda de potência. Além da perda de 35 Nm de torque, que passou a ser de 165 Nm (TSI 200 pelo TSI 170), o carro ficou menos potente. Com etanol, passou de 128 para 116 cv. Com gasolina, foi de 116 para 109 cv.
Além de tudo, o novo VW Polo ficou muito bonito, conectado e seguro. Por isso, está pronto para disputar a liderança com o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix. Vai depender apenas do volume de produção que a Volkswagen conseguir destinar para seu hatch compacto. Por enquanto, ela tem priorizado os SUVs T-Cross e Nivus.
Para o futuro próximo, quando a produção se normalizar, a Volkswagen lançará ainda uma versão na faixa de R$ 77 mil, o inédito Polo Track, e uma versão mais potente, grã-turismo para viagens mais rápidas e com visual esportivo, o novo Polo GTS com motor 1.4 TSI 250 de 150 cv.
Preços do novo Polo 2023
Polo MPI 1.0 aspirado MT5 - R$ 82.990
Polo TSI 1.0 turbo MT5 - R$ 92.990
Polo Comfortline 1.0 turbo AT6 - R$ 102.990
Polo Highline 1.0 turbo AT6 - R$ 109.990