Mais de 70% dos brasileiros se preocupa com o visual do carro
Estudo indica que mais de 70% dos brasileiros afirma que cuida muito da aparência de seus veículos; 20% costuma apelidar seus carros
Estudo feito pela 123Seguro, plataforma digital de seguros, indica que 74% dos entrevistados se preocupa muito com a aparência de seus veículos, enquanto 23% dizem que não se atentam aos cuidados estéticos e somente 3% afirma não cuidar tanto do visual do carro. A pesquisa foi feita com motoristas de todo o País cadastrados na plataforma da empresa.
O estudo mostrou ainda que manter o automóvel higienizado é um dos aspectos mais populares entre os motoristas – não só pela limpeza, mas também por garantir o aspecto de novo ao carro. Boa parte dos entrevistados, porém, não se limita a manter o veículo livre da sujeira e constrói um verdadeiro “relacionamento” com o possante.
Cerca de 20% das pessoas ouvidas afirmou que até batizam seus veículos com apelidos, que variam de acordo com a criatividade do proprietário. “Batmóvel”, “Veloz” e “Beberrona” foram alguns dos nomes mencionados. A maioria dos proprietários, contudo, afirmou que se contenta em dar um toque pessoal ao carro, por meio da instalação de acessórios ou apenas utilizando adesivos.
“É muito interessante ver a relação que os motoristas criam com seus automóveis; assim como a moda é uma forma das pessoas manifestarem suas personalidades, o mesmo acontece com seus carros”, afirmou Marcelo Biasoli, gerente regional da 123Seguro. “Para o mercado de seguros, esses dados nos fazem entender como a população está utilizando e cuidando de seus bens”, acrescentou.
Além de analisar os cuidados dos entrevistados com a estética de seus carros, o estudo também avaliou os motivos e a frequência do uso dos veículos. Segundo o levantamento, 47% dos brasileiros utilizam seus automóveis entre um e três dias na semana, 44% fazem uso do carro diariamente e apenas 9% possuem o veículo somente para viagens ou passeios de final de semana. Entre os principais motivos para se ter um automóvel, estão comodidade (67%), trabalho (33%) e viagem (26%).